65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
ESQUENTA CIENTÍFICO
Leticia Sousa Carvalho - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
Carlos Henrique Alexandrino - Prof.Dr./Orientador – Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
INTRODUÇÃO:
Muitas músicas que ouvimos possuem várias expressões e nomes que fazem parte do meio científico, ao perceber isso vimos que havia a necessidade de trazer ao conhecimento da comunidade local o significado desses nomes, pois muitas canções tem as suas letras mal compreendidas justamente pela falta de entendimento a cerca do conhecimento científico. Assim o programa Esquenta Científico vem ser um instrumento para difundir a Ciência e também a Cultura nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, trazendo pra as cidades, comunidades e escolas, entretenimento (música) e conhecimento científico (conteúdo da música).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O Esquenta Científico é um programa que faz parte da Rádio Ciência – Campus Mucuri, que apresenta canções que possuem conteúdo e expressões científicas, visando a divulgação e a explicação dos fenômenos científicos citados nas músicas.
MÉTODOS:
O programa segue um padrão em suas vinhetas e trilhas sonoras (editados com o aplicativo Cool Edit Pro), no início é feita as saudações para os ouvintes, por ser um programa relacionado à música, há a execução da canção apresentada, e logo após é identificado qual a expressão, fenômeno ou nome citado na canção e por fim a sua explicação. Na primeira etapa do programa foi falado sobre sambas enredos e a sua relação com a Ciência. Segue abaixo um samba enredo da Estação Primeira de Mangueira de 1947, “Brasil, ciência e arte” de Carlos Cachaça e Cartola:
"Tu és meu Brasil em toda parte
Quer na ciência ou na arte
Portentoso e altaneiro
Os homens que escreveram tua história
Conquistaram tuas glórias
Epopeias triunfais
Quero neste pobre enredo
Reviver glorificando os homens teus
Levá-los ao panteon dos grandes imortais
Pois merecem muito mais
Não querendo levá-los ao cume da altura
Cientistas tu tens e tens cultura
E neste rude poema destes pobres vates
Há sábios como Pedro Américo e Cesar Lattes”
Neste caso o foco do nosso programa foi explicar aos ouvintes a contribuição do trabalho do romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta e filósofo, Professor Pedro Américo e do Físico Cesar Lattes, em favor da ciência nacional e internacional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho foi elogiado por sua proposta, pois essa associação da música com a Ciência é bastante estimulante para o ouvinte, que começará a buscar nas demais canções elementos relacionados com o conhecimento científico. Além disso, o programa serve como instrumento para incentivar o interesse dos estudantes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para o mundo da ciência. O Esquenta Científico faz parte da grade de programações da Rádio Ciência, esta que é transmitida em seu portal online, rádios comunitárias e de transmissão municipal e escolas da região.
CONCLUSÕES:
O programa Esquenta Científico tem conseguido ser um instrumento para a divulgação da Ciência, buscando sempre ter uma linguagem jovem e de fácil compreensão, e assim dar a oportunidade para discussões a cerca do tema abordado. Com isso o rádio vem ser uma ferramenta fundamental para a divulgação científica, uma vez que a divulgação do conhecimento científico é necessária para garantir a diminuição das desigualdades sociais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Palavras-chave: Ciência, Música, Rádio Ciência.