64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
VIAGEM POR OUTROS MARES: DIÁSPORA AFRICANA E SEUS MAPAS LITERÁRIOS
Edimilson de Almeida Pereira 1
Andressa Marques Pinto 2
1. Prof. Dr. / Orientador - Depto de Letras - UFJF
2. Bolsista BIC - Mestranda em Estudos Literários - UFJF
INTRODUÇÃO:
O Projeto Viagens por outros mares: diáspora africana e seus mapas literários integra-se, de modo geral, aos núcleos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em TEORIA DA LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. De modo particular, o referido projeto se insere em um projeto integrado de pesquisa intitulado “A questão identitária: mediações literárias e tradutórias”, registrado no CNPq. A presente etapa do Projeto atende ao seguinte objetivo: destacar e analisar os aspectos da produção poética em língua portuguesa que, a partir da segunda metade do século XX, vêm contribuindo para estabelecer um mapa estético cujos referenciais são a diáspora africana e as sociedades pós-coloniais da África e das Américas.
METODOLOGIA:
No presente trabalho, analisamos o livro Orixás, Pinturas e Poesias, de Oliveira Silveira e Pedro Homero no intuito de apontar as relações existentes entre a poesia, a pintura e as notas etnográficas presentes na obra, fato que colabora para torná-la multifacetária por colocar em diálogo os diferentes gêneros textuais supracitados. Além disso, nossa análise ressalta o modo de ver o mundo na perspectiva dos afro-brasileiros herdeiros da cultura iorubá.
RESULTADOS:
O livro de Oliveira Silveira convida-nos para uma visita estética e crítica a uma das mais importantes fontes culturais africanas presentes na sociedade brasileira. Destacamos, também, a trajetória poética de Oliveira Silveira, situando-o como um dos mais expressivos poetas negros da Literatura Brasileira contemporânea. Entre outros aspectos, sua poesia socialmente engajada evidencia o difícil caminho para desenhar-se uma identidade afro-brasileira e afro-gaúcha, simultaneamente.
CONCLUSÃO:
Além do aspecto engajado, a poética de Oliveira Silveira nos permitiu elaborar uma análise que explicita o refinamento estético de sua obra e sua inserção no amplo painel das linguagens literárias que vêm sendo geradas no espaço da diáspora
africana no mundo contemporâneo.
Palavras-chave: Literatura, Identidade Cultural, Oliveira Silveira.