64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
O PAPEL DO ZOOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO NA CONSERVAÇÃO EX SITU DE ANIMAIS DA REGIÃO MATO-GROSSENSE VISTO SOB A PERSPECTIVA DO VISITANTE
Edylene Aguiar de Abreu 1
Algislayne Fechtner Coenga 1
Barbarah Franz de Sousa 1
Camila Benedita da Silva 1
1. Graduanda em Ciências Biológicas – Instituto de Biociências - UFMT
2. Graduanda em Ciências Biológicas – Instituto de Biociências - UFMT
3. Graduanda em Ciências Biológicas – Instituto de Biociências - UFMT
4. Graduanda em Ciências Biológicas – Instituto de Biociências - UFMT
INTRODUÇÃO:
Os zoológicos tem grande influência no olhar da sociedade sobre a diversidade faunística, embora, estes animais estejam fora de seu ambiente natural, conservação ex situ. Segundo a Lei nº 7.173 de 14/12/1983, art. 1º, os jardins zoológicos consistem em “um ambiente qualquer com uma coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiros ou semi-libertos e expostos à visitação pública”. A exposição desses animais é um ótimo recurso para programas de conservação e sensibilização sobre os riscos de extinção não apenas dos animais, mas também dos seus habitats. O Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi criado em 23/03/1977 com um plano básico para criação de alguns animais em volta de uma represa artificial do campus, sendo o único localizado no interior de uma universidade. Atualmente ele reuni animais pertencentes aos sistemas naturais mato-grossenses, possui cerca de 75 espécies. Durante um longo tempo foi único receptor de animais da região, nos dias atuais encontra-se com superpopulações de algumas espécies, o que dificulta o bem estar destes animais. Este trabalho teve como objetivo conhecer a opinião dos visitantes sobre o papel que o Zoológico da UFMT vem realizando, considerando à conservação da biodiversidade faunística da região.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, localizado no perímetro urbano do município de Cuiabá. Ocupando uma área de 12 hectares, o clima da região é tropical úmido no verão (dezembro a fevereiro) e seco no inverno (junho a agosto). A temperatura máxima, nos dias mais quentes, fica em torno de 45ºC. A mínima varia entre 12 e 14ºC. O Zoológico funciona de terça-feira a domingo das 08:00 às 17:00 horas, sendo fechado as segundas-feiras para manutenção, recebendo cerca de 6000 visitantes mensalmente. Foram aplicados questionários com perguntas semi-estruturadas aos visitantes no terceiro domingo do mês de março, as pessoas foram entrevistadas aleatoriamente e participaram apenas pessoas com idade acima de 15 anos. As perguntas realizadas eram relacionadas à biologia da conservação, ao conhecimento da biologia dos animais e o cumprimento do papel do zoológico na conservação. Levando em consideração a estrutura do zoológico, a necessidade dos animais e as espécies mais cativas e ainda se o mesmo oferece bem estar ao público. Os dados foram tabulados e demonstrados em rankings de frequência.
RESULTADOS:
Os dados da pesquisa revelaram que 17% das pessoas entrevistadas acreditam que os animais são mantidos em cativeiros para seu próprio beneficio (individuo), 31% para o beneficio da espécie, 21% para beneficio do zoológico e 31% que o beneficio é para o visitante. Quando questionados sobre o conhecimento do que seria uma Unidade de Conservação (UC), 41% afirmaram compreender o conceito e 54% não sabiam o que são UCs, sendo que, estes receberam uma breve descrição do termo e 5% não responderam. Visto isto, o encanto e a graça desses animais servem para estimular o interesse de visitantes por relações de equilíbrio ambiental. Considerando todos os participantes, 80% afirmaram que o zoológico é considerado uma UC, 19% não consideram-no e 1% não responderam a questão, mas aponta uma importância à conservação ex situ, embora, seja importante realizar um plano de manejo adequado. A maioria dos entrevistados consideram o cumprimento do papel do zoológico como uma UC, bom (49%), regular (31%) os outros 20% foram distribuídos entre aqueles que disseram: ótimo (8%), ruim (4%), não sabem (1%) e não responderam (8%), confirmando, que o jardim zoológico é um instrumento importante na conservação da biodiversidade.
CONCLUSÃO:
Foi possível identificar que as pessoas conhecem a verdadeira função do zoológico, na qual, a pesquisa, a recreação, a educação, a conservação da fauna regional e global, são aspectos importantes e que podem ser interligados, além do suporte à reprodução, criação e reintrodução de espécies ameaçadas em seu ambiente natural. Nesta perspectiva sugere-se que novos estudos possam ser realizados, contribuindo para que novas informações sobre o zoológico possam ser acessadas. Visando melhor estruturação do zoológico, permitindo aos animais condições mais adequadas de sobrevivência, conferindo maior longevidade e menores situações de estresse aos animais cativos, bem como aumento do sucesso reprodutivo possibilitando um manejo integrado de espécies.
Palavras-chave: Ex situ, Unidade de conservação, Extinção.