64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
Filme Wall-e. Uma alternativa metodológica para o ensino de ciências. Um Relato de experiência em Teresina PI. |
Tacher Margareth de Araújo Costa Coêlho Nascimento 1 Anangela Ravena da Silva Leal 1 Assis Gualter Azevedo Neto 1 Célia Regina Rodrigues 2 Francisco das Chagas Morais de Moura 3 Emília Ordones Lemos Saleh 4 |
1. Graduandos em Ciências Biológicas, UESPI 2. Profª. Supervisora U.E.M.C.R.C 3. Prof° Me. Orientador,Biologia/ Centro de Ciências Biológicas, UESPI 4. Profª Me. Coorientadora, Biologia/ Centro de Ciências da Natureza, UESPI |
INTRODUÇÃO: |
O filme o WALL-E, produzido pela Pixar, retrata a problemática do lixo com humor, abordando temas secundários como tecnologia, a importância das plantas para a vida e obesidade, temas relevantes para o ensino de ciências. A história segue em futuro distante quando o planeta Terra está coberto por lixo, para solucionar o problema o homem inventa um robô, Wall-e, para limpar o planeta enquanto os seres humanos passam a viver no espaço. O filme WALL-E atinge o principal objetivo de conscientizar os alunos sobre a problemática principal, relevante para a formação de futuros cidadãos, além de levantar questões secundárias inerentes ao currículo de ciências como a fotossíntese e tecnologia. O uso de atividades alternativas vem sendo usada para atrair a atenção dos estudantes e enfocar problemáticas como as citadas. |
METODOLOGIA: |
A experiência foi realizada em 04 turmas totalizando cem estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. O projeto Wall-E foi divulgado junto ao corpo técnico, docente e discente da escola em pauta. A partir de então, estabeleceu-se o plano de atividades metodológicas direcionando o ensino de ciências sob a orientação dos bolsistas de biologia da UESPI e a colaboração dos docentes da escola supracitada. Como atividade inicial para os estudantes que serviu de subsídio para atividades subsequentes, destaca-se a exibição do filme Wall-E que trata da problemática “lixo”. Para melhor aproveitamento na aprendizagem dos referidos alunos, distribuiu-se de forma aleatória cartões de cores variadas, visando evitar conversas paralelas. O percurso seguinte do projeto foi o planejamento sistemático, reflexões teóricas pelos bolsistas e docentes e execução pelos estudantes de pesquisas em livros, revistas e internet para produção de cartazes em grupos sobre temáticas de acordo com a série: ano luz, tecnologia, ar, baratas, fotossíntese, cadeia alimentar, obesidade e acúmulo de lixo, utilizando materiais como cartolinas, revistas, papeis, tesouras, entre outras. A finalização deste projeto culminou com a apresentação oral dos cartazes produzidos e expostos no pátio da escola. |
RESULTADOS: |
Os resultados dos estudos das leituras, discussão e produção realizados evidenciaram que as alternativas metodológicas aplicadas no ambiente escolar contribuíram para dinamizar as aulas de ciência do 6º ao 9º ano da Unidade Escolar Mº do Carmo Reverdosa da Cruz. Observou-se que no desenvolvimento das atividades, propiciou a manifestação e seu posicionamento próprio e favorecendo a comunicação com o grupo e o trabalho em equipe e por um aprendendo por meio de sua própria experiência. |
CONCLUSÃO: |
Durante a execução do projeto Wall-e ficou evidente a participação dos sujeitos nas atividades, tendo em vista que procuraram mobilizar de forma integrada conhecimentos adquiridos, atitudes e procedimentos em relação as temáticas trabalhadas. Uma experiência continuada dessa envergadura propicia a melhoria do ensino de Ciências em relação a aprendizagem do conhecimento, da convivência e ao aprender fazer. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Filme Wall-E, Alternativas metodológicas. |