64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A LUDICIDADE, ATRAVÉS DO JOGO, COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcela da Silva Monteiro 3
Marinalva Luiz de Oliveira 1,2,4
1. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR - PE
2. Prefeitura Municipal de Olinda - PMO - PE
3. Graduanda. Curso de Matemática - Faculdade Marta Norte -UPE
4. Profa. Ms./orientadora -Curso de Matemática - Faculdade Mata Norte - UPE
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho buscamos a compreensão das dificuldades que os alunos enfrentam para lidar com conceitos matemáticos, como o conceito de fração, e da possibilidade de promover um ensino aprendizagem baseada no lúdico como uma forma de, em princípio, superar tal compreensão. Diante disso, o problema que inspirou esse estudo circunscreve-se em torno da seguinte questão: A ludicidade, através do jogo, possibilita a aprendizagem do conteúdo de fração no 6° ano do Ensino Fundamental? Daí, elencamos o objetivo geral: investigar se a ludicidade, através do jogo, possibilita a aprendizagem do conteúdo de fração no 6°ano do Ensino Fundamental da rede pública, tendo como objetivos específicos: caracterizar a questão de ludicidade, jogo e fração; Aplicar uma intervenção em sala de aula, por meio de uma atividade com os alunos pesquisados, focando o conteúdo de fração usando um jogo e analisar se através do uso do jogo na realização da atividade proposta poderá contribuir para possíveis aprendizagens do conteúdo de fração. Tomamos como fundamentação teórica Almeida (2006); Kishimoto (2010); Huizinga (2010); Piaget (2010); Vygotsky (2007); Cavalieri( 2005), Caraça (1951) e Boyer (1974).
METODOLOGIA:
A nossa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, numa turma de trinta e dois alunos do 6º ano do ensino fundamental numa escola da rede publica. O procedimento se deu através da aplicação de um pré- teste, uma intervenção e um pós-teste com questões referentes ao assunto de frações. Questões estas relacionadas às operações de adição e subtração. Na intervenção foi utilizado o dominó de frações, um jogo importante para trabalhar a ideia do conceito de fração e suas representações através de símbolos. Esse dominó é da Ciabrink, sendo composto por 28 peças em MDF. Os resultados do pré-teste e pós-teste foram categorizados e interpretados através da análise de conteúdo de Bardin (2005) e ancorado no quadro teórico trabalhado na fundamentação teórica.
RESULTADOS:
Ao analisar as respostas dos alunos, quanto ás questões propostas no pré-teste, constatamos que dos 36 pesquisados nenhum aluno apresentou acertos totais, 15 alunos apresentaram acertos parciais e 21 alunos apresentaram erros totalmente. Esse resultado do pré-teste mostra que apenas 41,66% dos alunos apresentaram domínio sobre o conhecimento sobre fração. Já com relação ao pós-teste constatamos que dos 36 alunos que participaram da intervenção com o jogo de dominó, 5 alunos apresentaram acertos totais, 29 alunos apresentaram acertos parciais e apenas 2 alunos apresentaram erros totais. O resultado do pós-teste mostra que 94,44% dos alunos apresentaram domínio sobre o conhecimento de fração, isso mostra um grande avanço e apenas 5,56% continuaram apresentando os mesmos problemas que apresentaram no pré-teste . Com esse resultado é possível perceber que o jogo contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos. Confirmando, portanto, o que Huizinga (2010) diz que o jogo é um instrumento didático que pode facilitar o processo de aprendizagem. E Kishimoto (2010) que também aponta suas considerações a respeito dos jogos e elucida a relação que esses mantêm com a educação.
CONCLUSÃO:
A pesquisa de campo mostrou que é importante a utilização de jogos no processo de aprendizagem. Mas, mostrou também que é necessário que o educador observe os alunos e programe as atividades. O trabalho pedagógico deve ser previamente, refletido, planejado, executado e avaliado. Diante dos resultados da presente pesquisa, percebemos que o jogo de dominó além de possibilitar a aquisição do conteúdo de fração, possibilitou maior envolvimento dos alunos nas atividades. Desse modo compreendemos que o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, contribui para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, sem falar que as aulas foram bem mais proveitosas e prazerosas, saindo assim da rotina dos exercícios cansativos e repetitivos. Vale destacar que os professores busquem utilizar mais as atividades lúdicas nas aulas de Matemática, pois a ludicidade é vista como uma necessidade do ser humano e não apenas como diversão.
Palavras-chave: Ludicidade, aprendizagem, conteúdo de fração.