64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
IDENTIDADE CULTURAL NORDESTINA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO A PARTIR DAS OBRAS DE LUIZ GONZAGA- REI DO BAIÃO |
Elisama Gomes da Silva 1 Elizabeth Maria da Silva 2 |
1. Profa. Graduada- Sec. de Educaçao da Cidade do Recife- SEEL 2. Profa. Mestranda/UFPE- Sec. de Educaçao da Cidade do Recife-SEEL |
INTRODUÇÃO: |
“Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João, eu perguntei a Deus do céu, por que tamanha judiação”. Foi com esses versos que Luiz Gonzaga do Nascimento, cantou o sertão e levou sua cultura para o resto do mundo. E com base na rica obra deixada por este artista, este projeto buscou trabalhar a identidade cultural dos alunos. Sabemos que um dos papéis da educação é reproduzir valores, e dessa forma, a cultura popular requer seu espaço e valorização. Por outro lado, a música aparece para tornar cotidiano do professor e do aluno mais prazeroso. Ela quando bem explorada desenvolve a criatividade e outras aptidões dos estudantes. Apoiados nessa afirmação, este projeto, trouxe para sala de aula a obra de Luiz Gonzaga para ser trabalhada, de forma interdisciplinar. Neste ano, estaremos vivenciando o centenário de Luiz Gonzaga -Rei do Baião. Ele é um mestre da música. Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país. Recriou a música nordestina e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado. Neste sentido, procuramos através de sua música, propor atividades diversas que possibilitassem, de maneira dinâmica, o conhecimento e valorização da cultura nordestina, e consequentemente, identidade cultural dos alunos. |
METODOLOGIA: |
Embasados no descrito acima, desenvolvemos atividades de conhecimento e valorização da música e cultura nordestina, cantada e interpretada por Luiz Gonzaga. Para iniciar este projeto, cada grupo realizou pesquisa sobre a vida e obra do cantor. Com pesquisa em mãos, os estudantes escolhiam a música e o ritmo a serem estudados com mais detalhes. Buscamos distribuir de forma, em que todos os ritmos, cantados pelo Rei do Baião, fossem contemplados. Feito isso, as letras das músicas eram exploradas durante as aulas, e trabalhadas de forma interdisciplinar. Foi explorado também, o lado artístico dos alunos, ao fazerem caricaturas, poemas e releituras da obra do Rei. Em outro momento, formava-se roda de discussão sobre a importância da cultura nordestina, onde os estudantes eram provocados a falarem sobre sua relação e visão sobre a cultura do nordeste, expressa nas obras de Luiz Gonzaga do Nascimento. Por fim, o projeto foi sistematizado com uma exposição sobre o cantor e a cultura nordestina, tão exaltada em suas músicas. Os alunos, ainda, distribuídos em grupo apresentaram (vida, obra, músicas, ritmos, sertão, retirantes, comida típica...), enfim, a cultura nordestina interpretada por Gonzagão. |
RESULTADOS: |
Ao término deste projeto observamos que não apenas os alunos, mas a comunidade escolar, que demonstravam certo desconhecimento e desvalorização da obra de Luiz Gonzaga, e consequentemente, da cultura do nordeste, desenvolveram um novo posicionamento, passando a se identificar, de forma positiva, com cultura nordestina. Passaram também a valorizar os diversos gêneros musicais cantados pelo Rei (aboio, xote, chamego e xaxado). Além disso, a escola adotou o projeto para ser desenvolvido durante todo o ano letivo, trabalhando as músicas do cantor de forma interdisciplinar. |
CONCLUSÃO: |
Sabemos que é na escola onde o discente desenvolve sua percepção de mundo e respeito ao diferente, pois ela tem um papel fundamental em relação à produção de identidades. Dessa forma, se faz necessário que as instituições de ensino revejam sua proposta pedagógica, e tragam para o cotidiano de sala de aula a riqueza cultural da qual seus estudantes fazem parte. Mas que por falta de conhecimento, muitos vezes, negados pela própria escola, não valorizam, e, consequentemente, não se identificam com sua cultura. Ao finalizar este trabalho, os resultados demonstraram a importância de um trabalho interdisciplinar, que busque sensibilizar aos alunos, em relação a sua identidade cultural. Neste projeto, a obra de Luiz Gonzaga, foi explorada em todos os aspectos, para trabalhar a valorização da cultura nordestina. Ao passo que toda comunidade escolar, percebeu a riqueza da obra desse nordestino, que com simplicidade e talento ímpar, levou a riqueza da nossa gente, do sertão para mundo. |
Palavras-chave: Educação, Identidade Cultural, Música. |