64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
BENEFICIAMENTO DO UMBU COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA A COMUNIDADE DE MUTANS/BA
Alexandre Araujo Pimentel 1
Adejanildo da Silva Pereira 1
Carlinne Guimarães de Oliveira 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
2. Profa. MSc. / Orientadora – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
INTRODUÇÃO:
O umbu é um importante fruto do semiárido, pois apresenta excelente sabor, alta qualidade nutritiva, sendo fonte de vitaminas do complexo B, C e minerais, além da presença de substâncias antioxidantes que atuam como bioprotetores. Do seu processamento podem ser obtidos 48 subprodutos, entre eles: umbuzada, suco, vinho, néctar, sorvete, doce, geleia, passas, compota, marmelada, licor, barra de cereais, polpa integral, umbuzeitona, picles e outros. A fruteira, de ocorrência natural no semiárido baiano, está presente em grande número na comunidade de Mutans, distrito de Guanambi/BA, onde é consumido na forma in natura ou comercializado a baixos preços.O seu processamento ainda não faz parte da prática dos produtores rurais.Algumas famílias limitam-se à fabricação do doce, porém a grande maioria sequer faz a colheita dos frutos, restringindo-os à alimentação animal. Dessa forma, é de grande valia o incentivo ao beneficiamento do fruto como alternativa de renda para as famílias rurais. O presente estudo propôs desenvolver produtos processados à base de umbu, avaliá-los sensorialmente e capacitar uma comunidade do distrito de Mutans para o beneficiamento do umbu.
METODOLOGIA:
Os produtos foram elaborados no setor de agroindústria do IF Baiano Campus Guanambi, com frutos obtidos nas propriedades rurais do distrito de Mutans/BA. Depois de selecionados, lavados e sanitizados foram beneficiados em produtos como: licor, compota, umbuzeitona, barra de cereal com polpa de umbu, geléia, doce pastoso e em corte e bombons com recheio de umbu. As análises sensoriais foram executadas na feira livre do Distrito de Mutans/BA e no IF Baiano Campus Guanambi, totalizando 101 provadores. Consistiu em um teste de aceitação por escala hedônica de cinco pontos que continha os termos situados entre “gostei muito”(5) e “desgostei muito”(1), e o teste de intenção de compra.
A capacitação das famílias se deu por meio da aplicação do curso “O umbu: Alternativa sustentável e rentável para a região sudoeste da Bahia” no distrito de Mutans e divulgação dos produtos derivados do umbu na região Foram mobilizados as mulheres e filhos dos pequenos produtores rurais da Associação Comunitária de Mutans, os quais participaram de aulas teóricas e práticas, sobre os temas: Boas práticas na colheita e pós-colheita de umbu; Higiene na manipulação de alimentos; Técnicas de processamento do umbu; Práticas sustentáveis de exploração e comercialização do umbu.
RESULTADOS:
Ao final das análises ficou evidenciada a grande aceitação e intenção de compra dos produtos disponibilizados. No teste de aceitação, os produtos obtiveram as seguintes notas: licor (média igual a 4,2), compota (média igual a 4,15), umbuzeitona (média igual a 3,0), barra de cereal com polpa de umbu (média igual a 4,5), geléia (média igual a 4,6), doce pastoso e em corte (média igual a 4,7) e bombons com recheio de umbu (média igual a 4,7). Para o teste de intenção de compra, os resultados obtidos foram: licor (89,1% de intenção), compota (79,2% de intenção), umbuzeitona (31,7% de intenção), barra de cereal com polpa de umbu (90,0% de intenção), geléia (65,34% de intenção), doce pastoso e em corte (97,1% de intenção) e bombons com recheio de umbu (96% de intenção). Todos os produtos foram bem aceitos, obtendo notas superiores a 4,0 (entre “gostei um pouco” e “gostei muito”), com exceção da amostra de umbuzeitona que obteve média igual a 3,0 (“nem gostei; nem desgostei”) e 31,7% para intenção de compra, requerendo o desenvolvimento de novos estudos com formulações diferentes para a melhoria deste produto.
CONCLUSÃO:
Os produtos elaborados à base do umbu apresentam grande aceitação e alta porcentagem de intenção de compra por parte dos provadores. Dessa forma, o beneficiamento do umbu mostra grande potencial em contribuir para o desenvolvimento da região do semiárido nordestino, além de incentivar as famílias de produtores rurais a valorizar o fruto do umbuzeiro como uma fonte de renda alternativa e de desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Umbuzeiro, processamento, Spondias tuberosa.