64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL NA UFMA
Luciana Azevedo 1
1. Assistente Social/ Especialista em Metodologia do Ensino Superior - SEMCAS
INTRODUÇÃO:
A partir do estudo da articulação entre a categoria trabalho e o Serviço Social nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, ABEPSS, verifica-se que a concepção segundo a qual o Serviço Social é trabalho constitui o eixo estruturante de toda a proposta de formação profissional construída e aprovada coletivamente pelas unidades de formação acadêmicas filiadas a esta entidade. Desse modo, este trabalho objetivou verificar se esta concepção coaduna com a dos docentes do curso de Serviço Social da UFMA, tendo em vista que após aprovação da referida proposta, em 1996, o periódico lançado pela referida entidade explicitou, em 2000, cinco concepções a respeito do Serviço Social. Algumas com relativa aproximação da que fora aprovada, e outras completamente diferentes. Portanto, esse trabalho pretende contribuir no delineamento do estado de arte desse embate na atualidade apontando sua relação com o projeto ético-político do Serviço Social, o qual tem como arcabouço legal as referidas Diretrizes Curriculares, o Código de Ética de 1993 e a Lei de Regulamentação da Profissão.
METODOLOGIA:
Inicialmente realizamos rastreamento bibliográfico delineando a Reconceituação do Serviço Social e sua relação com a construção coletiva das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, às quais constituem parte do arcabouço legal do projeto ético-político do Serviço Social. Continuamos configurando os termos mediante os quais a categoria trabalho assume centralidade nessa proposta de formação profissional e identificando as diferentes concepções que se apresentaram nessa construção coletiva. Seguimos realizando entrevista de campo delimitando os docentes do curso de Serviço Social da UFMA que lecionavam as disciplinas articuladoras da categoria trabalho no ano de 2008, os quais somaram 8 do total de 24 docentes que compunham o curso naquela data. Pretendíamos identificar se a concepção segundo a qual o Serviço Social é trabalho, aprovada na construção das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, coaduna com a dos docentes responsáveis por ministrar as disciplinas que articulam esse tema no curso de Serviço Social da UFMA. Por fim, analisamos o resultado relacionando-o ao projeto ético-político do Serviço Social e à pluralidade de concepções que disputaram a hegemonia na proposta de formação profissional construída coletivamente sob a direção da ABEPSS.
RESULTADOS:
Mediante estudo bibliográfico verificamos que, pretendendo efetivar o projeto ético-político do Serviço Social, as Diretrizes Curriculares da ABEPSS evidenciaram o trabalho como elemento central da sociedade capitalista e o Serviço Social como trabalho, cujo exercício se dá mediante a inserção em processos de trabalho. Contudo, tal concepção fora contraposta à defendida por diversos intelectuais de renome no âmbito do Serviço Social, os quais expuseram suas concepções em 2001. Evidenciaram então o Serviço Social como práxis, como complexo ideológico, como profissão cuja prática se realiza na esfera dos serviços sociais, como trabalho a partir da práxis, e também identificaram o assistente social como cientista prático e crítico. Entrevistando 8 docentes do curso de Serviço Social da UFMA, o qual implementou essa proposta a partir de 2005, a respeito de sua concepção sobre o Serviço Social chegamos aos seguintes resultados: quatro afirmaram concebê-lo como especialização do trabalho coletivo, inserido em processos de trabalho, enquanto dos quatro demais, um afirmou concebê-lo como trabalho - expressão da práxis, um afirmou considerar o Serviço Social como prática, um não se posicionou e o último acredita que este possa ser tratado tanto como trabalho, quanto como prática.
CONCLUSÃO:
As divergências verificadas entre os docentes do curso de Serviço Social da UFMA, resguardadas suas especificidades, são expressões de discordâncias que ocorrem nacionalmente no âmbito da vertente Intenção de Ruptura, hegemônica na Reconceituação do Serviço Social. Esse embate, se por um lado coloca em cheque a centralidade da categoria trabalho, por outro tem originado um acervo que tem contribuído para o aprofundamento da formação profissional. Isso porque é dessa vertente que advêm todos estes estudos posteriores, cujo objetivo é definir o significado social da profissão no sentido de dar respostas às demandas advindas do processo de acumulação vigente e em constante reestruturação, sem perder de vista o projeto de classe, ao qual se vincula o projeto desta profissão, cujo horizonte é a emancipação humana. Todavia, entre os que defendem ser o Serviço Social trabalho se incluem também setores conservadores que insinuam a inviabilidade do projeto ético-político e direcionam suas conclusões para o exercício profissional meramente tecnicista. Portanto, reitera-se que esse debate necessita ser realizado à luz do referencial marxiano e conectado ao projeto ético-político do Serviço Social a fim de manter e consolidar a direção social dessa profissão assumida na sua Reconceituação.
Palavras-chave: Trabalho, Diretrizes Curriculares da ABEPSS, Projeto ético-político do Serviço Social.