64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
FESTA DA JUÇARA NO MARACANÃ
Keiliane Costa Amorim 1
Guilherme Dias Peixoto Campelo 1
Daniela Castro Araújo 2
Linda Maria Rodrigues 3
Ana Letícia Burity da Silva 3
1. Aluno (a) do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão
2. Aluna do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão
3. Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O Maranhão é uma área cheia de belezas e grandes riquezas, celeiro de manifestações populares e de uma natureza exuberante, a região é cenário turístico para visitantes em busca das belezas naturais, culturais e curiosidades. As festas são um dos nossos maiores atrativos, como exemplo tem a Festa dos Reis, Carnaval e São João. Em São Luís, mais especialmente no Maracanã, zona rural do município, distante 25 km da capital, é realizada a Festa da Juçara. A ambientalista Rosa Mochel foi grande impulsionadora da festa junto com alguns moradores do bairro Maracanã e, após sua morte (1982), deram continuidade à festa e criaram a Associação dos Amigos do Parque da Juçara, junto com a atual presidente Dona Cotinha, uma das moradoras mais antigas da comunidade. Atualmente a festa acontece no Parque da Juçara, espaço destinado para realização da mesma. Hoje são 70 associados, 52 barracas, sendo 33 padronizadas, havendo ainda alguns camelôs associados ou não. O objetivo da festa é valorizar a produção da Juçara e seus subprodutos; preservar a cultura local através dos saberes tradicionais; aumentar a renda dos moradores, por meio da comercialização da fruta típica existente no bairro Maracanã e adjacências.
METODOLOGIA:
Foi utilizado o acervo documental intitulado Projeto Juçarais do Maracanã, fornecido pela Secretaria Municipal do Turismo do Maranhão que serviu de base para a pesquisa bibliográfica. Para a pesquisa de campo elaborou-se um roteiro semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas, para as entrevistas com os comerciantes que trabalharam durante a Festa da Juçara. Por último foi realizada a documentação iconográfica para registro da estrutura do local e as boas práticas alimentares dos comerciantes. A pesquisa foi realizada durante 41ª Festa da Juçara no período de outubro a novembro de 2011.
RESULTADOS:
Foram identificados a manutenção dos conhecimentos tradicionais da comunidade sobre o uso da Juçara e seus subprodutos; a comercialização de seus derivados, como exemplo, produtos artesanais e alimentares, o que proporcionou um aumento de renda da comunidade local, resultando numa melhoria da qualidade de vida. Com relação à infraestrutura do local observou-se a precariedade dos transportes, segurança, higiene dos banheiros e descaracterização das barracas, considerando que alguns comerciantes modificaram o telhado proposto no projeto do Parque da Juçara.
CONCLUSÃO:
Por meio da pesquisa realizada sobre a Festa da Juçara, teve-se a oportunidade de conhecer toda a história da festa desde os primeiros anos de realização até os dias atuais, pelos próprios moradores do bairro Maracanã. Destaca-se a importância da presença da comunidade não só durante a festa, mas também no desenvolvimento de outras atividades que possibilitam o envolvimento dos atores locais que vivenciam o festejo. A formação de novos agentes ambientais fortalece os preceitos e princípios da educação ambiental junto à comunidade, considerando que a área é uma APA (Área de Proteção Ambiental).
Palavras-chave: Juçara, Maracanã, Tradição.