64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
Uma proposta de Biblioteca Digital Colaborativa para a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Maikon Linhaus Reis 1,2,3
Elias Silva de Oliveira 4,5,6
1. Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD
2. Centro de Informática – CI
3. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
4. Prof. Dr. / Orientador - Departamento de Ciências da Informação – DCI
5. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE
6. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
INTRODUÇÃO:
Na UFES são desenvolvidos diversos trabalhos acadêmicos, como monografias, artigos entre outros projetos de todas as áreas do conhecimento que ficam, em sua maioria, restritos aos seus espaços de produção. Esses trabalhos contem similaridades, pelo material pesquisado, área do conhecimento, ou pela aproximação de perfis dos pesquisadores. Porém, não há a junção dos trabalhos e comunicação entre os pesquisadores no espaço acadêmico, e falta de oportunidade de intercâmbio e troca de experiências entre os pesquisadores, alunos e professores de departamentos distintos.
A partir desta demanda de produção de material da universidade, projetamos uma Biblioteca Digital colaborativa para a UFES. Bibliotecas Digitais são os mais complexos sistemas de informação, e o campo prático de pesquisa dessa área é multidisciplinar e envolve vários campos do conhecimento (FOX, 2001).
O nosso objetivo foi criar um sistema que seja, além de uma ambiente para recuperação rápida das pesquisas produzidas dentro da instituição, possa ser também, um possível ambiente colaborativo para a produção dos trabalhos científicos e uma possível ponte de intercâmbio entre os pesquisadores.
METODOLOGIA:
Como estratégia metodológica realizamos leitura dos textos clássicos de autores e obras que discutem processos de usabilidade e interface, priorizamos bibliografias que abordam web 2.0, redes sociais e colaboração. Em seguida, realizamos levantamentos quantitativos e qualitativos, por meio de questionários com perguntas abertas e semi-abertas para um total de 150 alunos de diversos cursos da UFES, buscando encontrar a persona para a Biblioteca Digital. Uma persona é utilizada para representar um grupo de usuários finais durante discussões de design, mantendo todos focados no mesmo alvo (BARBOSA, 2010). Após decidirmos sobre o nosso usuário, partimos para o planejamento do ambiente virtual, construímos a arquitetura de informação do sistema baseados nos resultados da nossa pesquisa quantitativa. Depois desse processo, partimos para o desenvolvimento da interface da Biblioteca Digital, criamos dois caminhos, a interface em baixa fidelidade e a interface de alta fidelidade. Após os testes com a interface finalizada, projetamos o protótipo funcional, desenvolvido em software livre (drupal) e aplicamos testes com alunos da Universidade, nossos usuários em potencial.
RESULTADOS:
Chegamos ao resultado através das aplicações dos questionários que nosso usuário tem o perfil de um pesquisador que produz material científico e tem interesse em conhecer mais trabalhos de outras áreas dentro da Universidade. Com aplicação de testes com interfaces em baixa e alta fidelidade, podemos desenvolver o projeto da interface da Biblioteca Digital para esse usuário. Devido ao curto tempo que temos o sistema online, ainda não podemos ter um resultado efetivo sobre o intercâmbio de pesquisadores dentro da UFES. A análise atual mostra que os usuários se cadastraram e criaram seus perfis dentro da Biblioteca Digital. Oito grupos de pesquisas da Universidade se cadastraram no sistema e disponibilizaram sua produção cientifica na Biblioteca Digital.
Usuários conseguem utilizar e navegar efetivamente, pesquisar e encontrar trabalhos e perfis no sistema. Portanto, percebemos que as fases do planejamento da arquitetura de informação e a elaboração do protótipo de interface em baixa e alta fidelidade para os testes com os alunos foram de grande importância para a finalização deste projeto.
CONCLUSÃO:
Somos levados a acreditar que há o interesse por parte dos pesquisados em poder compartilhar sua produção acadêmica. Pois, a necessidade de ter uma Biblioteca Digital na Universidade onde os usuários possam guardar e compartilhar seu material científico se mostrou importante e aceitável pela comunidade local. Os alunos que participaram da pesquisa mostram grande interesse em poder participar de uma rede com finalidade acadêmica, tanto que esses criaram seus perfis na nova Biblioteca Digital. Acredita-se que este projeto possa ser alavancado na UFES e posteriormente ser usados em outras instituições de ensino.
Palavras-chave: Biblioteca Digital, Colaboração, Universidade.