64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
Um Estudo Baseado em Simulações de como as Redes Sociais Podem Afetar a Capacidade do Sistema WiMAX (4G)
Luan A. Gonçalves 1
Luciana A. Almeida 1
Diego L. Cardoso 2
Carlos R. L. Francês 1
Victor Machado 1
Antônio F. L. Jacob Jr. 1
1. Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho
2. Orientador / Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho
INTRODUÇÃO:
A tecnologia WiMAX (4G) está sendo usada cada vez mais no mundo inteiro, devido as melhorias no espectro eletromagnético, largura de banda e taxa de transferência. Por isso, muitos artigos fazem abordagens a respeito dessa tecnologia, mas nenhum analisa o impacto que as Redes Socias (OSN) pode representar para essa tecnologia. Essa análise é sem dúvida muito importante para a melhor utilização dessa tecnologia na atualidade, haja vista que as OSNs são mundialmente populares. Logo, esse artigo visa estudar o impacto que o tráfego de OSN gera sobre o sistema WiMAX através do uso de smartphones, os quais se tornam um dos principais dispositivos de acesso a esse tipo de sistema. Pra isso, simulações com e sem o tráfego de OSN foram realizadas com ajuda do software OPNET e os resultados coletados receberam o tratamento estatístico necessário.
METODOLOGIA:
Para que tal estudo fosse possível, foi realizada a caracterização da carga do tráfego do serviço de OSN e de dois serviços adicionais, para gerar o tráfego de fundo, FTP e voz. Em seguida, as simulações possibilitaram a comparação do comportamento dos serviços, com e sem o tráfego de OSN, com cargas normal, triplicada e cinco vezes maior, resultando em seis cenários (sendo APP1, APP3 e APP5 com o tráfego de OSN e APP1_sem, APP3_sem e APP5_sem sem o tráfego de OSN).
Os dados, das medidas de desempenho, coletados nas simulações receberam tratamento estatístico, a fim de representar numericamente o comportamento das simulações realizadas, levando em consideração os intervalos de confiança e as medidas de tendência central (como média, variância e desvio padrão).
Por fim, cada serviço foi analisado individualmente para que possa ser feito um levantamento do impacto gerado pelas redes sociais sobre o sistema WiMAX.
RESULTADOS:
Redes Socias (OSN)
A inserção do tráfego de OSN não causa uma grande diferença no tráfego da rede, devido as estratégias que o protocolo TPC possui para evitar a sobrecarga da rede, aumentando o tempo de resposta da página e o número de conexões canceladas, que sofreu o aumento de 118,10% para APP3 e 450,13% para APP5 em relação a APP1, conforme o aumento da carga da rede.
Segundo as recomendações da União internacional de Telecomunicação, o tempo de resposta da página aceitável é de 2,67 segundos como observado no cenário APP3, que por atender mais clientes e com boa qualidade se apresenta como o melhor cenário do ponto de vista das OSNs.
FTP
Comparando os seis cenários, a carga do serviço de FTP apresentou decréscimos de 24,6%, 27,02% e 25,13% para APP1, APP3 e APP5, respectivamente. Porém o cenário APP3 conseguiu atender mais usuários com qualidade aceitável.
CONCLUSÃO:
O crescente uso da tecnologia WiMAX (4G) como tecnologia de última milha vêm trazendo uma melhor qualidade na utilização de sistemas disponibilizados na Web. Porém, junto com esse, o acesso a conteúdos multimídia vem aumentando consideravelmente graças a utilização em massa de Redes Sociais. Nesse contexto, esse artigo destacou os impactos no sistema 4G ocasionados pelo tipo de carga gerado pelos OSN. Como trabalhos futuros, pretende-se utilizar os resultados obtidos como base para a pesquisa de políticas de qualidade de serviço (QoS) neste ambiente.
Palavras-chave: Redes Sociais (OSN), WiMAX, Simulação.