64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A EDUCAÇÃO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE - POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) NA VISÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS.
Stela Maria Meneghel 1
Ylane de Araújo Almeida 2
1. Profa. Dra./ Orientadora; Pró-Reitora de Pesquisa e extensão-UNILAB
2. Estudante do curso de Administração Pública - UNILAB; bolsista do programa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um país de desenvolvimento educacional tardio e com grandes desigualdades regionais Norte-Sul. A expansão da escolarização e a implantação de programas de inclusão escolar das duas últimas décadas mostram algumas alterações neste cenário (como queda nos indicadores de reprovação, evasão, distorção idade-série), com significativa melhoria no Norte e Nordeste. No entanto, a qualidade do ensino em geral, mensurada em exames como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB e a Prova Brasil, indica que ainda há muito a avançar. Este estudo tem como pressuposto e fundamenta-se no reconhecimento do papel e importância das universidades no auxílio a mudanças nesta realidade, em particular quando estas se tornam articuladoras de parcerias entre atores sociais, promovendo o engajamento comunitário – ver definição da Global Alliance on Community Engaged Research (GACER). Estas parcerias podem viabilizar, por parte da academia, a reunião de forças para identificar e analisar problemas, de forma a produzir conhecimentos necessários à elaboração de políticas de intervenção duradouras. Da parte da comunidade, a interlocução e engajamento entre escolas e atores sociais conferem mais oportunidades de efetiva transformação na realidade.
METODOLOGIA:
O estudo iniciou com pesquisa bibliográfica focada nos temas da democratização e qualidade do ensino; reforma administrativa do Estado e gestão da educação; interação Universidade-comunidade. Os procedimentos teórico-metodológicos tiveram base qualitativa (tal como define Goldenberg, 2000) e a coleta de dados privilegiou a realização de entrevistas semiestruturadas, com gestores educacionais e municipais de cada uma das 15 cidades do Maciço do Baturité. Após pré-teste em dois municípios, foram definidos os instrumentos e os sujeitos da pesquisa: (i) gestores de duas escolas de cada cidade, selecionadas segundo resultados no IDEB – o mais baixo e o mais alto do município; (ii) secretários municipais de educação. As entrevistas, agendadas com antecedência, foram gravadas e transcritas. Outros dados e indícios observados nas visitas às escolas e secretarias, somados a observações e reflexões, foram anotados em diário de campo. A análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo, tal como definida por Bardin (2000).
RESULTADOS:
As visitas a campo evidenciaram, com poucas exceções, a necessidade de maior ação do Estado em todos os sentidos – da infraestrutura física à oferta de transporte aos estudantes, da formação de docentes à construção do projeto político pedagógico (PPP). Tal ocorreu em escolas com alto e baixo IDEB, indiscriminadamente, confirmando estudo de Vieira et al. (2010) sobre a dificuldade de encontrar relação direta entre os fatores acima referidos e os resultados obtidos pelas escolas nos exames nacionais. A relação com a comunidade mostrou-se deficitária na totalidade nos espaços visitados, tendo sido apontada com um problema por muitos gestores. Neste contexto, as falas sobre a universidade, e particularmente sobre a UNILAB, foram minimistas. A quase totalidade dos entrevistados (inclusive secretários municipais de educação) pouco ou nada conhece sobre ela, relacionando-a estritamente à obtenção de alguns poucos benefícios vinculados ao universo do ensino fundamental - como apoio didático, formação continuada de professores. As respostas apontaram uma expectativa idealizada e também “assistencialista” quanto ao ensino e extensão da Universidade, e praticamente não houve sinais de demanda por pesquisa/projetos investigativos.
CONCLUSÃO:
A intenção da UNILAB atuar como articuladora entre escola e comunidade precisará superar dois enormes desafios. O primeiro diz respeito à falta de tradição democrática das secretarias e escolas que, do processo de definição de gestores (indicados por partidos políticos) à relação com a comunidade, precisa ser revisto como um imperativo da construção de uma proposta formativa mais democrática e comprometida com a sociedade. Ainda que este processo possa ser mediado pela universidade, ele não será concretizado sem que cada escola promova um processo interno de reflexão, conduzido em parceria com a comunidade externa de forma participativa. O segundo refere-se à capacidade da UNILAB relacionar-se com escolas e municípios de forma a mostrar-lhes que suas expectativas de apoio (idealizadas e/ou assistencialistas) são equivocadas e precisam ser construídas em outras bases – como parceria e corresponsabilidade. A contribuição da universidade para desenvolver essa região pressupõe, portanto, seu próprio desenvolvimento enquanto instituição capaz de se constituir e promover de forma a integrar-se com os atores locais, atuando na interface entre a produção de conhecimento e as exigências históricas da região.
Palavras-chave: Educação, Universidade, Comunidade.