64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
A MICROBIOLOGIA EM NOSSO COTIDIANO
Monique Fraga de Oliveira 1
Marcos Antonio Barbosa de Lima 2
1. Licenciatura Plena em Biologia - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Biologia - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A microbiologia é uma vertente da biologia de importância cada vez maior para a sociedade. As bactérias, os fungos e os vírus estão presentes em nosso dia a dia promovendo tanto benefícios, quanto malefícios. A percepção e compreensão do mundo microscópico pelos alunos não é fácil, tendo em vista que vivem no mundo com dimensão oposta aos dos micro-organismos (GEWANDSZNAJDER, 2010).
Os educadores têm uma árdua tarefa ao preparar e ministrar suas aulas, tentando se esquivar de aulas expositivas com cópias e uso exclusivo do livro didático. Esse tipo de aula tem promovido desinteresse no aluno, capacidade baixa de reflexão, de julgamento e compreensão da realidade de seu meio (CASSANTI, 2008).
O ensino das ciências além de ser voltado para o cotidiano do aluno deve conduzi-lo a perceber o mundo que o cerca. A falta de laboratórios e de materiais didáticos promoveu mudanças metodológicas em alguns educadores, que passaram a usar a criatividade para contextualizar o conteúdo com o cotidiano do aluno e inserindo experiências simples de baixo custo (BORGES,1997).
Nessa perspectiva o presente trabalho vem relatar os resultados prévios das atividades realizadas pelo PIBID Biologia referente ao projeto “O ensino de microbiologia nas escolas para os alunos do ensino fundamental e médio”.
METODOLOGIA:
Esse trabalho tem sido desenvolvido através de pesquisa qualitativa e articipativa, a fim de analisar a contribuição das aulas práticas para o ensino-aprendizagem nas aulas de ciências e biologia. Como instrumento de pesquisa foi utilizado os questionários de sondagem e as anotações das observações realizadas durante as atividades. O campo de estudo é a Escola Estadual Dom Bosco, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, localizada na região metropolitana do Recife/PE no bairro de Casa Amarela. O sujeito de pesquisa são os alunos do 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio do turno tarde.
A pesquisa é dividida em diferentes momentos. Diagnóstico das turmas e professores, sondagem a fim de verificar o interesse sobre o conteúdo e analisar a metodologia utilizada durante as aulas. Foram expostas propostas de aulas teóricas e práticas, com objetivo de facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos, utilizando materiais de baixo custo.
Em seguida foi iniciado o projeto a principio só com o ensino médio para depois se expandir para o fundamental. Foram iniciadas as intervenções práticas, sendo discutido: características, doenças e possíveis ambientes hostis ao crescimento dos microorganismos.
RESULTADOS:
Os questionários possibilitaram analisar a falta de interesse dos alunos pelas aulas, sendo motivada pela metodologia empregada de leitura e cópia. Mais quando questionados pelo tema microbiologia os resultados foram opostos, bem satisfatórios. O material didático mais citado nas entrevistas, sendo utilizado, é o livro didático. O laboratório da escola não é utilizado, os alunos não realizam experimentos, o que afeta no seu desenvolvimento, criatividade, raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. A justificativa pelo não uso do laboratório, dada pelos professores, é a falta de tempo para preparar as aulas e nem se sentem motivados para assim fazer, devido ao comportamento dos alunos. Quando ocorrem atividades relacionadas com aulas ativas como oficinas, dinâmicas, entre outras são realizadas na sala de aula e não no laboratório. Os educandos demonstram interesse, motivação e são participativos durante as práticas, e em conjunto com os professores demonstraram motivação em aplicar o projeto na escola e trabalhar com metodologias diferentes com as quais não estão acostumados. Mediante os resultados já obtidos percebem-se as dificuldades encontradas na ministração de aulas baseadas apenas em métodos pedagógicos tradicionais.
CONCLUSÃO:
Há necessidade de se implantar metodologias motivadoras que evitem que os alunos fiquem dispersos, facilitando por sua vez a compreensão das temáticas durante as aulas. Uma das grandes estratégias a ser utilizada para dinamizar o ensino, é a criação de atividades práticas e criativas que proporcionem desenvolvimento racional e desperte o desejo no aluno para estudar e aprender, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e biologia na educação básica. Com a implantação desse projeto espera-se construir esses conceitos em conjunto com os professores em prol do desenvolvimento educacional.
Palavras-chave: Microbiologia, Aulas Práticas, Ensino de Ciências e Biologia.