64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ATIVIDADE BACTERICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DO LIMÃO (Citrus limonum L.) FRENTE ÀS CEPAS PATOGÊNICAS DE ESCHERICHIA COLI.
Fhilipe Thiago Nascimento Sousa 1
João Elias Mouchrek Filho 2
Nestor Everton Mendes Filho 2
Sara Raina Fonseca Costa 2
André Gustavo Lima de Almeida Martins 3
Adenilde Ribeiro Nascimento 4
1. Instituto Florence de Ensino Superior – IFES
2. Depto.de Tecnologia Química - UFMA
3. Depto.de Tecnologia de Alimentos - IFMA
4. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia Química – UFMA
INTRODUÇÃO:
O limão é considerado por muitos, uma espécie de antibiótico natural. O consumo de mais de uma tonelada diária de antibióticos em alguns países da Europa tem resultado na resistência de populações bacterianas, causando assim um sério problema de saúde pública (DUARTE, 2006). As propriedades biológicas dos óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas e medicinais têm sido exploradas há muitos anos e atualmente, o uso de compostos antimicrobianos naturais tem se intensificado com o propósito de serem aplicados na conservação de alimentos Vários condimentos e especiarias são bastante conhecidos pelo seu poder bactericida, o óleo essencial de limão (Citrus limon L.) que possui como principais constituintes o limoneno, β - pineno, y – terpineno e citral (neral e geranial), possui atividade antibacteriana sobre as bactérias E.coli constatada.Dessa forma, este trabalho teve como objetivo determinar a ação antibacteriana do limão (Citrus limon Lenneo),frente a cepas patogênicas de Escherichia coli.
METODOLOGIA:
O óleo utilizado neste trabalho foi extraído das folhas secas de limão (Citrus limon L.). Para sua obtenção utilizou-se um extrator de Clevenger, conectado a um balão volumétrico. Depois de destilados os óleos foram submetidos à secagem do restante de água, adicionando-lhe sulfato de sódio anidro (Na2SO4), em seguida foram filtrados e armazenados sob refrigeração. Em seguida realizou-se o teste de susceptibilidade do óleo essencial extraído da casca de limão frente às cepas de bactérias patogênicas, dos sorogrupos de Escherichia coli como: O26, O55, O128, O157 e O158, utilizou-se a técnica de difusão em discos segundo Kirby.
RESULTADOS:
Com a realização do método de difusão de discos, observou-se que o óleo essencial de limão (Citrus limon L.) teve ação antibacteriana significativa frente a sorogrupos patogênicos.da Escherichia coli Os sorogrupos O126 e O128 apresentaram maior sensibilidade com halos de inibição 21 e 22 mm respectivamente, enquanto apresentou halo de inibição de diâmetro menor nos sorogrupos O157 e O158 de 19 mm e 18 mm respectivamente enquanto que o sorogrupo O55 apresentou atividade com halo de inibição de 9mm e de acordo Sahin et al,(2003) os halos de inibição menor que 10 mm mostram que o microrganismo é resistente, ou seja não tem indicativo de atividade antibacteriana.. A explicação do poder bactericida do limão está no seu elevado teor de ácido cítrico que é de cerca de 5 a 7%, independentemente da variedade de limão.
CONCLUSÃO:
O óleo essencial da Limão (Citrus limon L.) possui uma ação antibacteriana significativa frente a bactérias patogênicas de Escherichia coli principalmente contra cepas dos sorogrupos O126 e O128 que mostrou-se mais sensível ao óleo,enquanto que as cepas O157 e O158 apresentaram halos intermediários.
Palavras-chave: Antimicrobianos naturais, Bactérias patogênicas, Citrus limon L..