64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PATRIMÔNIO MATERIAL E TRADICÃO: O FAROL DO MUCURIPE COMO SÍMBOLO DE PRESERVAÇÃO DOS SABERES DA COMUNIDADE DO BAIRRO CAIS DO PORTO EM FORTALEZA - CEARÁ.
Nislene do Nascimento Lopes 29
Cristiane Ferreira de Souza França 29
1. Estudante do curso de Geografia -UECE - Programa de Educação Tutorial -PET GEOGRAFIA - UECE
2. Profa. Ms./Orientadora -Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve por objetivo apreender as iniciativas da comunidade do bairro Cais do Porto em Fortaleza-Ce, no sentido de preservar seus saberes tradicionais e como se utilizam destes saberes para informar os visitantes sobre a história e a importância da comunidade. Tal iniciativa tem como símbolo maior o Farol do Mucuripe que consubstancia a história local, sendo um patrimônio material. No entanto observam-se dificuldades enfrentadas por essa comunidade já que o bairro também é campo de contradições e está situado em uma zona urbana muito valorizada e consequentemente há uma forte especulação imobiliária, assim como execuções de projetos e parcerias para tornar o bairro mais acessível e revitalizar o ponto histórico e cultural do Cais do Porto, ou seja, o Farol do Mucuripe. Por ter seu processo de ocupação iniciado por pescadores que moravam nas adjacências do bairro, a comunidade tem uma forte identidade com lugar, uma vez que essa está localizada na zona litorânea, preservando algumas práticas e tradições pertencentes aos pescadores. Diante disso, analisamos como os moradores desse bairro estão preservando e desenvolvendo seus conhecimentos sobre esse patrimônio material, buscando através de ações alternativas relacionadas ao turismo melhorar a renda dos habitantes.
METODOLOGIA:
O trabalho foi fundamentado a partir de leituras bibliográficas e trabalho de campo. As leituras foram orientadas em dois eixos principais, os quais foram: movimentos sociais e (re) produção do espaço urbano. Essas discussões nos possibilitaram uma maior propriedade para empiricizarmos as análises sobre a comunidade e averiguarmos as singularidades espaciais, econômicas e culturais existentes no Bairro Cais do Porto – Fortaleza – Ceará. As visitas de campo consistiram em entrevistas com os moradores do lugar, com coleta de informações gerais sobre a história, situação econômica e alterações espaciais que estão ocorrendo ou que ocorreram no bairro. Ainda foi de extrema importância o diálogo com representantes comunitários, os quais nos deram mais elementos para correlacionarmos a identidade que os habitantes do bairro possuem com o Farol do Mucuripe.
RESULTADOS:
O presente trabalho resultou em uma melhor compreensão de como se deu o processo de formação histórico, cultural, social e espacial do bairro Cais do Porto. E de que maneira os saberes tradicionais estão sendo preservados, utilizados e propagados dentro da comunidade. Além disso, nos permitiu analisarmos a identidade estabelecida entre o farol do Mucuripe junto aos moradores, e como estes estão se apropriando desse conhecimento para melhorar a renda com a intensificação do turismo nesta zona litorânea. Hoje, o bairro passa por uma intensa reestruturação urbana, devido principalmente a projetos governamentais, o que nos leva a uma discussão do uso e regularização do solo urbano, bem como o processo de especulação imobiliária do bairro, deixando ainda mais evidentes os conflitos sociais, culturais e econômicos existentes na comunidade.
CONCLUSÃO:
As leituras e as visitas de campo foram de fundamental importância para apreendermos como a comunidade do bairro Cais do Porto preserva e se apropria dos saberes tradicionais nos dias de hoje e a identificação desta com o Farol do Mucuripe, patrimônio material de grande relevância para a comunidade, pois este patrimônio não simboliza apenas o processo histórico de formação do bairro, mas também simboliza novas perspectivas de melhoramento financeiro obtido por meio de ações que tem por foco o turismo. Também Foi percebido que o processo de reestruturação urbana, bem como projetos governamentais, acentua a importância de se discutir sobre os conflitos existentes na comunidade. Para que dessa maneira haja melhores condições econômicas e sociais para os moradores da comunidade do bairro Cais do Porto em Fortaleza, Ceará.
Palavras-chave: saberes, tradicionais, turismo.