64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
IDENTIDADES CULTURAIS DA GASTRONOMIA MARANHENSE
Guilherme Dias Peixoto Campelo 1
Keiliane Costa Amorim 1
Daniela Castro Araújo 2
Marilene Sabino Bezerra 4
Linda Maria Rodrigues 3
1. Aluno (a) do Curso de Hotelaria da UFMA
2. Aluna do Curso de Turismo da UFMA
3. Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA
4. Profa. Ms. / - Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA
INTRODUÇÃO:
A gastronomia brasileira é rica e diversificada devido às fortes influências das etnias formadoras da população: o índio, o negro e o branco. A integração de traços culturais destes diferentes grupos étnicos, mesclados a uma gama de costumes e tradições, resultaram na construção de uma gastronomia exótica e diferenciada. Essa diversidade é refletida na língua falada dos maranhenses como também nos saberes e fazeres da culinária. O projeto Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense foi desenvolvido pelos discentes e docentes do curso de turismo e hotelaria da UFMA, que tem como objetivos investigar e mapear os eventos gastronômicos, os principais festejos da cultura popular maranhense direcionado para culinária tradicional do estado do Maranhão; levantar bibliografias, estudos e pesquisas na área da gastronomia maranhense; produzir trabalhos científicos para a publicação e apresentação em eventos técnicos, científicos e culturais; estabelecer a relação entre os ecossistemas e suas influências direta e indireta na gastronomia típica das regiões; listar os estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos e bebidas, em especial, com a culinária típica maranhense em cada região; conhecer as terminologias peculiares utilizadas para descriminação dos pratos típicos.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada compreende a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da investigação exploratória, observação participante sistemática e estruturada. Considerando o objeto deste estudo e sua singularidade, optou-se por estruturar a investigação em três linhas de pesquisa, a saber: a sociocultural que busca identificar as principais influências étnico-culturais, a relação entre a gastronomia e os festejos tradicionais, identificando os principais produtos e pratos típicos; a socioecológica que visa investigar a relação existente entre os ecossistemas naturais e a culinária típica; a socioeconômica que busca levantar aspectos da economia local estabelecendo relação entre os setores produtivos primários, secundários e terciários e a gastronomia da localidade.
RESULTADOS:
Como resultados da pesquisa, foram realizados eventos técnico-científicos através de duas Mostras da Gastronomia Maranhense, com discussões acerca das influências étnico-culturais; pratos e receitas típicas; descaracterização da culinária tradicional, proporcionando também a degustação dos produtos e pratos típicos do Maranhão. A elaboração de um acervo iconográfico sobre assuntos referentes à 41ª Festa da Juçara, realizada no período de outubro a novembro de 2011, no distrito do Maracanã/MA. Estudos, análises e reflexões com foco na Gastronomia Maranhense; identificação e análise da gastronomia típica local; produção científica para a participação em eventos; listagem dos produtos e alimentos típicos e pesquisas voltadas para a identificação dos principais eventos gastronômicos do Estado do Maranhão.
CONCLUSÃO:
A Gastronomia Maranhense é rica e diversificada, devido a forte influência das etnias formadoras da população e a variedade dos ecossistemas naturais do estado. Neste contexto o Grupo Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense, identificou a importância da pesquisa para a valorização e conservação da culinária típica ou tradicional maranhense; levantou aspectos referentes aos hábitos alimentares das populações tradicionais no seu ambiente natural e cultural, os costumes da população, as relações econômicas que o homem tem com o meio ambiente e suas influências, diretas e indiretas, na construção de uma identidade cultural gastronômica. Observou-se que a realização de eventos técnicos, científicos e culturais possibilitou a integração da cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas dos municípios de São Luís, Raposa e São de Ribamar, bem como da participação do poder público, através da Secretaria Municipal de Turismo fortalecendo as políticas turísticas e culturais da cidade de São Luís
Palavras-chave: Identidades, Gastronomia, Maranhão.