64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
HISTÓRIA DA CIÊNCIA: ABORDAGENS SOBRE CALOR E TEMPERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Carla Valéria Ferreira Tavares 1
Gilmax José de Lima 2
Ana Paula Teixeira Bruno Silva 3
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec
2. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec
3. Profa./ Orientadora-Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec
INTRODUÇÃO:
Os conceitos de calor e temperatura são encontrados com bastante frequência nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. No entanto, são conceitos muitas vezes abordados sem fazer alusão a sua história. De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2006), o uso da História da Ciência no ensino de Física deve aproximar os aspectos científicos dos acontecimentos históricos, possibilitando aos estudantes perceber as dimensões históricas e sociais numa visão da ciência como construção humana. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar como a História da Ciência sobre calor e temperatura é abordada nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Para isso, adotamos como referência as orientações dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCN; PCN+), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Física.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em quinze livros de Física do Ensino Médio, sendo três volumes únicos e doze de coleções, referente ao volume dois, que tratam da Física Térmica. Os livros pesquisados são adotados em escolas públicas e particulares do estado de Pernambuco. A análise foi feita a partir de uma leitura crítica e reflexiva dos contextos históricos, conceitos científicos de calor e temperatura, unidades e atividades propostas apresentadas nesses livros. Foram considerados também os recursos visuais (fotos, figuras, esquemas, imagens e gráficos), referente ao contexto histórico e ao conteúdo teórico, bem como a contextualização desses conceitos.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que alguns livros didáticos são ausentes os contextos históricos. Em alguns casos são abordados ao final da unidade ou capítulo, mostrando na maioria das vezes apenas a biografia e as principais realizações dos cientistas. Os conceitos de calor e temperatura são apresentados separadamente, sem fazer a relação entre eles. Alguns livros didáticos contextualizam, fazendo referência as aplicações tecnológicas. As atividades propostas, na maioria das vezes, não fazem referência aos contextos históricos, sendo voltadas as questões de vestibulares. As atividades experimentais e seções sobre ciência, tecnologia e sociedade são propostas em alguns livros. Os recursos visuais são apresentados em todos os livros didáticos pesquisados
CONCLUSÃO:
A análise realizada nos livros didáticos de Física do Ensino Médio permitiu perceber a necessidade da abordagem histórica nesses recursos didáticos, bem como situações contextualizadas. As atividades propostas poderiam retratar os contextos históricos, situações do dia a dia, aplicações tecnológicas, educação ambiental e sociedade, levando os estudantes a levantarem hipóteses, refletirem e estabelecerem relações entre os conceitos estudados e o cotidiano, contribuindo de forma relevante para a construção dos conhecimentos científicos.
Palavras-chave: livro didático, calor, temperatura.