64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
A UFSC NO CONTEXTO DA MOBILIDADE EM FLORIANÓPOLIS
Arnoldo Debatin Neto 1
Felipe Ferraz de Miranda 2
Leodi Antônio Covatti 2
Rafael Fernando Giaretta 2
1. Prof. Dr. Eng./Orientador – Depto. De Expressão Gráfica – UFSC
2. Depto. De Arquitetura e Urbanismo, UFSC
INTRODUÇÃO:
Um dos maiores problemas da atualidade na organização das cidades diz respeito à mobilidade urbana. A cidade de Florianópolis, neste contexto, por se tratar de uma ilha com um relevo acidentado e aspectos particulares de assentamentos urbanos, com arruamentos estreitos e perpendiculares em relação às vias principais, muitos deles característicos do processo de parcelamento do solo, resultou em uma cidade com muitos problemas de deslocamento. A UFSC assistiu e participou do desenvolvimento/crescimento da cidade e hoje possui instituições comerciais, residenciais e mistas localizadas em seu entorno imediato e que potencializaram os deslocamentos urbanos.
Além do levantamento de conceitos relevantes sobre mobilidade e desenho urbano, buscaram-se imagens e projetos relacionados ao tema de maneira a montar uma representação gráfica do assunto. A partir disso, o presente estudo procurou determinar as principais contribuições da comunidade acadêmica e dos temas relacionados ao deslocamento no espaço urbano para elaborar propostas formais de apoio à mobilidade urbana considerando os pontos mais críticos de acesso ao Campus da UFSC.
METODOLOGIA:
Foram executadas observações não participantes em locais previamente estabelecidos a fim de mapear a rotina em um dia de expediente normal, em alguns pontos onde já são observados conflitos na circulação, buscando identificar suas relações causa/efeito, considerando como área de estudo o Campus Universitário da UFSC na Trindade (Florianópolis-SC) e suas relações com o entorno próximo. Estas observações foram embasadas em fotografias e mapas digitais da plataforma Google Earth. Na seqüência do experimento, foram elaborados desenhos utilizando como ferramenta gráfica o software CAD (Computer Aidded Design) Google Sketchup.
Os dados gerados a partir destas observações foram confrontados com a bibliografia consultada a fim de serem corroborados ou refutados, de modo a responder se o modelo de ocupação urbana em Florianópolis, sobretudo na parte insular, irá contribuir para um cenário futuro melhor resolvido em termos de mobilidade urbana. Será possível propor, ainda que a partir de uma análise mais restrita do espaço, algumas ações a serem empregadas no nível da cidade de Florianópolis. Considerando não ser possível alterar o cenário atual em diversos contextos, quais respostas o desenho urbano pode fornecer para melhorar a mobilidade?
RESULTADOS:
A partir do estudo da mobilidade, considerando-se como referência o Campus da UFSC, pode-se inferir ações em maior escala a serem implementadas em outros contextos. Essas mudanças dizem respeito ao acesso e aos meios de deslocamento nas cidades através de diferentes modais, buscando sempre a sua integração, segurança e eficiência.
Considerando as análises desenvolvidas e baseadas em casos de melhorias urbanas a partir da mobilidade, foram propostas intervenções em pontos considerados mais críticos. Assim, além de representações gráficas, também foi elaborada uma descrição de situações onde são necessárias alterações no processo de gestão do território e ações do Plano Diretor.
Além disso, através da manipulação das ferramentas gráficas de apoio e proposição de ações de melhoria da mobilidade, despertou-se, não só na comunidade acadêmica, mas, sobretudo na área onde a UFSC está inserida, um interesse maior pelo tema ressaltando sua importância frente a pretensões futuras em manter ou melhorar os parâmetros de mobilidade em Florianópolis.
CONCLUSÃO:
Ao se tratar a mobilidade em Florianópolis, é necessário mitigar os efeitos negativos gerados pelo número de viagens origem/destino à UFSC através de alternativas, e no escopo deste estudo, algumas de baixo custo. Esta pesquisa aponta algumas ações de planejamento que procuram garantir à cidade melhores condições de deslocamento com maior eficiência e segurança.
Assim, podemos concluir que o aumento da densidade nas adjacências da UFSC, a localização de pólos geradores de tráfego e a baixa qualidade do serviço de transporte público, lançaram sobre uma infraestrutura viária sem conectividade um número crescente de veículos individuais, criando uma situação complexa de gerenciar e desafiadora de solucionar para o futuro.
Grandes áreas da cidade encontram-se em áreas onde não é possível propor intervenções devido à falta de espaço gerado a partir do processo histórico de urbanização e de suas características físicas. Dessa forma, considera-se possível executar melhorias em vias existentes através de pequenas ações dentro de conceitos de desenho urbano.
Neste contexto, buscou-se propor a qualificação urbana a partir da integração de estruturas de apoio a meios não motorizados. Acredita-se que, através de uma melhor interconexão, é possível melhorar a qualidade dos deslocamentos urbanos.
Palavras-chave: Universidade Federal de Santa Catarina, Mobilidade urbana, Florianópolis.