64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO PARABÓLICA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS , UTILIZANDO O MAPLE,VISANDO MELHORIAS NO PROCESSO ENSINO APREDIZAGEM.
Laryssa de Sousa Camelo 1
Sara Nascimento Reis 1
1. Prof. / Orientador -Gesivaldo Dos Santos Silva - CEJR - Colegio Militar Tiradentes
INTRODUÇÃO:
O aparecimento dos sistemas computacionais permitiu ao usuário facilidade na manipulação de símbolos e objetos matemáticos.Desde a computação algébrica foram criados diversos sistemas computacionais contendo esse recurso, alguns desenhados para fins específicos, outros para fins gerais.
O desenvolvimento do Maple começou por volta de 1980, através de um projeto da universidade de Waterloo, Canadá, conjuntamente como instituto ETH, de Zurique, suíça (Hemker,1997). É um sistema de computação algébrica, numérica e gráfica, desenvolvido para uso profissional na resolução de problemas que exigem métodos matemáticos. Isto significa que ele foi concebido de modo a produzir resultados da forma mais exata possível sob o ponto de vista matemático.
Manipula e trata objetos matemáticos de forma semelhante á humana. Dessa forma, é capaz de compreender e operar, por exemplo, com frações, raízes quadradas, números não perfeitos, valor inexatos de seno cosseno.
Possui um ambiente visual padrão Microsoft Windows. As expressões digitadas e os resultados apresentados pelo maple podem ser copiados e colados em editores e processadores de textos como o Word.
METODOLOGIA:
Para o avanço das atividades desta pesquisa, foi realizado inicialmente o levantamento bibliográfico referente á Matemática e ao aplicativo computacional Maple. Após a definição dos parâmetros a serem abordados na investigação cientifica a partir do levantamento bibliográfico, foram realizadas simulações do comportamento de certas propriedades matemáticas, utilizando o aplicativo Maple. Em seguida foram depuradas as várias simulações, tornando-as fáceis de serem utilizadas em sala de aula, onde houve o melhoramento da didática pedagógica do ensino de matemática.Após dadas aulas foram aplicados questionários para medir o nível de aprendizagem e rendimento dos alunos.
RESULTADOS:
Foram aplicados questionários em diferentes salas onde algumas tinham o auxilio Maple e outras sem o software. Observou-se que o percentual de erro foi muito grande na sala sem o Maple, sabendo que eram questões fáceis e que todos já tiveram a oportunidade de ver sobre o assunto, os erros chegam a atingir mais de 60% de toda a prova, obtendo assim que as maiorias dos alunos acertaram apenas uma questão da prova.
Então foram realizadas aulas diferentes onde todos participavam todos se deslumbravam com a beleza da matemática, e o tanto que ela pode ser proveitosa, levada nossa ideia para as salas de aula e o resultado foi satisfatório onde houve o progresso de aproximadamente 50%. O progresso se deu pelo motivo quê, o professor com o auxilio do software passou há ter mais tempo,a ter também uma ferramenta poderosíssima onde os atrai (o computador), aliando essa ferramenta ao ensino, pode-se ver o progresso, pois se tratando de uma sociedade onde a informação se tem só não se sabe utilizá-las da maneira correta. Isso irá desenvolverá o gosto pela matemática, algo que hoje é raro, se for analisar a quantidade de professores de duas décadas atrás com a quantidade de professores que ministram aulas hoje, se ver que reduziu, é isso que se quer resgatar, o gosto pela matemática.
CONCLUSÃO:
Portanto essa pesquisa é de suma importância no campo do ensino de matemática, pois além de ser uma ferramenta tecnológica é algo que é muito acessível ao publico interessado, foram muitas as simulações realizadas, sobre fenômenos que descreve trajetórias que podem ser descritas como uma função quadrática por exemplo. O maple é um instrumento que traduz aquilo é inviável em um curto intervalo de tempo, tornando o ensino mais plausível, e alegre, isso desperta o interesse de novos amantes professores a continuar sua formação, tal como um mestrado ou até mesmo um doutorado. É claro que as mudanças vão muito além de umasimples mudança de tecnologias de comunicação e informação e desafiam professores e os alunos enfrentarem os desafios vindos das novas tecnologias.
A sociedade rápida e conectada a que estamos chegando, exige uma nova ênfase na capacitação necessária para adaptar-se e responderás mudanças. Todos os indivíduos precisarão estar habilitados a resolver problemas, a praticar a análise e a avaliação. O problema para a educação hoje não é onde encontrar a informação em si, mas como oferecer acesso a ela sem exclusões e, ao mesmo tempo, aprender e ensinar e selecioná-la, avaliá-la, interpreta - lá, classificá-la e usá-la.
Palavras-chave: Funções Quadráticas, Análise Gráfica, Melhorias no Ensino.