64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES
Maria de Fátima Sousa Silva 1,2
Maria Lucia Aguiar Teixeira 3,4
1. Licenciada em pedagogia, Esp. em Psicopedagogia - Depto de Educação-UEMA
2. Esp. em Gestão Ambiental - FIJ
3. Licenciada em Pedagogia e Letras, Profa. - Depto de Educação - UEMA
4. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
Há muitos anos os impactos foram apontados e debatidos por estudiosos e profissionais de áreas afins, porém só nas últimas décadas tais problemas ganharam muita importância, vindo a ser discutidos em quase todos os países. No entanto, diante de tantos problemas socioambientais que afetam o planeta e a população mais pobre, como o preocupante aquecimento global, a implantação de políticas econômica por parte dos países mais desenvolvidos, o consumo insustentável e outras questões ainda não são assuntos contextualizados na prática pedagógica, razão que dificulta a compreensão dos alunos. Nos últimos anos, milhões de pessoas, em todo o mundo lutam, por a nobre causa, tentando mostrar os perigos iminentes da postura agressiva ao meio em que vivemos e os riscos concretos que corremos, percebe-se que a maioria das pessoas movida pela causa ecológica são as mais letradas. Embora a problemática tenha ganhado mais ênfase, no entanto, no Brasil existe uma demanda considerada pequena de profissionais qualificados para atuar na prevenção dos impactos ambientais. Para alguns autores o resultado da carência deve-se à lacuna deixada no ensino de educação ambiental. O presente trabalho busca analisar as práticas pedagógicas e as estratégias utilizadas no ensino de educação ambiental para formação da consciência ecológica a partir das séries iniciais em algumas escolas pública da rede municipal de Caxias - Ma.
METODOLOGIA:
Após a fundamentação teórica, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, da qual se utilizou técnicas de observação em sala de aula, entrevista com os aluno, para diagnosticar o ensino de Educação Ambiental. E também identificar a prática pedagógica utilizada pelo os professores no processo de conscientização dos alunos em relação aos problemas ambientais globais e locais, assim como reconhecer suas concepções e conhecimentos sobre meio ambiente. A população investigada constituiu-se de estudantes de 3º e 4º ano, do ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal na cidade de Caxias-MA, em número de 20 (vinte), das quais foram tomadas por amostra 5 (cinco), das quais foram pesquisadas uma sala de cada serie por turno, importando em 30 (trinta) salas totalizando 980 (novecentos e oitenta) alunos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo o universo as escolas publicas e objeto de análise os alunos do 3º 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental
RESULTADOS:
Com a observação em aulas e entrevista com os alunos do 3° e 4° ano de ensino fundamental, fez as seguintes perguntas consideradas básicas, de modo que se obteve o seguinte resultado.
A) FORMA DE ABORDAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE- Para 32% ele é vista como algo que faz parte do dia a dia, 18% afirmam ser importante, 50% não responderam, o que é preocupante, pois a escola deve ser o lugar, a dar inicio ao processo de conscientizar para vida e tudo que esta a volta. B) CONHECIMENTO SOBRE OS DANOS AMBIENTAIS- para 60%, as queimadas, devastação é uma necessidade 30% conhecem, e 10% nunca pensam sobre o assunto, o que é preocupante, uma vez que, os danos são cada vez mais irreversíveis, C) A ESCOLA REALIZA ALGUM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL- para 70% dos alunos não realiza, 5% mais ou menos, e 25% desconhecem. No que leva a creditar que a escola não considera estudos relacionados ao meio ambiente prioritária. D) SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, DOS QUAIS SÃO ABORDADO NA SALA DE AULA, DESPERTAM ALGUM INTERESSE- para 60% não despertam , 30% dizem que sim e estudam assuntos sobre meio ambiente, e 10% afirmam estarem satisfeito da forma que os assuntos são abordados, mas que não dão continuidade além da sala de aula .
CONCLUSÃO:
Após o analise da pesquisa, concluiu-se que, embora os problemas ambientais estejam em evidencia, em quase todos meios de comunicações, livros impressos e eletrônicos, porém, nem sempre são articulados ou contextualizados na sala de aula, razão pela qual dificulta o entendimento do aluno. Percebeu-se que os professores entrevistados demonstram conhecimento sobre os principais problemas, porém a groso modo, ou seja, não têm conhecimento dos efeitos centralizados na sociedade causados pela problemática ambiental, de modo que o ensino de educação ambiental é abordado de forma artificial, estando mais relacionado ao verdismo, visitar animais, participação de campanhas de lixos e outros. O que de fato se percebe que existe falta de aquisição de conhecimento nos profissionais para promover a conscientização por meio da educação ambiental. De acordo com os fundamentos teóricos deste trabalho, tais atividades citadas não deixam de ter alguma importância, porém não oferecem alternativas com efeitos relevantes. Portanto, a educação ambiental deve levar a outro nível de consciência crítica, e isto inclui uma educação relacional, emocional, afetiva e de valores, numa perspectiva de integrar o individuo ao ambiente como um todo numa dimensão que conscientize sobre os problemas socioambientais
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino Formal, Conscientização Ecológica.