64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 8. Contabilidade
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA EMPRESA FLORATTA: UMA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL
ANGELITA DA SILVA COELHO 3
KASSIANE PRISCILA BALDEZ CONÇEIÇÃO 3
ROMYLLA LIMA CAVALCANTE 3
THALITA ELINE ROCHA DA SILVA 3
MARCUS VINICIUS PEREIRA OLIVEIRA 1
PATRICIO MOREIRA DE ARAUJO FILHO 2
1. Prof. - FAMA
2. Prof. Dr./Orientador - Coord. de Pesquisa - FAMA
3. FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA
INTRODUÇÃO:
O Balanço Social é um instrumento de gestão que evidência a transparência das informações econômicas e contábeis aos seus usuários sendo eles: investidores, acionistas e a comunidade, ele demonstrará a participação das empresas para com a sociedade e mostrará a transparência do que acontece no seu ambiente empresarial. Dando ênfase na sua postura ética, respeito à comunidade, buscando assim seu crescimento e espaço, fazendo o diferencial e ao mesmo tempo, servindo de incentivo e modelo a outras empresas. Percebe-se que a contabilidade é uma ferramenta necessária na gestão de qualquer empresa. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), em 1996, através do sociólogo Herbert de Souza resgatou o Balanço Social e lançou um modelo, que gradativamente foi aceito e utilizado pelas empresas brasileiras, sendo aprimorados com a reflexão nas ações sociais. A partir daí, as primeiras informações e os indicadores sociais, passaram a ser publicados e divulgados junto às demonstrações contábeis. Neste trabalho avaliaremos, sobre a luz da NBCT 15, o balanço social da empresa Floratta para os anos de 2009 a 2010 com a finalidade de evidenciar indicadores de responsabilidade social.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve como suporte básico a análise de caráter descritivo, utilizando-se da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como objetivo evidenciar a total relevância da responsabilidade social, a partir de dados cedidos no balanço social da empresa Floratta para os anos de 2009 a 2010, onde foram identificados elementos importantes para a elaboração e a análise de indicadores. Vale dizer que a empresas analisada atua no comercio de água mineral potável desde 2002 em São Luís - MA. Foi, também, realizada entrevista com o gestor da empresa e comunidade com a finalidade de se delimitar o indicador extraído dos documentos colecionados e que serviram de base na elaboração do balanço social no modelo IBASE. Com auxílio de planilhas do MS Excel for Windows v.2010 foram avaliados as possíveis tendências no comportamento da empresa Floratta.
RESULTADOS:
Evidencia-se que os investimentos sociais e ambientais desencadeados por esta empresa são significativos e possuem resultados positivos compatíveis com o poder, o impacto e as responsabilidades. A partir da avaliação do total das receitas líquidas anuais foi possível constatar o crescimento médio nos seguintes seguimentos da empresa: projetos, ações e contribuições para a sociedade (68,3%), informações relevantes quanto à ética, transparência e responsabilidade social (79,83%) e ações inerentes a responsabilidade ambiental (72%). Vale dizer, ainda, que com o crescimento da empresa, houve aumento significativamente do quadro de colaboradores e as doações nos últimos anos, mesmo sendo uma empresa de pequeno porte.
CONCLUSÃO:
Embora o balanço social, não seja de cunho obrigatório, traz informações de grande relevância para a empresa, com isso ela pode provar que o seu custo benefício é positivo demonstrando que respeita os direitos humanos de seus colaboradores e descreve como desenvolveu seu processo operacional sem agredir o meio ambiente, pois os dados aqui apresentados evidenciam que o balanço social deveria ser obrigatório, por que por meio dele, podemos analisar o quanto a empresa está compromissada com a responsabilidade do meio social, provando assim que ela vai além de uma ferramenta de demonstração contábil.
Palavras-chave: Responsabilidade Social e Ambiental, Balanço Social