64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA AO PACIENTE PORTADOR DE HANSENÍASE: TRABALHANDO A AUTO-ESTIMA.
Ana Carolina de Oliveira Rocha 1
Elizian Braga Rodrigues Bernardo 1
Liana Monteiro Carvalho 1
Igor Cordeiro Mendes 1
Karine de Castro Bezerra 1
1. Acadêmico de Enfermagem - Departamento de Enfermagem - UFC
2. Professora Doutora/Orientadora do Departamento de Enfermagem - UFC
INTRODUÇÃO:
A hanseníase é uma doença infecto- contagiosa de evolução crônica que se manifesta, principalmente, por lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Contudo, o estigma e o preconceito associados à doença permanecem no imaginário da sociedade remetendo os indivíduos ao tabu da morte e mutilação, trazendo grande sofrimento psíquico aos seus portadores com sérias repercussões em sua vida pessoal e profissional. Nessa perspectiva, a educação em saúde é uma ferramenta que pode ser utilizada em um trabalho dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que elas desenvolvam juízo, crítica e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem e, assim, criarem condições para se apropriarem de sua própria existência, melhorando sua autoconfiança. Logo, o objetivo desse trabalho é descrever as percepções, relacionadas à auto-estima que envolve o doente de hanseníase.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado no mês de junho de 2010. O público-alvo da experiência educativa foi composto por portadores de Hanseníase moradores de um Centro de Convivência, localizado em Redenção - CE. Participaram das oficinas 3 mulheres e 16 homens,com média de idade de 55 anos. A estratégia educativa aconteceu por meio da disciplina de Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará com objetivo de através do método Paulo Freire desenvolver a temática auto-estima. A atividade foi ministrada em 3 etapas: apresentação, desenvolvimento do tema e avaliação. O estudo foi realizado com consentimento do Coordenador do Centro. Os participantes da oficina consentiram que a exploração da experiência fosse utilizada para um relato científico.
RESULTADOS:
Inicialmente conheceu-se o universo a qual os portadores de hanseníase estavam inseridos, a partir de então estabelecemos um elo com os mesmos, o que permitiu conhecer as reais e/ou potenciais problemáticas presentes no grupo, como: um déficit na auto-estima, estando este relacionado com estigmas e preconceitos vivenciados pelos pacientes em diversos âmbitos: família, sociedade e trabalho, podendo ser evidenciado no relato a seguir: “ Eu me sinto muito sozinho em relação a minha família. Há trinta anos eu moro aqui. Eles me abandonaram e não tenho notícia de ninguém. Parece que sou um bicho.”Após a realização da estratégia foi notado uma melhora na auto-estima,comprovada pela satisfação e entusiasmo durante a vivência.
CONCLUSÃO:
Diante dos relatos apresentados pelos participantes no grupo, percebe-se que os sentimentos relacionados a esta patologia são de medo, vergonha, culpa, exclusão social e rejeição, estando internalizados no psiquismo desses portadores. O estigma e o preconceito permanecem no imaginário dos indivíduos, pois estão enraizados em nossa cultura causando grande sofrimento e dor aos portadores de hanseníase. Nesse sentido, faz-se premente a promoção de uma educação em saúde continuada para a população, contribuindo de modo significativo para que estes sujeitos descubram seus valores como seres integrantes da sociedade, ajudando-os no seu processo de reintegração e reinserção social.
Palavras-chave: Hanseníase, Auto- estima, Educação em saúde.