64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
CONTAGEM DE BACTERIAS HETEROTRÓFICAS EM QUATRO MARCAS DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE SÃO LUIS-MA.
Veronica Ferreira Santos 1
Amanda Mara Teles 1
Nestor Everton Mendes Filho 1
Aleff Cruz de Castro 1
André Gustavo Lima de Almeida Martins 2
Adenilde Ribeiro Nascimento 3
1. Depto.de Tecnologia Química - UFMA
2. Depto.de Tecnologia Alimentos - IFMA
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. De Tecnologia Química – UFMA
INTRODUÇÃO:
Águas minerais são aquelas obtidas diretamente de fontes naturais ou artificialmente captadas de origem subterrânea. Geralmente apresentam excelente qualidade microbiológica, uma vez que, devido às características naturais dos aquíferos, essas águas permanecem protegidas de praticamente todos os riscos de poluição.A legislação brasileira em vigor RDC 275/2005 que regulamenta os padrões de qualidade da água mineral, determina a analise de coliformes, Escherichia coli, Enterococcus, Clostrídios redutores a 46°C e Pseudomonas aeruginosas. A contaminação de bactérias heterotróficas também deve ser realizada com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias do sistema industrial. As bactérias heterotróficas são aquelas que utilizam nutrientes orgânicos para seu crescimento e multiplicação, servem como indicadores de aumento de matéria orgânica em ambiente aquático, independentemente de elas serem de origem fecal ou não, são largamente usadas como indicadores de qualidade de água para o consumo.O presente trabalho teve por objetivo avaliar a contagem de bactérias heterotróficas de água mineral comercializadas em São Luis-MA.
METODOLOGIA:
Foram coletadas de forma aleatória em diferentes supermercados localizados na cidade de São Luis ,40 amostras de 4 marcas diferentes, entre o período de janeiro a março de 2012 e analisadas no Laboratório de Microbiologia do Pavilhão Tecnológico.A metodologia empregada foi a técnica “Pour Plate” recomendada pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, publicação da American Public Health
Association (APHA,2005).
RESULTADOS:
Os resultados das contagens de bactérias heterotróficas foram as seguintes: Na marca A houve uma variação de 3,3x103 a 3,7x105UFC/ml, na marca B variou de 3,3x103 a 1,0x106 UFC/ml ; já na marca C ,a variação foi de 4,3x102 a 4,5x105UFC/ml. Não houve presença de bactérias heterotrófica na marca D. Embora não exista um padrão numérico de referência para contagem de bactérias heterotróficas em águas minerais, tomando-se como base a portaria n° 518/2004 do Ministério da Saúde, que estabelece o valor de ate 500UFC/ml para água de abastecimento publico,observa-se que apenas uma marca estava dentro do limite.
CONCLUSÃO:
Após a análise dos resultados, conclui-se que apenas uma marca de água mineral encontra-se satisfatória para o consumo.Dessa forma,acreditou-se que esteja faltando um controle no processo de envasamento, assim como a implantação de um Programa de Boas Práticas de Fabricação na acertiva de melhoria das condições higiênico-sanitárias, de forma a prevenir ou minimizar fontes potenciais de contaminação microbiológica para reduzir ou eliminar as contagens elevadas de bactérias heterotróficas.
Palavras-chave: Água mineral, Bactérias heterotróficas, “Pour Plate”.