64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
RESISTÊNCIA À METAIS PESADOS, ANTIMICROBIANOS E DETECÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOFILME EM CEPAS DE Escherichia coli ISOLADAS DAS PRAIAS DE SÃO LUÍS- MARANHÃO
André Luiz Raposo Barros 1
Monique Santos do Carmo 1,2
Patrícia de Maria Silva Figueiredo 3
1. Laboratório de Microbiologia Médica- Uniceuma
2. Mestranda em Ciências da Saúde- UFMA
3. Profa. Dra. / Orientadora – Laboratorio de Microbiologia Médica - Uniceuma
INTRODUÇÃO:
O ambiente costeiro consiste de grandes riquezas naturais, sendo de relevante importância aos seres humanos devido aos seus diversos fins. Contudo a qualidade da água desse ecossistema se faz necessário para que seu uso não afete a saúde pública. A cidade de São Luís, localizada no Estado do Maranhão – Brasil, não possui tratamento eficaz dos seus efluentes, sendo estes lançados nos rios ou diretamente nas praias. Sendo uma forte evidência que no ambiente costeiro podem conter indicadores de contaminação fecal, metais pesados e antibióticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de resistência de 39 cepas de E.coli à Cu, Ni, Cd e Hg, sua suscetibilidade a antibióticos e sua capacidade de produzir biofilme.
METODOLOGIA:
As amostras foram coletadas das praias de Ponta D’ Areia, São Marcos, Calhau e Olho D’Água localizadas na ilha de São Luís. O teste de resistência aos metais pesados foi realizado pelo método de diluição sucessivas, sendo essas feitas em cinco em concentrações de 32 a 1mM para todos os elementos. O teste de sensibilidade aos antibióticos foi realizado utilizando o método de difusão em disco: Aztreonam (ATM); Imipinem (IMP); Cefalotina (KF); Ampicilina/Sulbactam (ASB); Gentamicina (CN); Ampicilina (AMP); Cefuroxima sódica (CXM); Amoxicilina (AML); Piperacilina Tazobactam (TZP); Trimetoprim-Sulfametoxazol (SXT); Amoxicilina+Ácido Clavulânico (AMC). Para o teste da detecção de biofilme nas cepas de E. coli utilizou-se as técnicas Ágar Vermelho Congo (AVC) e Espectrofotometria (ESP).
RESULTADOS:
Somente 2 cepas foram resistentes as concentrações de Hg à 2mM, 24 foram sensíveis a Cu à 4mM e 26 foram sensíveis a Cd e Ni na concentração de 4mM. Os testes de susceptibilidade aos antibióticos mostraram resistência para ATM em 15% das amostras, para KF em 95%, ASB em 85%, CN em 5%, AMP em 87%, CXM em 13%, TZP em 5%, SXT em 74% e AMC em 18%. Na analise de múltipla resistência (MRA) 24 ficaram abaixo de 0,2, evidencia-se que aproximadamente 61,5% dos isolados são resistentes a mais de um dos antibióticos. Para a produção de biofilme, 20% apresentaram forte produção, 36% fraca produção e 44% não produziram. Pela técnica de espectrofotometria somente 1 (2,5%) revelou-se como produtor moderado de biofilme, 5 (12,5%) foram classificados como não produtores e os demais, 34 (85%) produtores fracos.
CONCLUSÃO:
A presença de bactérias com perfil de múltipla resistência a antimicrobianos, metais pesados e produção de biofilmes demonstra a necessidade da adoção de medidas de controle da disseminação desses microrganismos, visando a redução na sua circulação, diminuindo os riscos à saúde dos banhistas e permitindo direcionar as ações de melhoria da qualidade ambiental nas praias de São Luís.
Palavras-chave: Escherichia coli, Metais pesados, Antimicrobianos.