G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia |
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A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GRAJAÚ-MA |
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Ubiratane de Morais Rodrigues 1
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1. Universidade Federal do Maranhão
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INTRODUÇÃO: |
O ensino de filosofia no Brasil é obrigatório somente no ensino médio, contudo, muitos municípios incluíram a filosofia no currículo do Ensino Fundamental. No estado do Maranhão, raros municípios adotaram a filosofia no Ensino Fundamental, antes seguem a proposta dos temas transversais e trabalham a disciplina de Ética. O Município de Grajaú-MA deu um passo significativo no processo de formação crítica de seus cidadãos, pois implementou a filosofia desde o sexto ano do Ensino Fundamental. Visto que o município não dispõe de Centro de Formação de docentes na área de filosofia, a pesquisa teve como objetivo mapear as escolas da sede do município para avaliar a formação dos docentes na área de filosofia e o material didático correspondente com o nível de ensino. A pesquisa além de desvelar os problemas concretos, propõe soluções para os mesmos, contribuindo assim para a eficácia da filosofia neste nível de ensino. |
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METODOLOGIA: |
O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa dividiu-se em dois momentos, o primeiro foi a investigação detalhada do contexto e dos elementos concretos da realidade educacional de Grajaú-MA, assim, para a execução da pesquisa, fez-se necessário a pesquisa de campo, onde através de entrevistas com os professores que ministram a disciplina de filosofia foi possível identificar a sua formação e sua área de atuação e, a partir análises dos materiais didáticos utilizados pelos mesmos foi possível distinguir e avaliar a adequação do material didático ao nível de ensino. O segundo momento, seguindo o método proposto, foi a sistematização e exposição da pesquisa. |
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RESULTADOS: |
Através da análise das entrevistas e dos materiais didáticos, desvelou-se que quase na sua totalidade, os professores da rede municipal que ministram filosofia em salas de aulas não tinham formação em filosofia, eram formados em outras áreas do conhecimento e desconheciam materiais didáticos para o trabalho de filosofia com crianças. Foram encontrados apenas dois professores formados na área de filosofia. A pesquisa apontou que a maioria dos professores que não são formados na área possuem muitas dificuldades para trabalhar os conteúdos de filosofia. Quanto ao material didático, os professores fazem adaptações de estórias e de conteúdos transversais, outros buscam na internet assuntos e adaptam para seus alunos. |
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CONCLUSÃO: |
A inclusão da disciplina de filosofia no currículo do Ensino Fundamental contribui significativamente para a formação crítica e humana das crianças. Contudo, a pesquisa apontou, a partir dos resultados, que o município de Grajaú-MA necessita investir na capacitação de seus docentes e na contratação de docentes formados na área de filosofia para desenvolver um trabalho consistente neste nível de ensino. Sabemos da importância das Universidades na construção de uma sociedade melhor e no seu compromisso constante com a mesma, nesse sentido, partindo dos resultados, a Universidade Federal do Maranhão propõe um projeto de extensão para capacitação dos professores da rede de ensino, assim como, junto aos professores desenvolver propostas metodológicas para o ensino filosofia no Ensino Fundamental do município e elaboração de material didático adequado para ser trabalhado neste nível de ensino. |
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Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Ensino Fundamental, Formação docente. |