64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
PERCEPÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXÃO POR ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PRIVADA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL |
Cristiane de Castro Laranjeira Rocha 1,2 Alana Priscila Lima de Oliveira 1,3 |
1. 2ª Coordenadoria Regional de Educação/2ªCRE-AL 2. Escola Conceição Lyra 3. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/ PPGECIM-UFAL |
INTRODUÇÃO: |
Diversos problemas ambientais estão associados à falta ou à precariedade do saneamento, tais como: poluição ou contaminação na captação de água para o abastecimento humano, poluição de rios, lagos, lagoas, aquíferos, doenças, erosão acelerada, assoreamento, inundações que acarretam perdas humanas e materiais. A grande quantidade de lixo gerada na atualidade é um enorme problema em nossa sociedade por sua variedade, por isso seu descarte em locais inadequados pode causar vários impactos ambientais (como citados acima), afetando nossa saúde como também elevando o custo de tratamento da água potável. De acordo com o IBGE, em 2012, a grande maioria dos municípios brasileiros possui o serviço de coleta de lixo, pouco mais da metade (50,8%) o destina para lixões. Uma das soluções para reduzir o volume de lixo produzido, e a disposição inadequada dos resíduos sólidos, é a coleta seletiva. Esta pesquisa teve como objetivo despertar nos alunos do 9º ano de uma escola privada a investigação dos impactos causados pelo lixão em São Miguel dos Campos e o desenvolvimento da opinião crítica através da participação em atividades (aula de campo e pesquisas) que estimulem a mudança dos hábitos de vida, tomada de decisões, respeito pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa apresentou um caráter qualitativo e foi realizada, com alunos do 9º ano de uma escola privada do município de São Miguel dos Campos, Alagoas contando com um total de 29 participantes. Esta foi dividida em três momentos distintos: inicialmente os alunos tiveram aulas de campo com visita ao lixão de São Miguel dos Campos, a uma reserva de mata atlântica nas proximidades do lixão e a um aterro sanitário de uma empresa privada da região. Nesses locais os estudantes fizeram a observação e registros por meio de fotografias e anotações. Puderam captar também a realidade do ambiente onde são depositados os resíduos, fazendo uma comparação entre o lixão e o aterro sanitário, bem como a análise da proximidade do local de descarte de uma reserva ambiental. Após estas visitas, em uma segunda etapa, os discentes realizaram pesquisas em jornais e revistas impressas e virtuais sobre os temas estudados para elaboração de relatórios e material para exposição na Escola, que se caracterizou como uma culminância, finalizando dessa forma as atividades. |
RESULTADOS: |
Os dados obtidos mostram que, os alunos perceberam por meio das aulas de campo, que o lixo de São Miguel dos Campos é descartado em local inadequado, por se localizar próximo a uma reserva de mata atlântica, contribuindo dessa forma para sua poluição e degradação. Verificou-se também, que o mesmo se encontra numa região de alto relevo, o que favorece a contaminação de lenço is freáticos localizados próximos a área. No aterro sanitário os discentes puderam notar que o lixo é devidamente armazenado e esse fato foi enfatizado por eles em seus relatos destacando ainda a necessidade que o município apresenta de adequar suas formas de tratamento do lixo para benefício do meio ambiente como todo. Por meio das pesquisas realizadas eles puderam reconhecer as diferenças encontradas nesses dois tipos de armazenamento do lixo, evidenciando os aspectos físicos, químicos e biológicos de cada um e mais uma vez perceberam que a melhor alternativa é o aterro, pois traz menos danos ao local. Os impactos ambientais observados e citados foram: presença de chorume, combustão espontânea, gases tóxicos, insetos como moscas e baratas, mau cheiro e também a presença de moradores, fato este que marcou bastante a visita, pois os alunos ficaram impressionados com a existência de pessoas vivendo no local. |
CONCLUSÃO: |
As aulas de campo foram instrumentos importantíssimos para que os alunos percebessem que o lixo de São Miguel dos Campos é descartado em local inadequado, poluindo matas e podendo contaminar os lençóis freáticos da área com os resíduos líquidos originados da decomposição da matéria orgânica (Chorume), como também, existem métodos de descarte de lixo de forma adequada e sustentável. Um novo despertar foi criado em relação ao lixo, pois somos corresponsáveis pela sua produção, e a ida ao seu local de depósito trouxe aos discentes uma visão da realidade que eles não tinham. As atividades realizadas estimularam mudanças dos hábitos desses alunos, gerando um maior respeito pelo meio ambiente e a busca de soluções que levem ao desenvolvimento sustentável. |
Palavras-chave: Lixão, Impactos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável. |