64ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ESTUDO SOBRE O USO E DESCARTE DE PNEUS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO
Mateus José do Rêgo Ferreira Lima 1
Rossane Cardoso Carvalho 1
1. Universidade Estadual do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O interesse sobre o tema deste trabalho vem do modo como os resíduos sólidos vêm sendo considerados ao longo da história da indústria, o qual está passando por grandes transformações, intensificadas no último século. A preocupação com os resíduos sólidos provêm, sobretudo, de seu alto potencial poluidor. Sendo assim, este trabalho buscou trabalhar a questão dos pneus enquanto resíduos sólidos, uma vez inservíveis, visto que segundo Fortes et al (2009), pneus pós-consumo se classificam como resíduo sólido perigoso, pois necessitam de elevada quantidade de tempo para sua decomposição e, ainda podem contribuir para doenças e outras mazelas. Entretanto, o pneu usado é uma ótima fonte de energia e uma matéria-prima que pode ser usada tanto em aplicações artesanais, quanto no próprio ciclo de fabricação de pneus ou, ainda, em outras aplicações, como matéria-prima para construção civil, pavimentação e etc. O Brasil é um país sobre rodas, se considerarmos o aumento da frota de veículos nas grandes cidades do país. O principal objetivo deste trabalho recaiu então em entender como se dá a dinâmica de utilização de pneus em São Luís, bem como a forma de descarte ou reutilização dos pneus descartados na cidade.
METODOLOGIA:
Este estudo foi encaminhado, incialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar o conhecimento teórico sobre o tema em questão (história, anatomia, propriedades e etc.) bem como sua utilização no Brasil, seu descarte, tecnologias de reaproveitamento, etc. Posteriormente, realizou-se pesquisa de campo envolvendo grandes e pequenas empresas que atuam na troca de pneus, objetivando-se assim, conhecer o panorama dos pneus pós-consumo na cidade de São Luís, sua destinação final, possibilidades de reuso, entre outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas, com uso de questionários semiabertos, com funcionários das empresas estudadas, localizadas na cidade de São Luís, Maranhão.
RESULTADOS:
O pneu passou por muitas transformações desde seu surgimento. Constitui partes que mais desgastam em veículos, por isso, são as peças mais descartadas de um automóvel. Isto contribui para seu acúmulo como resíduo sólido. O pneu descartado tem demorada decomposição, influindo negativamente sobre a qualidade ambiental, levando especialistas a estudarem formas de retardo para o seu descarte, assim como formas de reutilização. O pneu descartado é tido como resíduo perigoso que contém mais de duzentos componentes em uma mistura de química, física e de engenharia. A pesquisa de campo, realizada em médias e pequenas empresas que atuam na reposição de pneus, mostrou que há desconhecimento da Resolução 258, de 26 de 08 de 1999 e da Resolução alterada n° 301, de 21 de 03 de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece itens a seguir quanto à produção, descarte e importação de pneus. Em São Luís, o destino de pneus descartados é diverso e pode ser feito pela Prefeitura, por empresas contratadas ou são enviados para outros estados do país. Não há uso local de pneus em reciclagem, mas seu potencial é alto, embora dependam de tecnologia para tal, como a utilização na produção de asfalto, que podem resultar em produto mais duradouro, que propicie menor desgaste aos pneus.
CONCLUSÃO:
Foi possível observar com este trabalho a grande possibilidade de reuso dos pneus pós-consumo, tendo resultados satisfatórios quanto aos objetivos propostos, na medida em que a pesquisa mostrou formas de utilização viáveis para este resíduo, ressaltando a importância desta prática para a harmonia do meio ambiente em que estamos inseridos e para as empresas, que podem investir no ramo das formas alternativas de reutilização de pneus e assim crescerem economicamente sem alterar a qualidade ambiental. Entende-se ainda que o uso de pneus é elevado, o reuso ainda pouco realizado e a reciclagem ainda não foi posta em prática.
Palavras-chave: pneus, descarte, São Luís.