64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
AS CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DO “RIO DAS MORTES” NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VANIQUE NO MUNICIPIO DE NOVA XAVANTINA-MT |
Elder Alves de Oliveira 1 Graciela Alves de Moura 1 Rosana Cristina Farias 1 Cássia Cristina Almeida Farias 1 Maria José de Lima 1,2 |
1. Depto de Ciências Biológicas - UNEMAT 2. Profª MSc./ Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
O Rio das Mortes, também conhecido como Rio Manso, banha o estado de Mato Grosso, encontra-se na Bacia Tocantins-Araguaia tendo como extensão total de 1.146,82 km, desemboca no Rio Araguaia, 7 km a montante de São Félix do Araguaia. É um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região. “Rio das Mortes, nome indicado pelos Indígenas Xavantes, devido o enfrentamento das grandes batalhas com os bandeirantes às margens do rio. Este já foi considerado um dos rios mais limpos, porém isso vem mudando com o intenso crescimento do setor agrícola e crescente expansão das áreas plantadas destacando-se a monocultura da soja e do algodão. Diante deste cenário o “Rio das Mortes” vem sofrendo com a diminuição da água, acúmulos de diferentes tipos de lixos e altos índices de agrotóxicos. Além do desmatamento nas margens do Rio, as construções de moradias provocam um conseqüente assoreamento. A metodologia pautou-se numa ação interdisciplinar envolvendo três disciplinas. Neste contexto o objetivo desse trabalho foi de sensibilizar os estudantes e docentes a fim de identificar a importância da preservação desenvolvendo atitudes e habilidades em relação à utilização dos recursos naturais, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo uma vida melhor. |
METODOLOGIA: |
O presente estudo primeiramente foi realizado a partir de minicursos interdisciplinares envolvendo os bolsistas do PIBID e professores da Educação básica. E num segundo momento foram desenvolvidas atividades com os alunos por meio de visitas orientadas na praia da Lua no município de Nova Xavantina nos dias 10 e 11 de outubro de 2011 no período matutino. Os professores da área de História e Matemática acompanharam as observações informais dos alunos com o apoio dos acadêmicos bolsistas. No dia 10, foi realizada a visita nas margens do Rio, a professora de história orientou os alunos para definição e reconhecimento do local de estudos e a identificação das relações que se dão no espaço e atores sociais. O reconhecimento do espaço ocorreu por meio de vídeos, palestras literaturas específicas e pesquisas via internet. Os estudantes produziram textos descritivos sobre a temática. Foram realizados registros fotográficos com maior degradação e impactos ambientais causados pela ausência das matas ciliares. A escassez dos recursos hídrico do município já é visível a cada estação chuvosa. No dia 11, os alunos foram orientados pela professora de matemática, para analisar e comparar a temperatura da água com a temperatura ambiente, com o auxílio de um termômetro. |
RESULTADOS: |
Constata-se que nas margens do “Rio das Mortes” existem varias residências que contribuíram para o desmatamento, erosão, além de esgotos a céu aberto sendo jogado no Rio. Estas áreas necessitam de serem restauradas e as residências serem retiradas das margens direita e esquerda, pois estas prejudicam a manutenção dos mananciais hídricos e a fauna e flora do meio, extinguindo certas espécies de peixes e vegetais. Foi observado também que há acúmulo de lixo nestas margens jogado pelos banhistas que freqüentam a praia, ou descem de regiões mais elevadas pelo curso do Rio e por algumas redes de esgoto. O acúmulo de lixo vem afetando a população, pois, o consumo de água é oriundo do Rio. Além disso, o “Rio das Mortes” tem um potencial turístico no município e região. A comparação da temperatura da água foi similar a do ambiente com 24ºC e o ambiente 25ºC. Essa temperatura pode estar influenciada pela profundidade, volume de água e vegetação marginal. |
CONCLUSÃO: |
O estudo sobre o “Rio das Mortes” proporcionou aos alunos, professores e bolsistas uma visão crítica sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e as conseqüências dos impactos de ações desordenadas causadas pelo ser humano. A compreensão da realidade foi possível e ações práticas devem ser organizadas conjuntamente com a comunidade escolar e autoridades visando à construção de políticas públicas consistentes e contínuas que programem reflorestamentos, e respeitem as legislações vigentes. A sensibilização é um dos caminhos prováveis para o auxilio na preservação e sustentabilidade por uma qualidade de vida. |
Palavras-chave: Preservação, Educação, Recursos naturais. |