64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
PRODUZINDO COLA DE CASEÍNA: UMA MANEIRA INOVADORADE TRABALHAR QUÍMICA ORGÂNICA EM AULAS DO PIBID
Danielly Fragoso de Moraes 1
Adão Machado Lima 2
Rafael Sousa Araújo 3
Viviane Almeida Lima 4
1. Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína – UFT.
2. Aluno-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína – UFT.
3. Aluno-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína – UFT.
4. Profª. Msc./Orientadora – Coord. Programa Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID de Química- UFT
INTRODUÇÃO:
Optamos por esta experiência desenvolvida com alunos do 3º ano A, B e C do ensino médio no CEM Benjamim José de Almeida, devido a sua abordagem aos conteúdos de aminas, aminoácidos e proteínas que os alunos sem dúvidas muito se ouviu falar, relacionando com o seu cotidiano, objetivando uma contextualização do conteúdo abordado, e por conseqüência instigando um pensamento crítico dos alunos aos temas relacionados ao seu cotidiano.
Durante a realização do experimento eram direcionados aos alunos alguns questionamentos sobre o tema relacionados ao cotidiano deles, para que os próprios pudessem pensar sobre os questionamentos e assim produzirem o seu próprio conhecimento não sendo apenas um mero recebedor informações.
METODOLOGIA:
Antes do inicio do experimento de produção de uma cola a partir do leite, demonstramos aos alunos o que é uma amina, que os aminoácidos são aminas ligadas a um acido carboxílico e que as ligações entre aminoácidos, chamada de ligação peptídica resulta em uma proteína, traçamos no quadro todas as reações para que os alunos conseguissem assimilar a teoria exposta no quadro com o experimento a ser desenvolvido.
Dando inicio ao experimento, aquecemos o leite em seguida adicionamos vinagre que contem acido acético, explicamos que a temperatura influencia na velocidade da reação, daí o leite quente, utilizamos o acido acético porque as formulações de caseína são altamente solúveis em soluções alcalinas e em água, mas sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação.
Depois que se formou o coalho no leite filtramos para retirar apenas a caseína, separando-a do soro. Após o processo de separação concluído adicionamos a massa de caseína um grama de bicarbonato de sódio e depois de conseguirmos uma massa consistente e homogênea acrescentemos uma pequena quantidade de água e fizemos o teste da cola de caseína.
RESULTADOS:
O objetivo central desse experimento foi desenvolver nesses alunos um pensamento crítico capaz de modificar suas visões sobre a ciência, tornando assim alunos questionadores do seu conhecimento, que busquem, produzam e desenvolvam o próprio saber.
Pelo que podemos observar que através dessa aula prática os alunos prestaram muita atenção. Pois logo perguntas e questionamentos surgiram no decorre dessa oficina, eles procuram entender o que tinha ocorrido nesse experimento, os efeitos que a química apresentava, e como ocorreu essa reação. E o que, mas chamou atenção foi que os materiais utilizados foram materiais simples é que não apresentavam riscos para ambos, é nem necessitava de laboratórios de ciências, que é um dos problemas enfrentado nas escolas públicas.
CONCLUSÃO:
Esta oficina teve como objetivo levantar aspecto relacionado ao entendimento do aluno em tender os conteúdos em salas de aulas ou nas oficinas realizadas pelo PIBID. Sendo um trabalho pioneiro, que não procura apenas apontar falhas e dificuldades da escola, mas também para destacar a importância do papel do professor em criar, organizar matérias para suas aulas, e em principalmente trabalhar com as aulas experimentais vinculadas ao conteúdo desenvolvido na sala de aula e na medida do possível, ligada ao contexto social do aluno. Portanto o professor atendendo a esses detalhes certamente estará desenvolvendo um trabalho de qualidade com seus alunos, independentemente da estrutura física da escola.
Palavras-chave: Experimentos, Caseína, Ensino de química..