64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LIXO COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Carlos Guilherme Ribeiro de Alencar 1
André Luiz Sena de Melo 1
Lucas Rangel Thomas 1
Marcelo Rubens Braga de Almeida 1
Marcos Henrique Oliveira de Freitas 1
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck 2
1. Aluno de Graduação - Universidade de Brasília - UnB / Faculdade UnB Planaltina - FUP
2. Profa. Dra./ Orientadora - Universidade de Brasília / Faculdade UnB Planaltina - FUP
INTRODUÇÃO:
O lixo e suas consequencias têm sido debatidos em todo o mundo como um grande problema da sociedade atual (MATTOS & GRANATO, 2005). Os danos ambientais verificados atualmente por conta do lixo são decorrentes do consumo exagerado do ser humano e do descarte incorreto na natureza. Nesse contexto, facilitando a aprendizagem significativa dos assuntos abordados nas ciências do ensino médio, estas oficinas de materiais recicláveis permitem que os alunos aprendam como minimizar os impactos ambientais com materiais que estão em nosso cotidiano, além da conscientização sobre práticas consumistas e o descarte inadequado através de vídeos sobre o assunto (CAVASSAN & CAMPOS, 2000). Portanto, esse trabalho pretende contribuir para ações práticas na educação ambiental e também para a aprendizagem significativa dos assuntos abordados em Física, Química e Biologia no Ensino Médio.
O principal objetivo foi levar os alunos a compreender sobre os impactos ambientais causados pelo lixo e tomar decisões baseadas em conteúdos científicos para minimizar seus impactos causados ao meio ambiente.
METODOLOGIA:
Estudo elaborado por licenciandos do curso de Ciências Naturais pela Universidade de Brasília/Faculdade UnB Planaltina. Foram elaboradas oficinas com os temas voltados ao lixo e aos materiais recicláveis. Estas oficinas foram elaboradas como parte da disciplina de Prática em Ensino de Ciências 4.
Nos dias de hoje há uma grande dificuldade em relacionar o cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados, além de uma falta de motivação dos alunos em relação à aprendizagem. Por isso resolvemos relacionar o lixo, que é um tema cotidiano, com experimentos que atraem a atenção dos alunos por meio de oficinas. As oficinas foram realizadas em uma escola pública de Sobradinho, Distrito Federal, durante o segundo semestre do ano de 2011. Foram duas turmas de 20 alunos cada, sendo dois dias para realização das oficinas em cada turma. O primeiro dia teve como atividade a fabricação de sabão caseiro e, a fabricação da pilha de Daniel. Já no segundo dia, foram realizadas oficinas para reciclagem de papel e outra com a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET. Todas as oficinas tiveram como objetivo relacionar os processos de fabricação com conceitos físicos, químicos e biológicos e, suas relações com o meio ambiente.
RESULTADOS:
Durante as apresentações iniciais das oficinas os alunos se mostraram muito participativos, intervindo com informações que eles viram na televisão ou em jornais, e tirando dúvidas a respeito do descarte correto de diversos materiais. Após a apresentação de vídeos disseminados em grande escala na internet sobre os temas, os alunos se sensibilizaram com a questão da exploração ambiental muito presente no sistema capitalista, por meio do consumo exagerado, contribuindo para o aumento do lixo. Longas discussões foram feitas nos intervalos das oficinas. Após a participação dos alunos na oficina de sabão, por exemplo, muitos alunos ficaram surpresos, pois não sabiam de outras utilidades para o óleo de cozinha e, demonstraram grande interesse ao saberem das consequências do descarte indiscriminado de sabão e detergentes. Durante a oficina sobre Pilhas e Baterias, foi possível perceber muitas dificuldades dos alunos em abstrair ideias da Física e conceitos matemáticos. E, por fim, os alunos se deslumbraram com as inúmeras utilidades do papel e seu histórico na humanidade e, tiveram muitas ideias sobre a utilização de papéis reciclados no cotidiano.
CONCLUSÃO:
Ao término deste trabalho podemos concluir que, cada vez mais é imprescindível que os alunos saibam da importância dos cuidados com o lixo e que tenham consciência de seu papel na sociedade. É de se perceber também que os alunos apresentam dificuldades quanto ao aprendizado de questões que envolvam cálculos simples, mas apesar disto, em termos gerais, os alunos conseguiram captar as ideias principais e abstrair as principais aplicações apresentadas nas oficinas. Concluímos também que, a educação básica está sendo cada vez mais basal e que, os alunos não só necessitam como estão cada vez mais curiosos em conhecer como as coisas que utilizam em seu cotidiano funcionam. Portanto, neste projeto, a proposta metodológica de se utilizar a questão do lixo como eixo temático para abordar tais questões ambientais, em contexto interdisciplinar que desenvolva as competências e os conteúdos relacionados definidos pelo PCNEM (1998) foi eficaz e serve de exemplo para os demais professores e futuros profissionais que desejarem aplicar este tema ao lecionar disciplinas tanto na área da Biologia quanto na Química e na Física.
Palavras-chave: Oficinas, Lixo, Materiais recicláveis.