64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS DO 9° ANO “C” DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA NA CIDADE DE TABATINGA-AM.
Rafaela Dácio Falcão 01
Ivone Dácio Falcão 02
Rita Dácio Falcão 03
Rubens Dácio Falcão 04
Maurício Cavalcante da Cunha 05
Valdiney da Silva Araújo 06
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM
2. Escola Estadual Pedro Teixeira
3. Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas/UEA
4. Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas/UEA
5. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
6. Escola Estadual Marechal Rondon
INTRODUÇÃO:
A indisciplina é caracterizada por um comportamento impróprio, tanto na sala de aula quanto em qualquer outro lugar. O desrespeito, a desobediência ou a agressividade são características da indisciplina. Nas escolas, a indisciplina tem-se tornado o alvo das reclamações entre professores e demais profissionais da educação, pois a indisciplina dificulta o bom desenvolvimento do trabalho escolar e principalmente o processo de ensino/aprendizagem. Muitos educadores não sabem como lidar com esse problema e acabam a prejudicar o ensino /aprendizagem dos demais alunos. Este trabalho é uma contribuição na tentativa de analisar e discutir os fatores que favorecem a ocorrência da indisciplina nas escolas especificamente nas salas de aula. Neste sentido,destacamos as principais causas que favorecem e influenciam alunos a desenvolverem comportamentos inadequados em sala de aula, bem como, identificar as principais consequencias geradas pela indisciplina dentro da escola, verificando sempre a postura do professor em relação aos alunos indisciplinados e contribuir para que se reflita sobre as formas de como é possível ter disciplina em sala de aula, bem como, mobilizar pais e educadores sobre a importância dos valores morais, éticos e religiosos dentro da familia e da sala de aula.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na Escola Estadual Pedro Teixeira no 9° ano “C” do Ensino Fundamental. A abordagem foi qualitativa, pois procurou estudar os fenômenos educacionais e os alunos dentro do contexto social e histórico em que acontecem e vivem, respectivamente, recuperando o cotidiano como campo de expressão humana. Os dados foram coletados através de observação participante, para obter as informações mais reais possíveis. A análise da problemática foi embasada em leituras bibliográficas e documental para dar fundamentação teórica à pesquisa. Os procedimentos utilizados foram entrevistas estruturadas e não estruturadas aplicadas aos professores, alunos e demais profissionais desta instituição de ensino, com a finalidade de identificar as metodologias utilizadas e as dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com alunos indisciplinados. Foram também observadas à influência que a indisciplina escolar exerce sobre o ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos neste contexto. Posteriormente os dados coletados foram analisados criteriosamente e de forma crítica em relação às falas dos entrevistados e o que foi vivenciado na sala de aula em questão. Desta forma, foi possível alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa.
RESULTADOS:
A indisciplina é um fator culminante que está dentro da sala de aula e mobiliza todos os membros da comunidade escolar. A observação feita, nos mostra o quanto este tema é preocupante principalmente quando passa a prejudicar o processo de ensino/aprendizagem. A escola tem um importante papel na vida das pessoas, ela é uma extensão da casa do aluno, um local onde se dá a continuidade da educação familiar. Sabemos que a família é a primeira instituição que inspira na criança valores disciplinares, se não houver coerência entre os princípios da escola e os da família, o aluno terá dificuldades de se adaptar e acaba expressando essa dificuldade na forma de indisciplina. Uma pessoa não é igual à outra, nem uma turma é igual à outra; somos diferentes, principalmente quando se trata de educação. Foi observado que a maior parte dos alunos indisciplinados não tem limites em casa, e quando chegam à escola não aceitam as regras e acabam se revoltando contra os professores e colegas de sala. No entanto, a indisciplina pode ser vista como uma forma de comunicação, pois o aluno manifesta um comportamento inadequado tentando dizer algo sobre suas necessidades. Portanto, através de um comportamento inadequado o aluno poderá estar expressando vários problemas vivenciados em seu cotidiano.
CONCLUSÃO:
A indisciplina dos alunos surge assim, associada à presença e a outras formas de agressões provindas do mundo adulto, como sua família, vizinhos ou colegas de brincadeiras. Mas é de fundamental importância enfatizar que os conflitos, dentro ou fora da sala de aula, fazem parte das relações humanas, mais nem por isso deve ser encarado como algo normal. Por trás de um mau comportamento do aluno podem estar vários problemas: psicológicos, familiares, emocionais, afetivos e também as drogas. A única forma de tentarmos quebrar esse paradigma é através de uma boa educação. É necessário que o professor continue atuando no processo formativo do aluno, que se desenvolve na vida familiar, no trabalho ou em qualquer manifestação onde o sujeito possa estar inserido. É clamante a necessidade da tomada de consciência de que precisamos urgentemente viabilizar meios para que esta realidade indesejável não se dilua. Perceber as diversas potencialidades presentes em uma turma indisciplinada e com isso tentar desenvolvê-las, onde os estudantes serão multiplicadores dos conhecimentos e dos valores sistematizados na escola onde ele é o fator fundamental do aprendizado, não se deve esquecer que o papel do professor é ajudar a fazer a diferença, tanto na sala de aula como na vida de cada estudante.
Palavras-chave: Indisciplina escolar, Professor/aluno, Família.