64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 3. Citologia e Biologia Celular
ULTRAESTRUTURA DAS GLÂNDULAS ACESSÓRIAS MASCULINAS DE Mischocyttarus cerberus (HYMENOPTERA, VESPIDAE) E LOCALIZAÇÃO ULTRAESTRUTURAL DE PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS.
Edalton dos Reis Silva IFMA
Gisele Garcia Azevedo UFMA
José Lino Neto UFV
Simone Patrícia Carneiro de Freitas FIOCRUZ
Jacenir Reis dos Santos Mallet FIOCRUZ
1. Prof. Dr./ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Alcântara
2. Profa. Dra. /Depto de Biologia - UFMA
3. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Biologia Geral - UFV
4. Profa. Dra./ Setor de Entomologia Médica e Forense - Lab de Transmissores da Leishmaniose - FIOCRUZ
5. Profa. Dra./ Setor de Entomologia Médica e Forense - Lab de Transmissores da Leishmaniose - FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
As vespas eussociais têm se mostrado um excelente modelo de estudo para analisar aspectos comportamentais que são condicionados pela fisiologia reprodutiva das espécies e pela morfologia das estruturas que compõem o sistema reprodutor.
O sistema reprodutor dos insetos é composto geralmente por um par de testículos, com número variado de folículos testiculares, um par de ductos deferentes que podem possuir uma região alargada dando origem a um par de vesículas seminais, e um ou mais pares de glândulas acessórias.
As glândulas acessórias masculinas dos insetos, há muito vem sendo estudadas e inúmeras características ultraestruturais das células epiteliais glandulares, aspectos fisiológicos e bioquímicos das secreções produzidas, tem sido revelados.
As glândulas acessórias masculinas dos insetos produzem proteínas e peptídeos que mostram uma considerável diversidade na sua sequência de aminoácidos quando se comparam as espécies.
Apesar do elevado número de trabalhos feitos com espécies do gênero Mischocyttarus estudos que abordem a morfologia e ultraestrutura dos órgãos que constituem o sistema reprodutor são escassos.
O objetivo deste trabalho é descrever a ultraestrutura das glândulas acessórias de M. cerberus bem como localizar ultraesturalmente a presença de carboidratos e proteínas básicas no citoplasma das células epiteliais glandulares.
METODOLOGIA:
Foram utilizados nesse trabalho, dez machos adultos de Mischocyttarus cerberus coletados em cima dos ninhos, nos meses de julho a dezembro de 2009 na Reserva Biológica da Merck, Município de São José de Ribamar, e no Município de Chapadinha, Estado do Maranhão. Foram utilizadas técnicas de microscopia eletrônica convencional e para os teste citoquímicos as técnica do EPTA (ácido fosfotúngnstico) para a detecção de proteínas totais e Tierry, para a detecção de carboidratos.
RESULTADOS:
As glândulas acessórias de M. cerberus são globulares, possuem epitélio composto por células uninucleadas, colunares apoiado em uma membrana basal e circundado por uma espessa camada muscular. No citoplasma dessas glândulas foram vistos retículo endoplasmático rugoso, muitas mitocôndrias e inúmeros grânulos com diferenças de eletrondensidade. No lúmen glandular também foram visualizados inúmeros grânulos eletrondensos. Vesículas secretoras com material eletronlucente em seu interior foram vistos no citoplasma da célula epitelial glandular. Muitas microvilosidades foram observadas na porção apical de todas as células glandulares. O modo de secreção observado em células epiteliais glandulares de M. cerberus é merócrino-apócrino. Nas células submetidas ao teste Thierry para detecção de carboidratos, inúmeros grânulos de secreção tanto no citoplasma das células quanto no lúmen glandular apresentaram reação positiva ao teste, indicando a presença de carboidratos nos mesmo. Nas células submetidas ao teste EPT o conteúdo dos grânulos apresentou reação negativa ao teste, porém a membrana que envolve o grânulo apresentou-se PTA positiva. Algumas vesículas secretoras presentes no epitélio glândular apresentaram reação negativa para ambos os testes, permanecendo com conteúdo eletronlucente. Esses resultados indicam que os grânulos secretores presentes em glândulas acessórias de M. cerberus são de natureza mista e provavelmente glicoprotéica.
CONCLUSÃO:
Os resultados desse trabalho demonstram a importância de conhecimentos morfológicos e citoquímicos das glândulas acessórias sexuais masculinas de M. cerberus que poderão ser usados como ferramentas para futuros estudos que elucidarão aspectos ainda obscuros concernentes à bioquímica da secreção e posterior entendimento da fisiologia do comportamento reprodutivo desses insetos.
Palavras-chave: Glândulas Acessórias, Grânulos de secreção, Ultraestrutura.