G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
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PROJETO CAFUNÉ |
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Adriana Melo da Rocha Brandão 1
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1. Secretaria de Educação e Desporto de Olinda - SEDO
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INTRODUÇÃO: |
O Projeto tem como proposta aplicar atividades de afirmação da identidade sócio-cultural que venham contribuir com o fortalecimento do respeito à diversidade étnica presente no ambiente escolar de Educação infantil, uma vez que as crianças se encontram em processo de construção da identidade, da personalidade e do conhecimento. Dessa forma, o trabalho trás subsídios para que as crianças aprofundem os conhecimentos acerca das estéticas cultural, social e humana dos povos afro e afro-descendentes desenvolvendo o respeito, auto-estima e a autonomia das crianças a partir do entendimento das contribuições desses grupos na formação da história e da cultura do povo brasileiro, enfatizando a presença dessas influências em nosso cotidiano, tanto na língua como no comportamento social e cultural. As atividades são desenvolvidas com base em contos, poesias, danças, músicas, jogos e culinária de origem afro-descendente, de forma a desenvolver nas crianças a percepção quanto à importante contribuição dos seus ancestrais no processo de construção da cultura brasileira, desmistificando estereótipos depreciativos, levando-as a refletir sobre o prejuízo que o preconceito e a discriminação têm acarretado às pessoas. |
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METODOLOGIA: |
Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos desde 2007, com as turmas da Educação Infantil e com o envolvimento dos alunos do ensino fundamental I. Iniciam-se com a investigação da vida social, linguagem e relações pessoais às quais as crianças pertencem, tendo como atividades introdutórias entrevistas direcionadas aos pais tratando de questões sobre o significado e a origem das palavras e expressões como cafuné e cantigas de ninar, bem como sobre quem foram às amas-de-leite. Após coleta dessas informações, apresenta-se às crianças que a cultura africana se faz presente nas expressões lingüísticas infantis e no comportamento do povo brasileiro manifestada no nosso cotidiano. Em seguida são realizadas sessões de cafuné, recitais de poesias, narrativa de tempo e fato histórico, apreciação musical com ensaios, culinária e contos infantil. Paralelamente são desenvolvidas atividades de linguagem, momento em que são trabalhadas palavras retiradas das cantigas e contos para que as crianças realizem reflexões sobre a escrita alfabética para o desenvolvimento da apropriação dos usos e das funções da escrita. Os trabalhos são apresentados a comunidade através de exposições e de apresentações culturais. |
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RESULTADOS: |
Foram experimentados momentos de fala e de escuta, experiências que são a base para a interação social e para o fortalecimento da personalidade. Essas crianças se encontram numa relação social mais valorizada e respeitada, onde é proporcionado um ambiente de convívio mais pacífico entre os grupos que compõem a diversidade cultural e a auto-estima é elevada ao conhecerem modelos de ensinamentos deixados pelos seus ancestrais mencionados através dos fatos históricos, costumes e valores apresentados. O projeto Cafuné recebeu a premiação de primeiro lugar no concurso de projetos didáticos Anita Paes Barreto, realizado pela Secretaria de Educação de Olinda em outubro de 2008. |
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CONCLUSÃO: |
Dessa forma, percebemos a importância de desenvolver ações que contribuam efetivamente para a formação da identidade sócio-cultural e para a elevação da auto-estima das crianças que convivem em instituições de ensino, possibilitando de forma democrática que o movimento do conhecimento no ambiente educacional aconteça de modo que venha contemplar todas as etnias ali presentes, e sempre baseadas numa perspectiva contínua de valorização, superando as denúncias de desigualdade e de injustiça. |
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Palavras-chave: Etnia; Valorização ; Respeito. |