64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PERFIL DE ESTILO DE VIDA EM USUÁRIOS DO CENTRO DE ORIENTAÇÃO EM APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE – COAFIS NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BA
Marlon Broni Pereira da Silva 1
Ilka Silva Nonato 1
Valmir Batista Neves Filho 2
1. Depto. de Educação UNEB - Campus XII
2. Professor Esp./Orientador. Depto. de Educação UNEB - Campus XII
INTRODUÇÃO:
Com o passar dos anos e a descoberta de novas tecnologias a população passou a adotar um perfil de estilo de vida menos ativo, o que desencadeou o aparecimento de doenças crônico não-transmissíveis. Umas das preocupações da promoção de saúde, evidenciada desde a promulgação da carta de Ottawa, é desestimular comportamentos e estilos de vida não saudáveis que possam resultar em precariedade de condições de vida e saúde da população. (LEFEVRE, 2004)
De acordo com Gonçalves e Vilarta (2004) o estilo de vida é caracterizado por hábitos em que os indivíduos adotam durante suas vidas onde se relacionam com a realidade familiar, ambiental e social. Durante a vida o ser humano se apropria de diversos conjuntos de hábitos que envolvem a biologia e a cultura e estes fatores podem interferir em sua saúde.
Para boa parte da população iniciar e manter, a prática regular de atividade física, requer um esforço acima do prazer. Segundo Nahas (2010) os principais fatores que dificultam a mudança de comportamento, estão: o conhecimento, a atitude, a disponibilidade de instalações, as barreiras percebidas e as normas sociais.
O presente trabalho tem como objetivo, identificar o perfil de estilo de vida em usuários do Centro de Orientação em Aptidão Física e Saúde (COAFIS) no município de Guanambi-BA.
METODOLOGIA:
Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa, que segundo, Thomas e Nelson (2007) este tipo de pesquisa tende a enfatizar a análise, ou seja, separar e examinar os componentes de um fenômeno.
População envolvida
A coleta de dados foi realizada com 54 indivíduos, com faixa etária entre 18 e 65 anos de idade, que participam das aulas de ginástica e musculação realizadas três vezes por semana, num total de duas horas por sessão.
Instrumento de pesquisa
Foi utilizado um questionário estruturado com informações sobre: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de stress. Cada componente possui três questões, com quatro opções de respostas sendo: zero – não faz parte do seu estilo de vida; um – às vezes; dois – quase sempre verdadeiro no seu comportamento; três – a afirmação é sempre verdadeira no seu dia-a-dia.
Análise dos Dados
As respostas foram classificadas por pontuação, menos de um – índice negativo; entre um e um vírgula noventa e nove – índice regular; entre dois e três – índice positivo. As afirmações foram avaliadas por componentes, para isso tornou-se necessário somar a porcentagem de respostas número dois e três, e dividir o resultado por dois, e em seguida comparar com o número um.
RESULTADOS:
Com o objetivo de identificar o perfil de estilo de vida em usuários do Centro de Orientação em Aptidão Física e Saúde (COAFIS) no município de Guanambi-BA, observou-se que os usuários do COAFIS possuem um perfil de estilo de vida negativo para o componente nutrição, apesar de que no primeiro item do componente houve um comportamento positivo. No componente atividade física o perfil de estilo de vida foi positivo, com ressalva ao terceiro item que registrou índice elevado para comportamento de risco. Para o componente comportamento preventivo o perfil de estilo de vida registrado foi negativo, esse emerge como grande preocupação, pois o mesmo está diretamente associado à promoção de saúde. Com relação ao componente relacionamento social, o perfil de estilo de vida enquadra-se no índice negativo, com exceção do primeiro item que obteve índices surpreendentes, quando comparados com o resultado final. No que diz respeito ao último componente controle do estresse, o índice registrado também foi negativo, com ressalva ao primeiro item do componente. Assim faz-se necessário uma educação em hábitos saudáveis no papel de informar sobre ações pertinentes para além das intervenções, essa pode vir interferir de modo positivo na manutenção/melhoria de um estilo de vida saudável do individuo.
CONCLUSÃO:
O presente estudo demonstra que apesar do público freqüentador do COAFIS apresentar incidências de riscos á saúde em seu perfil de estilo de vida, a maioria está em estágio para mudança de comportamento, tendo em vista sua inserção no próprio COAFIS. Ainda que grande parte dos dados revele uma preocupação com relação ao seu perfil de estilo de vida.
Diante dos achados, tornam-se necessárias estratégias em orientação que levem a mudança de estilo de vida do grupo, de comportamento de risco para hábitos saudáveis, no intuito de reverter o quadro registrado para o perfil de estilo de vida. Além disso, é preciso ainda que se sustente a aderência aos hábitos saudáveis identificados pelo perfil de estilo de vida, a fim de manter e/ou melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Palavras-chave: Estilo de Vida, Indicadores de Risco, Saúde.