64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
A DEGRADAÇÃO DO RIO ITAPECURU E SUAS CONSEQÜÊNCIAS AMBIENTAIS, CAXIAS, MARANHÃO.
MARIA EDIANE CONRRADO 1
EDIANE SOARES MARTINS 1
ELAINE DA SILVA LIMA 1
TATIANE DA SILVA BACELAR 1
GONÇALO MENDES DA CONCIEÇÃO 2
MARGARITA VALDESPRIETO ROCHE 3
1. Depto. de Química e Biologia,UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CESC/UEMA
2. Prof. Dr./Orientador.Depto. De Química e Biologia CESC/UEMA
3. Profª. Drª./Co-Orientadora Depto. De Química e Biologia CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
O rio Itaperucu está com sua bacia hidrográfica completamente modificada devido ao uso incorreto de seu solo, da poluição de suas águas, levando a escassez dos peixes. O desmatamento das margens do rio é um dos fatores responsáveis pela degradação da bacia, o qual contribui para o processo de assoreamento.Com 1,2 mil km de extensão, o rio Itapecuru, que liga o sul do estado do Maranhão ao Atlântico, corta 52 municípios e abastece cerca de 65% da população da capital, São Luís, corre o risco de desaparecer. O processo de poluição da água, o assoreamento, a destruição das matas ciliares e a retirada ilegal de areia já fizeram o rio perder 73% do seu volume.A degradação do solo altera a estrutura física e também a capacidade do solo de produzir devido o assoreamento dos elementos nutritivos e das partículas de sedimentos, ocasionando a deposição no leito dos rios, lagos reduzindo o seu volume e conseqüentemente a sua profundidade. A Assembléia Legislativa do estado do Maranhão realizou no mês de novembro de 2010 um debate acerca da degradação do Rio Itapecuru e os seus reflexos maléficos na vida de milhões de maranhenses. O presente trabalho objetivou-se em Analisar os principais fatores que contribuem para a degradação do rio Itapecuru, Caxias Maranhão.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na cidade de Caxias, em um trecho do rio Itapecuru, onde foi construída uma ponte que dá acesso aos outros bairros da cidade, como Trezidela e Ponte. A bacia do rio Itapecuru se localiza na parte centro-leste do estado do Maranhão,e está caracterizado fisicamente por três regiões distintas: alto, médio e baixo Itapecuru.Foi feito entrevista com os moradores, para verificar o nível de conhecimento dos mesmos sobre meio ambiente, a degradação e preservação do rio,elestraçaram um paralelo entre as condições pelas quais o rio se encontra atualmente com a situação de anos atrás. E com isso propor meios para conscientizar a população sobre os danos que podem causar ao rio, na tentativa de propor medidas que sejam viáveis à conservação do rio.
RESULTADOS:
A pesquisa foi realizada com base em algumas fontes bibliográficas, artigos e sites de jornais do nosso estado, seguida de visitas de campo para identificar e registrar a real condição em que se encontra o rio Itapecuru. Após a pesquisa de campo os dados foram analisados e discutidos pelos membros da equipe para gerar o trabalho escrito.Foram realizadas duas visitas ao local, onde foram retiradas algumas fotos das margens do rio, principalmente dos locais onde havia deposição de lixo. Na oportunidade também foram realizadas entrevistas com moradores locais.Os principais problemas ao longo do rio dizem respeito à: degradação ambiental, ocasionada pela destruição das matas ciliares; poluição doméstica e falta de saneamento básico os problemas que mais causam a degradação do rio.Os principais problemas ao longo do rio dizem respeito à: degradação ambiental, ocasionada pela destruição das matas ciliares; poluição doméstica e falta de saneamento básico. Essas depredações culminam na deterioração da qualidade da água e consequentemente, na qualidade de vida, já que são iminentes os riscos de propagação de doenças pela água. Durante a visitação ao local, foram retiradas algumas fotos, onde se constatou a presença de vários locais de deposição de lixo nas margens do rio. É notório o processo de erosão das margens do rio, que ocorre devido a degradação do curso da água e a retirada da cobertura vegetal original por causa da expansão urbana.
CONCLUSÃO:
Faz-se urgente a tomada de medidas que revertam o processo de deterioração do rio Itapecuru, como a realização de projetos de educação ambiental que conscientizem os moradores do local da importância de seu papel na conservação do rio.Com a realização deste trabalho, percebeu-se a importância da conscientização da população para a resolução de problemas ambientais.
Palavras-chave: RIO, DEGRADAÇÃO, PRESERVAÇÃO.