64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
O MERCADO DE PRODUTOS PARA A TERCEIRA IDADE
Valtilene Costa Soares Pereira 1
João Maurício Carvalho Bezerra 2
1. Prof. Msc. João Maurício Carvalho Bezerra / Orientador - Coord. do curso de Administração - UNDB
INTRODUÇÃO:
Atualmente, as empresas encaram uma exasperada concorrência com objetivo de atrair a atenção dos consumidores idosos. O mercado senil está cada vez mais consumista, ficando intenso nos últimos anos. Barros (2008, não paginado) ressalta que “[...] na década de 1950, a população brasileira apresentava elevada taxa de crescimento, combinação da falta de informação [...] aumentando assim, a taxa de natalidade e dirimindo a mortalidade infantil”. Em resumo, a população de outrora era maior, isto é, faltava o planejamento familiar. Hoje os casais têm menos filhos (informação do IBGE). O acesso à informação quanto a esse planejamento é maior e está nos meios de comunicação e até as escolas já preparam os jovens para a educação em geral. Simultaneamente, o IBGE divulgou que “A expectativa de vida no país aumentou da média de 51 anos para mais de 73,5 anos atualmente”. É relevante que empresas tenham uma visão voltada ao mercado consumidor da terceira idade, pois eles estão em busca de serviços acadêmicos, escolas de dança, produtos como cosméticos, livros, dentre outros, porque serão eles os consumidores do futuro. É importante que as empresas tenham conhecimento disso, para que possam fazer alterações em seus produtos e serviços prestados à população idosa.
METODOLOGIA:
O objeto do estudo dessa pesquisa foi abordar o mercado de produto ao consumidor da terceira idade. A pesquisa quanto ao objeto foi utilizada a bibliográfica que Andrade (2001, p. 126) afirma que “[...] tanto pode ser um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa”. Serviram de consultas os textos extraídos da internet, informativos sobre terceira idade, artigos, livros específicos sobre os idosos, dentre outros. Quanto ao objetivo a pesquisa é descritiva que resulta da observação sistêmica de forma que o pesquisador não interfira nos resultados. Caso observado nas pesquisas do IBGE que todo ano é realizada a de Expectativa de Sobrevida, exceto no ano censitário, ou seja, o ano que ocorre o Censo não é feita a de probabilidade de sobrevida. Nesta pesquisa é analisado o crescimento em expectativa de sobrevida dos brasileiros e todos os anos esse índice tem crescido como é percebido na pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
RESULTADOS:
Trabalho apresentado em sala para obtenção de nota para o segundo bimestre, ano 2011.2. Resultando em um debate com os demais colegas de sala, de forma que a discussão sobre os produtos pesquisados (viagens, cosméticos, livros, bolsas, sapatos, brinquedos) e serviços (escolas de dança, cirurgia plástica, academias de natação) foram os mais variados para cada tipo de pessoa ou grupo. Nas pesquisas realizadas e apresentadas em sala de aula houve informações das mais diversas possíveis, mesmo porque o professor deixou aberta a escolha do tema desde que falasse a respeito sobre o mercado de produtos. Então os alunos escolheram alguns mercados voltados para crianças, jovens, mulheres, dentre outros. Como é um tema atual e discutido pelos acadêmicos era a hora de pesquisar e mostrar aos colegas formandos e microempresários que a importância do mercado de produtos para a terceira idade está em alta. Então a escolha foi interessante porque mostrou que os idosos estão cada vez mais participativos nas rendas familiares e frequentando mais as academias para manter a saúde, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, efetivando assim, sua forma física e mental.
CONCLUSÃO:
O mercado de produtos e a prestação de serviços para a geração de idosos estão crescendo consideravelmente. A crescente população de idosos está presente em todos os lugares, não somente nos supermercados e nas farmácias, também nos bares, restaurantes, e principalmente nos shopping centers. Deixaram mais de irem às igrejas, aos bingos, sentarem às calçadas no final de tarde, tricotarem, etc. Os idosos, consumidores em potencial, estão buscando conhecer e aprender novidades como a tecnologia da informática (celulares, notbook, televisores digitais) a fim de que se integrem ao mercado consumidor em geral, mas grande parte da sociedade insiste em deixá-los de lado. Eles fazem parte de mais de 10% da população do Brasil (informação do IBGE) e a cada dia estão assumindo um percentual mais elevado no que tange à compra de produtos e serviços. Neste contexto é necessário que os empresários voltem seus olhares para um mercado inovador, onde existem lucro e rentabilidade nos produtos e serviços apresentados aos idosos, não os olhando como meros consumidores de supermercados e farmácias, mas como pesquisadores, consumidores potenciais, onde fazem a diferença dando sugestões e/ou recomendações onde melhorar seus produtos e serviços.
Palavras-chave: Consumo, Geração terceira idade, Produtos.