64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras |
CUNANI: Quilombo e República |
Maria do Socorro dos Santos Oliveira 1 Laércio Gomes Rodrigues 2 Lenine Oliveira 3 Renê Francisco Fonseca Lopes 4 Thaylana Soraya da Silva Jucá 5 |
1. profa. /Orientadora – Colegiado de Ciências Sociais – UNIFAP 2. Colegiado de Ciências Sociais – UNIFAP 3. Colegiado de Ciências Sociais – UNIFAP 4. Colegiado de Ciências Sociais – UNIFAP 5. Colegiado de Ciências Sociais – UNIFAP |
INTRODUÇÃO: |
A vila de Cunani foi fundada pelo francês Prosper Chaton e se denominava Guanany que na língua indígena significa Tucunaré (peixe de escamas da família dos Cíclidos). Distante 426 km da capital do estado do Amapá, a Vila de Cunani foi presença marcante na história do Estado e dos movimentos de luta de vários atores sociais. A história do atual Distrito de Cunani, localizado no município de Calçoene, passou por vários processos históricos. Reconhecendo a importância dessa comunidade no cenário local, nos dedicamos a investigar e descrever a história de Cunani. Esse trabalho é de relevância singular para resgatar os áureos capítulos da história da vila e disponibilizar esse conhecimento a todos os que desconhecem a realidade de Cunani no passado e no presente, além de suscitar discussões quanto às reivindicações das comunidades quilombolas locais. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado dentro do rigor científico da pesquisa etnográfica sob orientação de uma antropóloga com a colaboração de sociólogos e um graduando. Para fundamentação teórica utilizamos de bibliografia, contudo, a quantidade de referências sobre a Vila de Cunani é muito pequena, por isso, nossas principais fontes foram os moradores e descendentes da comunidade, a história oral teve papel fundamental para a obtenção de dados. A Vila está localizada em uma região de difícil acesso, o que nos obrigou a realizar nossas visitas em período pouco chuvoso por que o ramal que dá acesso à comunidade não é pavimentado. Para viajar dependemos de transportes particulares, pois, a comunidade não é atendida por transporte público. Para a coleta de dados usamos gravadores e máquinas fotográficas. |
RESULTADOS: |
A história do grupo origina-se a partir das missões jesuítas que se instalaram na Região do Cabo Norte, atual estado do Amapá. Inicialmente sua composição étnica era de aborígenes, mas a partir de 1700 com a assinatura do Tratado Provisional, que neutralizou as terras disputadas por franceses e lusitanos, atraíram considerável número de fugitivos que se aventuravam em vários lugarejos afastados, é a partir deste momento que a composição étnica de Cunani sofre forte modificação. Geograficamente próxima a Guiana Francesa, a Vila mantinha forte relações comerciais com os gauleses. Com a descoberta do ouro, os guianenses resolvem torná-la uma República com intuito de garantir seus domínios. Este fato a retira do anonimato, ganhando visibilidade no contexto regional, nacional e internacional. A República é extinta, mas a Vila permaneceu. Com uma origem particular, os moradores conservam a memória do grupo que constrói sua identidade na fronteira de duas nações. A comunidade tem como patrimônio cultural suas terras, sua vila, suas residências, plantações, pomares, roçados, a casa de forno, a maneira como se relacionam com o meio onde vivem, sua visão de vida e de mundo, e suas manifestações religiosas. |
CONCLUSÃO: |
A vila de Cunani sofreu alterações em sua composição étnica, deixou de ser um lugar predominantemente indígena para agregar outros grupos étnicos, sobretudo negros. A comunidade se auto-reconhece como descendentes de antigos quilombos. A vila passou por diversos momentos reagrupamento. Hoje os moradores reivindicam a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos antepassados, tendo em vista a manutenção de um modo de vida singular, a legitimação da posse do território e a garantia de um legado histórico. |
Palavras-chave: Cunani, Quilombo, História. |