64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO BAIRRO ENGENHO VELHO DE BROTAS DA CIDADE DE SALVADOR-BA
Társila Santos de Almeida 1
Tânia Maria Hetkowski 2
Adelson Silva da Costa 3
Esiel Pereira Santos 4
1. 1.Aluno Autor - Colégio da polícia Militar da Bahia - CPM
2. 2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Educação - UNEB
3. 3. Profo. Orientador - Colégio da Polícia Militar - CPM
4. 4. Aluno/ Orientador - UFBA
INTRODUÇÃO:
A partir dos estudos sobre o desenvolvimento dos bairros e do relato oral dos moradores desenvolvido pelo grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com o Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM – Unidade Dendezeiros), foi desenvolvido este trabalho de pesquisa que buscou investigar o processo de desenvolvimento do bairro Engenho Velho de Brotas em Salvador-BA. Por meio desta pesquisa foi possível evidenciar a forma como as pessoas viveram suas vidas, suas experiências, expectativas futuras, e a influência mútua entre o indivíduo e a formação da comunidade. Através de filmagens e entrevistas, foi coletado relatos dos moradores a respeito de suas memórias sobre seu espaço de vivência, tal procedimento foi baseado na concepção da história oral e da geografia humana. A pesquisa se justifica pela necessidade do resgate destas informações, e como ferramentas facilitadoras foram utilizadas as novas geotecnologias de geoprocessamento, dispositivos acessíveis de registro de som e imagem e aplicativos disponíveis na rede mundial de computadores com o objetivo geral de investigar a formação da citada localidade, tendo como eixo norteador o conceito de lugar como espaço vivido defendido por Milton Santos (2006).
METODOLOGIA:
O procedimento metodológico adotado pela equipe e, consequentemente para este trabalho, foi constituído por três etapas. A primeira etapa foi a de revisão bibliográfica em artigos, e sites confiáveis para dar um bom embasamento teórico a respeito da temática pesquisada, além de consultas a mapas e tecnologias cartográficas como o Google Maps. A segunda etapa tratou-se da pesquisa de campo, onde foram realizadas entrevistas com moradores da citada localidade, para a coleta de informações a respeito das memórias do desenvolvimento local e os próprios relatos de vivências, registradas por câmera de vídeo e fotográfica. E por fim, a análise e discussão de todo o material coletado nas duas etapas anteriores.
RESULTADOS:
Através deste trabalho de pesquisa, foi possível constatar que o bairro Engenho Velho de Brotas é bastante populoso e possui diversas peculiaridades. A forma como a cultura desta localidade se manifesta está muito ligada às ricas tradições afro-brasileiras, revelando-se principalmente em festas que acontecem na própria localidade. Foi possível destacar como órgão divulgador da herança cultural africana no estado da Bahia, a Fundação Pierre Verger. O crescimento populacional intenso aconteceu, segundo os relatos dos moradores, principalmente nos últimos 40 anos, quanto também no bairro aconteceu um aumento do comércio popular e a construção de novas casas, asfaltamento de ruas, construção de condomínios e, atualmente, igrejas protestantes. A principal queixa dos habitantes dessa área é a violência que ultimamente vem os assombrando. Através da pesquisa, foi possível constatar que no local existiram diversos pontos históricos, como a Prefeitura Municipal de Salvador, Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, residência do mestre de capoeira Mestre Bimba, e do poeta Castro Alves, atualmente Parque Solar Boa Vista e Secretaria Municipal da Educação e Cultura entre outros.
CONCLUSÃO:
Foi evidente durante os relatos a relação mutua entre espaço e pessoa. Muita das histórias dos moradores nos conta características do que antes era o bairro, fazendo uma relação com a atualidade com o passado e demonstra como seus pertencentes mudaram, mesmo quando indiretamente, o curso histórico deste local evidenciando como aconteceu seu desenvolvimento, e a construção do espaço físico atual, a importância e o resgate da identidade histórica referente à localidade, ficando entendidas a dinâmica do local e suas necessidades. Dentre as diversas visões sobre o espaço vivido por seus moradores, destaca-se o desejo de viver em um espaço melhor. A violência que assombra os moradores dá consequência a uma parcial perda de confiança na liberdade de se transitar neste espaço. Mais ainda sim, há o sentimento de orgulho de pertencer a este bairro.
Palavras-chave: Bairro, Engenho Velho de Brotas, Resgate Histórico.