64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A PRODUÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO |
Vanessa Vasconcelos Barbosa 1,2,3 Luciana Cardoso de Souza 1,2 Rafhael Fhelipe de Lima Farias 1,2 Jessica Aline da Silva Castro 1,2 Elias de Pontes Júnior 1,2 Pedro Felipe Cavalcante dos Santos 1,2,3 |
1. Universidade Federal de Pernambuco 2. Dpto. de Ciências Geográficas 3. Programa de Educação Tutorial - PET Geografia |
INTRODUÇÃO: |
Conceitos-chave da Geografia, tais como Espaço e Território, são de extrema importância para a compreensão do processo de organização do homem sobre a superfície terrestre, abrangendo suas homogeneizações e diferenciações físicas, espaciais, de padrões culturais, relações sociais, formas de exploração, entre outros elementos que influenciam na dinâmica da sociedade, que por sua vez, se reflete na vida cotidiana de todos os indivíduos. Dentro deste contexto, no ambiente escolar, é interessante a promoção de uma conexão entre a teoria apresentada em sala de aula e o cotidiano através de uma extensão deste ambiente, onde por meio de uma atividade prática é possível manipular objetos para construir uma representação do espaço geográfico, refletindo sobre a disposição e organização deste. De tal modo, com um instrumento capaz de representar o espaço percebido pelos alunos aproximando-os dos conceitos científicos trabalhados em sala de aula, as maquetes funcionam como elementos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a conexidade entre conhecimentos teóricos e práticos. |
METODOLOGIA: |
Os métodos utilizados para a realização do presente trabalho provêm da aplicação de um projeto de ação em 5 escolas públicas estaduais de Pernambuco, onde foram desenvolvidas oficinas de produção de maquetes com alunos do Ensino Médio sob a orientação de professores de geografia e voluntários, onde num primeiro momento realizou-se uma apresentação teórica do tema, através da qual as técnicas e os procedimentos para a construção da maquete foram expostos, de forma a facilitar posteriormente a confecção. A segunda fase é composta pela oficina de produção de maquetes propriamente dita, onde os alunos foram subdivididos em grupos de seis componentes para representar o espaço selecionado com o auxílio de um monitor, e por fim ocorre uma exposição do trabalho final, iniciando-se uma roda de diálogo sobre as impressões pessoais adquiridas durante o período de constituição da maquete, as dificuldades na realização da atividade e os conceitos adquiridos no decorrer da ação. Através deste trabalho procurou-se estimular o desenvolvimento dos conceitos de Espaço e Território, indispensável ao estudo da Ciência Geográfica, a partir da reflexão acerca das múltiplas formas de organização e utilização do espaço geográfico. |
RESULTADOS: |
Diante da perceptível dificuldade que os alunos possuem em compreender os conceitos espaciais emitidos na escola, principalmente no ensino médio, em sua maioria por conta da carência de recursos didáticos em escolas públicas, faz-se necessário a utilização de instrumentos que facilitem e estimulem a aprendizagem, através dos quais se possa visualizar o espaço geográfico de diversas formas, a fim de desenvolver conceitos básicos fundamentais para o ensino da Ciência Geográfica de forma dinâmica e interdisciplinar. A produção de maquetes configura-se como um recurso pedagógico de extrema importância nesse âmbito, por permitir que o aluno transporte informações contidas no mapa bidimensional para as maquetes cartográficas tridimensionais, auxiliando na compreensão dos conceitos de Espaço e Território por meio da reflexão acerca das formas de utilização do espaço representado, noção que vai se constituindo durante todo o processo de construção da maquete, e no desenvolvimento de habilidades cognitivas de representação, indispensáveis na apreensão do Espaço Geográfico. |
CONCLUSÃO: |
Refletir sobre a forma como se ensina Geografia, de que modo os conteúdos são trabalhados e que instrumentos são utilizados no contexto do Ensino Médio é indispensável para que se consiga incentivar de forma eficiente a observação, a percepção, a análise conceitual e a síntese dos alunos, considerando esta como a fase da Educação Básica em que o estudante adquire uma cultura geral, abrangendo todas as áreas, e o momento em que se realiza a sistematização dos conhecimentos, através de um leque que pretende abrir perspectivas na busca de sua profissionalização. Assim, através da realização de oficinas de produção de maquetes nas escolas é possível reconhecer e aplicar esta atividade como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais, estimular a leitura, análise e interpretação de mapas, bem como sua linguagem cartográfica, considerando a maquete como instrumento de análise de espacialização geográfica, e ainda diversificar as formas didáticas de apreensão da realidade, utilizando na maquete técnicas de artes plásticas com linguagem relevante nos estudos geográficos, contribuindo para o aprendizado da Ciência Geográfica escolar de forma prática e interdisciplinar e solucionando possíveis dificuldades na interpretação de mapas, representados nas três dimensões da maquete. |
Palavras-chave: Maquetes, Aprendizagem, Espaço Geográfico. |