64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR NO IFBA - CAMPUS SIMÕES FILHO
Jailton de Jesus Silva Júnior 1
Maria Helena Del Grande 2
1. Acadêmico do curso Técnico em Petróleo e Gás, na modalidade integrada - IFBA
2. Profa. Msc./ Orientadora - Depto de Desenvolvimento Sustentável - IFBA
INTRODUÇÃO:
A proposta de implantação da Agenda 21 Escolar no IFBA - Campus Simões Filho visa atualizar as informações referentes às questões ambientais, sociais, políticas e econômicas no âmbito escolar. Além do mais, o projeto estimula os alunos que, posteriormente, serão futuros profissionais da área técnica a "pensar e decidir” alinhado com os desafios atuais das diversas instituições, comunidades, governos e organizações, cada vez mais pressionadas pela melhoria da qualidade de vida e pela redução e escassez de recursos naturais. Dessa maneira, conclui-se que o projeto em questão contribui para o atendimento das diretrizes da Agenda 21 e para a sustentabilidade das futuras gerações.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de dados do IFBA Campus Simões Filho e da comunidade no entorno, e entrevista com partes envolvidas com o objeto de estudo. Para a elaboração da proposta de implantação da Agenda 21 Escolar no IFBA - Campus Simões Filho, o projeto foi dividido em cinco etapas: na primeira etapa, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a Agenda 21 em seus vários níveis, desde a Agenda 21 Global até a Agenda 21 Local, em especial a Agenda 21 Escolar; na segunda etapa do projeto foi realizado um levantamento de dados do IFBA Campus Simões Filho, procurando identificar sua interferência e importância no contexto social, econômico e político do município de Simões Filho; na terceira etapa, iniciou-se pesquisa acerca da comunidade que vive e que circula no entorno da escola, por meio de entrevistas; na quinta etapa, será proposta uma discussão ampla com o corpo docente bem como com os discentes da instituição com a finalidade de retratar os problemas locais e buscar soluções, visto que toda comunidade escolar deve ser envolvida na elaboração da Agenda 21 Escolar.
RESULTADOS:
Ao término do Projeto que tem como proposta a implantação da Agenda 21 Escolar no IFBA - Campus Simões Filho, os resultados alcançados foram: Pesquisa bibliográfica sobre Agenda 21; Relatório “Área de estudo - IFBA Campus Simões Filho”; Entrevista com o Gestor da APA Joanes-Ipitanga, Sr. Geneci Braz de Sousa; Eleição do IFBA Campus Simões Filho como membro do Conselho Gestor da APA do Joanes-Ipitanga; Folder sobre Agenda 21 Escolar; Questionário Sócio-Ambiental; Entrevista com o Secretário de Meio Ambiente do município de Simões Filho.
CONCLUSÃO:
A interdisciplinaridade do tema requereu várias abordagens, e por isso o resultado obtido foi um conjunto de resultados parciais apresentados nos relatórios gerados em cada etapa da pesquisa. Sendo assim, foram produzidos vários relatórios, a partir de diferentes formas de pesquisa, bibliográfica, entrevistas e questionários, e identificado o perfil da comunidade do IFBA Campus Simões Filho e suas principais demandas sobre as questões ambientais e de sustentabilidade.
Portanto, é necessária a continuação da pesquisa para a obtenção de outros resultados conclusivos, como, por exemplo, Diagnóstico Sócio-Ambiental do IFBA Campus Simões Filho e Projeto de Implantação da Agenda 21 Escolar no IFBA Campus Simões Filho.
Vale ressaltar que esse tipo de diagnóstico é de suma importância para a construção do conhecimento, principalmente quando é utilizada a pesquisa, em conjunto com diversas ferramentas, principalmente com o estudo do meio, para aprofundar o entendimento do espaço/território vivido e de suas complexas relações sócio-ambientais.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21 Escolar, Conscientização Ambiental.