64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
CAÇA AO TESOURO: UM RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Ivan de Oliveira Couto 1 Ildeflávio dos Santos Silva 2 Vinícius Santana Pedreira 3 Salmo Lima Costa 2 Valmir Henrique de Araújo 4 |
1. Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB) 2. Faculdade Juvêncio Terra (FJT) 3. Colégio Estadual Kléber Pacheco de Oliveira (CEKPO) 4. Prof. Dr. / Orientador - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
INTRODUÇÃO: |
Há uma imensa dificuldade, por parte dos alunos, no aprendizado das disciplinas da área de ciências exatas e da natureza. Muitas vezes por falta dos pré-requisitos mínimos para a assimilação de conteúdos, outras tantas não conseguir relacionar tais conteúdos com o seu cotidiano. A ação efetiva do professor torna-se determinante na busca por caminhos que permitam levar o aluno a um melhor entendimento desses conteúdos e de seus significados. O uso do jogo acadêmico, “Caça ao Tesouro”, constitui, portanto, uma ferramenta capaz de relacionar e contextualizar o conteúdo teórico com elementos do dia a dia dos alunos aprimorando o aprendizado de forma lúdica. O jogo proposto (caça ao tesouro) consiste em uma sequência de “pistas”, que deverão ser decifradas pelos alunos, com o objetivo de localizar um suposto “tesouro”. As pistas envolvem os conteúdos das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, trabalhados em duas unidades letivas de todas as séries do ensino médio. As equipes foram compostas por alunos de todas as séries, permitindo o trabalho multisseriado. |
METODOLOGIA: |
O projeto foi aplicado no povoado de Lagoa Grande, no município de Candido Sales, Bahia. A geografia do povoado foi utilizada para distribuir as “pistas”, considerando os personagens locais e os pontos mais relevantes da comunidade. A partir das atividades rotineiras, foram destacados os elementos que poderiam ser contextualizados com os conteúdos previamente estudados em sala de aula e transformados em enigmas, que deveriam ser solucionados pelas equipes. A resolução de um enigma conduz ao seguinte, com novas “pistas” obedecendo a uma sequência predeterminada, sendo que em sua elaboração, as disciplinas foram contempladas aos pares. Assim, os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar, tornando necessária a participação efetiva dos alunos de cada série. |
RESULTADOS: |
Houve uma participação efetiva dos alunos das três séries do ensino médio, todas as equipes concluíram o “Caça ao Tesouro”, que vinculou as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Os resultados alcançados foram válidos, primeiro pelo envolvimento da comunidade, geralmente distante da escola, mas que nesse projeto esteve comprometida, com seus atores de forma plena. Destaca-se ainda, um amplo progresso no aprendizado e fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, motivando alunos e professores em relação às aulas, que por serem ministradas no terceiro turno, normalmente havia um desinteresse por parte dos alunos. Com o ganho de significado dos conteúdos, os resultados quantitativos também foram relevantes. Na avaliação escrita, realizada ao final da terceira unidade, englobando os conteúdos trabalhados no projeto, percebeu-se um rendimento acima da média das unidades anteriores, com um aumento de aproximadamente 17%. |
CONCLUSÃO: |
Tal resultado mostra a importância de vincular as disciplinas, criando uma maior aproximação entre os professores, possibilitando a construção de um currículo efetivamente multidisciplinar. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de metodologias que apresentem maior dinamismo e que contextualizem o conteúdo teórico com experimentação prática da vida cotidiana. Esta atividade, além de motivar os alunos, transforma as informações em conhecimento e desmistifica a ideia preconcebida acerca das disciplinas. Finalmente o uso dinâmico do ensino, como exemplificado pelo jogo “Caça ao Tesouro”, constitui uma ferramenta que pode oferecer aos professores meio para consolidação das habilidades desejadas ao fim de cada conteúdo. |
Palavras-chave: Educação, Ensino de Ciências, Jogo Acadêmico. |