64ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
AS LEIS DA MECÂNICA E SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO |
Ana Paula Matei 1 Cleia Pelis 1 Dilcléia Dobrowolski 2 |
1. Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC 2. Profa. /Orientador - Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC |
INTRODUÇÃO: |
O PCN apresenta competências e habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de Física, uma delas é: "Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas". (PCN+). A partir disto, a física estudada no Ensino Médio tem como função promover a compreensão de mundo e propiciar habilidades investigativas ao discente, tendo em vista que é um conteúdo complexo e abrangente. Então se faz necessário introduzir junto à teoria, experimentos relacionados que façam mais sentido ao aluno compreender o conceito, associando assim a prática do conteúdo estudado. A partir desta percepção, foi criado um projeto que envolva as Leis da Mecânica abrangendo teoria e prática, com objetivo de instigar maior interesse dos alunos e complementar a teoria estudada. |
METODOLOGIA: |
Este projeto foi desenvolvido por dois alunos do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), com supervisão do professor de física. Empregou-se uma metodologia demonstrativa de experimentos em uma Escola do Ensino Médio, envolvendo duas turmas do 1º ano e 55 estudantes, durante o ano letivo de 2011. O intuito deste projeto foi facilitar o aprendizado dos alunos no conteúdo de Mecânica. Foram construídos quatro experimentos de baixo custo, relacionados ao tema, para demonstração. No horário de aula, os alunos separados em dupla puderam observar e analisar os experimentos: Elevador Hidráulico (demonstra o princípio de Pascal), Disco flutuante (Demostra o Atrito), Canhão de Sal de Frutas (Demonstra 3ª Lei de Newton – Lei da Ação e Reação) e Trombada (Demostra a Inércia), apresentados pelos bolsistas. Durante a explicação, os alunos registraram no caderno considerações sobre os experimentos. Na sequência, foi aplicado um questionário individual para avaliar o aprendizado dos alunos sobre as Leis da Mecânica e sua influência no cotidiano, e ainda diagnosticar o envolvimento dos alunos nos experimentos apresentados. |
RESULTADOS: |
Ficou visível o entusiasmo dos alunos em participar de uma aula diferente. Muitos ficaram muito curiosos com a demonstração dos experimentos, questionando sobre os fenômenos abordados. Essas dúvidas abriram espaço para as discursões e para a reelaboração de seus conhecimentos científicos. A avaliação das respostas ao questionário demostrou que os alunos conseguiram relacionar a Lei de Pascal, a Inércia, a Lei da Ação e Reação, com seu cotidiano. Por exemplo, em uma questão sobre o experimento trombada, alguns alunos relataram a importância da utilização do cinto de segurança. O professor atuante no projeto relatou: “Com o projeto, ficou mais fácil de trabalhar fórmulas matemáticas envolvidas no conteúdo, pois como já tiveram acesso a prática do conceito, a abstração não atrapalhou no aprendizado e evolução da grande maioria dos alunos.” |
CONCLUSÃO: |
Foi possível perceber um avanço dos alunos em relação ao aprendizado do conteúdo. Segundo o professor, notou-se maior envolvimento e interesse dos discentes em aprender física. Em relato no questionário, alguns alunos responderam que ficou mais claro de entender a Mecânica, visto que ela ficou mais ilustrativa com os experimentos, pois somente com o livro didático o conteúdo fica muito vago, sem a prática que envolve cada conceito. Nos quatro experimentos houve um envolvimento significativo dos alunos: participaram, fizeram bastantes questionamentos, reelaboraram o conhecimento, que antes ficava somente no abstrato. O projeto também facilitou ao professor aprofundar alguns conceitos como força, massa, aceleração. Neste projeto, o objetivo de instigar maior interesse dos alunos ao tema Mecânica foi alcançado, os questionários avaliativos apontaram que a maioria dos alunos conseguiram visualizar a mecânica no cotidiano, facilitando assim seu aprendizado. Ficou perceptível que através de experimentos e uma boa base teórica, acontece um aprendizado mais significativo para os alunos. |
Palavras-chave: Experimentos simples, Leis da Mecãnica, Ensino de Física. |