64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CAÇA AO TESOURO: UM RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ivan de Oliveira Couto 1
Ildeflávio dos Santos Silva 2
Vinícius Santana Pedreira 3
Salmo Lima Costa 2
Valmir Henrique de Araújo 4
1. Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB)
2. Faculdade Juvêncio Terra (FJT)
3. Colégio Estadual Kléber Pacheco de Oliveira (CEKPO)
4. Prof. Dr. / Orientador - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
INTRODUÇÃO:
Há uma imensa dificuldade, por parte dos alunos, no aprendizado das disciplinas da área de ciências exatas e da natureza. Muitas vezes por falta dos pré-requisitos mínimos para a assimilação de conteúdos, outras tantas não conseguir relacionar tais conteúdos com o seu cotidiano. A ação efetiva do professor torna-se determinante na busca por caminhos que permitam levar o aluno a um melhor entendimento desses conteúdos e de seus significados. O uso do jogo acadêmico, “Caça ao Tesouro”, constitui, portanto, uma ferramenta capaz de relacionar e contextualizar o conteúdo teórico com elementos do dia a dia dos alunos aprimorando o aprendizado de forma lúdica. O jogo proposto (caça ao tesouro) consiste em uma sequência de “pistas”, que deverão ser decifradas pelos alunos, com o objetivo de localizar um suposto “tesouro”. As pistas envolvem os conteúdos das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, trabalhados em duas unidades letivas de todas as séries do ensino médio. As equipes foram compostas por alunos de todas as séries, permitindo o trabalho multisseriado.
METODOLOGIA:
O projeto foi aplicado no povoado de Lagoa Grande, no município de Candido Sales, Bahia. A geografia do povoado foi utilizada para distribuir as “pistas”, considerando os personagens locais e os pontos mais relevantes da comunidade. A partir das atividades rotineiras, foram destacados os elementos que poderiam ser contextualizados com os conteúdos previamente estudados em sala de aula e transformados em enigmas, que deveriam ser solucionados pelas equipes. A resolução de um enigma conduz ao seguinte, com novas “pistas” obedecendo a uma sequência predeterminada, sendo que em sua elaboração, as disciplinas foram contempladas aos pares. Assim, os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar, tornando necessária a participação efetiva dos alunos de cada série.
RESULTADOS:
Houve uma participação efetiva dos alunos das três séries do ensino médio, todas as equipes concluíram o “Caça ao Tesouro”, que vinculou as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Os resultados alcançados foram válidos, primeiro pelo envolvimento da comunidade, geralmente distante da escola, mas que nesse projeto esteve comprometida, com seus atores de forma plena. Destaca-se ainda, um amplo progresso no aprendizado e fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, motivando alunos e professores em relação às aulas, que por serem ministradas no terceiro turno, normalmente havia um desinteresse por parte dos alunos. Com o ganho de significado dos conteúdos, os resultados quantitativos também foram relevantes. Na avaliação escrita, realizada ao final da terceira unidade, englobando os conteúdos trabalhados no projeto, percebeu-se um rendimento acima da média das unidades anteriores, com um aumento de aproximadamente 17%.
CONCLUSÃO:
Tal resultado mostra a importância de vincular as disciplinas, criando uma maior aproximação entre os professores, possibilitando a construção de um currículo efetivamente multidisciplinar. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de metodologias que apresentem maior dinamismo e que contextualizem o conteúdo teórico com experimentação prática da vida cotidiana. Esta atividade, além de motivar os alunos, transforma as informações em conhecimento e desmistifica a ideia preconcebida acerca das disciplinas. Finalmente o uso dinâmico do ensino, como exemplificado pelo jogo “Caça ao Tesouro”, constitui uma ferramenta que pode oferecer aos professores meio para consolidação das habilidades desejadas ao fim de cada conteúdo.
Palavras-chave: Educação, Ensino de Ciências, Jogo Acadêmico.