64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONTO PEDAGÓGICO: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS NO CONTEXTO ESCOLAR.
Sara de Carvalho Barros 1
Rejane Lima Arruda 2
Wagner dos Santos Mariano 3
1. Bolsista do Grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS da Universidade Federal do Tocantins – UFT
2. Bolsista do Grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS da Universidade Federal do Tocantins – UFT
3. Profº. MSc./Orientador – Tutor do Grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS da Universidade Federal do Tocantins – UFT
INTRODUÇÃO:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Ressalta ainda que a educação para a cidadania requer, portanto, que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos. Nesse sentido, este trabalho traz uma alternativa para trabalhar os temas transversais, propostos pelos PCN´s - assuntos relevantes, urgentes e presentes sob várias formas no cotidiano do aluno – à sala de aula. O trabalho objetivou ainda esclarecer possíveis dúvidas dos alunos acerca do tema, conhecer o seu posicionamento, conscientizá-los quanto à importância de suas escolhas e principalmente no que elas vão interferir. Pretendeu-se ainda saber dos alunos, a partir de suas próprias análises, quanto à eficácia e aceitação dos mesmos no que diz respeito ao método utilizado para a apresentação e discussão dos temas propostos.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho primeiramente foi produzido o conto, através do Projeto de Ensino e Extensão do GRUPO PET/CIÊNCIAS NATURAIS da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Projeto Ouça que eu te Conto, o qual passou por um processo de correção e formatação, nele foram abordadas duas temáticas: ABORTO & GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. O conto foi aplicado na Escola Pública: Guilherme Dourado, localizado na cidade de Araguaína (TO), em uma turma de 1ª série do Ensino Médio com 35 alunos. A apresentação ocorreu através da utilização de computador e DataShow, para apresentarmos o projeto e o tema proposto e com textos e ilustrações que foram distribuídas (cópias do conto) a cada um dos alunos para acompanharem a leitura. Ao final da discussão os alunos responderam a um questionário, previamente elaborado com intuito de avaliar a aprendizagem do que foi exposto/trabalhado, bem como verificar se a utilização do conto era uma estratégia relevante no contexto escolar.
RESULTADOS:
Com base na análise das discussões e dos dados obtidos através do questionário pôde-se chegar aos seguintes resultados: 33 dos alunos apreciaram a didática utilizada; 33 gostariam que novos assuntos fossem abordados; 19 alunos tinham dúvidas a respeito do tema e os mesmos conseguiram esclarecê-las com a apresentação; 19 alunos conheciam uma história semelhante à narrada no conto. Foi solicitado a cada um dos alunos que sugerissem algum assunto que gostariam que fosse abordado em sala, a maioria propuseram os seguintes temas: drogas, DST’s, sexo e bulling. Notou-se que a didática aplicada atraiu a atenção dos estudantes, a turma ficou concentrada e acompanhando a leitura do conto. O mesmo abordava duas temáticas, conforme foram citadas anteriormente, porém, uma se sobressaiu – o aborto. Após a leitura foi feita uma breve explicação do tema, onde foram mostradas pesquisas e estatísticas, bem como os métodos abortivos e suas consequências, neste momento os alunos tiraram suas dúvidas e expressaram sua opinião sobre o caso ocorrido no conto. Alguns chegaram até a comentar casos parecidos com a história narrada.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, pôde-se perceber a necessidade de haver na escola a abordagem de temas transversais, visto que a maioria dos alunos não tinham o conhecimento sobre alguns assuntos, ou tinham dúvidas e/ou curiosidades. Como relatado pelo PCN, essas questões sociais precisam ser apresentadas aos alunos, afim de que possam contribuir para a sua aprendizagem e para reflexão dos mesmos. Muitos deles se colocaram no lugar dos protagonistas da história e viram que uma escolha errada ou mal direcionada pode trazer consequências para uma vida toda. Pode-se concluir então, considerando a participação dos alunos e os resultados obtidos neste trabalho, que a didática apresentada como método é uma boa alternativa para se trabalhar em sala de aula.
Palavras-chave: Conto, Aborto, Gravidez na adolescência..