64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
ANÁLISE DA INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE.
Ana Thaís Santana Santos 1
Juliana Oliveira Santos 1
Luiz Ricardo Oliveira Santos 1
Deise Maria Furtado de Mendonça Martins 2
1. Núcleo de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe.
2. Depto. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe.
3. Depto. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe.
4. Profa. Dra./ Orientadora - Depto.de Biociências - UFS
INTRODUÇÃO:
As Doenças Neurodegenerativas são caracterizadas pela perda progressiva de neurônios de diferentes áreas do Sistema Nervoso Central, causando deterioração irreversível do tecido nervoso. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a incidência e prevalência das doenças neurodegenerativas, tendo por base a análise do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Hospital Universitário de Sergipe, compreendendo o período de janeiro de 200 a janeiro de 2012. Essa pesquisa foi realizada com base na análise de prontuários de pacientes atendidos no setor de neurologia, os quais serviram de base para a obtenção do número de pessoas afetadas, as doenças que apresentam maior incidência e prevalência, além de mostrar o acometimento dessas doenças por sexo.
METODOLOGIA:
Foram realizadas análises de prontuários (n=763) de pacientes atendidos no serviço de Neurologia do Hospital Universitário (HU), mantido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado à cidade de Aracaju, capital do estado, no período de janeiro de 2000 a janeiro de 2012. Os dados coletados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, para descrição da incidência e prevalência das referidas doenças. Os seguintes itens foram coletados: número de prontuários, data de atendimento e diagnóstico. As taxas de incidência foram calculadas dividindo-se o número total de casos pela população do estado e multiplicando-se por 100.000, para cada ano, desde 2000. Para organização dos resultados as tabelas foram construídas utilizando-se o programa WORD e os gráficos utilizando-se o programa EXCEL do Software Microsoft Office 2000.
RESULTADOS:
Dos 763 prontuários analisados, 159 são casos de pacientes com doenças neurodegenerativas. Dentre estas, foram registrados casos de Doença de Parkinson (n=133), Doença de Alzheimer (n=16), Esclerose Lateral Amiotrófica (n=4), Doença de Hungtington (n=3) e Doença de Wilson (n=3). Com relação à taxa de incidência por gênero, a Doença de Parkinson acomete mais homens (n=87) do que mulheres (n=46), já a doença de Alzheimer apresenta uma maior proporção nas mulheres (n=11). As demais patologias não obtiveram diferença significativa entre gêneros.
CONCLUSÃO:
O levantamento desses dados retratou o perfil e índices de patologias que afetam a população desse Estado. A partir desse estudo pode-se concluir que há um percentual elevado de indivíduos atendidos no Hospital Universitário de Sergipe com doenças neurodegenerativas, principalmente Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer. Essa pesquisa fornecerá subsídios para auxiliar medidas a serem adotadas por políticas públicas visando melhorias no campo da saúde no estado de Sergipe.
Palavras-chave: Análise Epidemiológica, Epidemiologia, Neurodegeneração.