64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 3. Geometria e Topologia
A DEFASAGEM EM DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA APRESENTADA PELOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES, INFORMÁTICA E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS BARREIRAS
Helder Ribeiro da Silva 01
1. Instituto Federal da Bahia - Campus Barreiras
INTRODUÇÃO:
Desde os tempos mais remotos a humanidade já se servia do desenho para representar suas manifestações, os murais parietais representando, por exemplo, um bizonte atingido por uma lança tinha um sentido místico que o animal fosse abatido. Herdamos dos gregos um modelo dedutivo à Matemática, aproximadamente 300 a.C. Com a industrialização a partir de 1930, o desenho entra no currículo, porém a LDB/61 acaba com essa obrigatoriedade, dispondo-a como uma disciplina da parte diversificada do currículo. Segundo Putnoki em 1990, o Desenho é classificado como resolutivo, pois através dele determinam-se respostas para problemas de natureza prática ou teórica. Pressupõe-se, então, que as lacunas deixadas pelo ensino do desenho geométrico deverão ser preenchidas pela Matemática, a quem caberia organizar o conjunto de saberes que explorem situações em que sejam necessárias construções e aplicação de propriedades das figuras, além da construção de outras relações. Como poucas escolas hoje ministram o ensino de desenho no Ensino Fundamental e o ensino da Geometria não vem dando sinais de ser abordada adequadamente, a intimidade com o assunto e a inquietação desconfortável instigaram o autor a verificar neste estudo as causas da defasagem percebida nos ingressantes dos nossos cursos.
METODOLOGIA:
Utilizou-se uma abordagem qualitativa - descritiva, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 241 alunos de todas as turmas ingressantes dos cursos integrados do Instituto Federal da Bahia no ano de 2012 compostos de perguntas norteadoras: Em que cidade realizou o Ensino Fundamental?, Utilizou instrumento de desenho no Ensino Fundamental? , Seus professores relacionaram situações do cotidiano no Ensino da Geometria?, Realizou algum tipo de construção geométrica para compreensão da geometria?, Em quais séries estudou Desenho Geométrico ou Geometria no Ensino Fundamental? Além disso, foi realizado um teste de conhecimento abordando questões elementares sobre o assunto. O pesquisador, antes de efetuar a coleta, esclareceu aos sujeitos da pesquisa os objetivos deste estudo e lhes garantiu o sigilo de informações, de suas identidades. Após coletados os dados, estes foram computados, analisados através de frequência simples, os quais subsidiaram as inferências finais dos resultados.
RESULTADOS:
Os resultados revelaram que todos os alunos freqüentaram as escolas, a maioria na cidade de Barreiras, alguns poucos em outras cidades da região. Poucos estudaram Geometria ou Desenho Geométrico no Ensino fundamental da 5ª a 8ª série e utilizaram instrumentos de desenho para construções geométricas. Quanto à informação se o professor da 5ª à 8ª serie inseriu situações do cotidiano no ensino das matérias de Desenho Geométrico ou Geometria declararam na sua maioria que não, com ressalvas de que tiveram dificuldade de lembrar sobre esse tipo de estratégia pedagógica. Quanto ao conhecimento das matérias, foi solicitada a identificação dos ângulos dos esquadros, cujo acerto foi obtido por pouco menos da metade dos participantes, pouco mais da metade acertou o nome e utilização do transferidor e quando perguntado para identificar qual dos três itens dispostos serviria para indicar uma reta, a maioria não respondeu ou marcou errado.
CONCLUSÃO:
Este estudo constatou a dificuldade dos alunos ingressantes nos Cursos de Ensino Médio quando se trata da Geometria Espacial e Desenho Geométrico, pois não trazem os saberes necessários, conhecimentos básicos da geometria plana e das relações existentes entre as formas. Confirmou-se a mesma situação já detectada, em âmbito nacional, pelos exames de matemática realizados pelo MEC em escolas públicas e privadas, ou seja, o baixo desempenho, sendo que os piores índices referiu-se ao campo da geometria. Apesar das limitações constatadas, não se pode omitir diante dessa desfavorável situação, fazendo-se necessário repensar as diretrizes atuais sobre o ensino do eixo temático que norteia nosso estudo.
Palavras-chave: defasagem, geometria, desenho.