65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
AVIFAUNA DO PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, SEMIÁRIDO DO BRASIL
Veruska Asevedo Nobrega - Programa de Pós Graduação em Ecologia – PPGE, UFRPE
Rachel Maria de Lyra-Neves - Profa.Dra./Orientadora - Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE
INTRODUÇÃO:
As aves compõem um grupo de vertebrados ideal para estudos biológicos, sendo altamente diversificado com espécies endêmicas e de ampla distribuição que ocupam biomas como a caatinga, presente na maior parte do nordeste brasileiro. Por ser um ambiente marcante e único, a caatinga constitui habitat para inúmeras espécies, indicando-a como área prioritária para conservação. Sendo assim, a inter-relação das aves com o ambiente semiárido fornece informações relativas às estratégias de sobrevivência, ao processo evolutivo, aspectos ecológicos e fisiológicos ainda pouco estudados, além de serem indicadoras da qualidade ambiental e da biodiversidade. O Parque Nacional de Catimbau é uma das poucas Unidades de Conservação existentes na caatinga e está situado na porção central do estado de Pernambuco. É uma área considerada de extrema importância biológica com alto grau de endemismos sendo classificada como Área Importante para a Conservação das Aves no Brasil (IBAs). A área é marcada pelas diferentes fitofisionomias, influenciando a rica diversidade avifaunística da área. Poucos estudos foram desenvolvidos na região e ainda não retratam a avifauna, uma vez que foram realizados apenas em dois meses, desconsiderando a flutuação sazonal ao longo de um ano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tendo em vista a riqueza avifaunística presente no Parque Nacional do Catimbau, objetiva-se neste trabalho compreender a distribuição espaço-temporal das aves no semiarido, observando-se a sua diversidade bem como suas respostas às flutuações temporais, de forma que esse estudo apresente uma nova contribuição ao conhecimento sobre as aves desta importante Unidade de Conservação do bioma caatinga.
MÉTODOS:
Foram escolhidas duas áreas de estudo com diferentes fitofisionomias e altitudes, sendo uma área de chapada e outra de depressão. Na amostragem quantitativa é aplicada a contagem por pontos de escuta, em transectos pré-estabelecidos com pontos distando 100m entre eles. O pesquisador passa 10 min em cada ponto, quando são anotadas todas as espécies registradas por meio de observação visual e/ou auditiva em um raio de 50m, de forma que o método forneça um índice de abundância por ponto. Com relação aos dados climáticos, são tomadas medidas de temperatura e umidade com auxílio de um termohigrometro a cada expedição. As redes de neblina são armadas em blocos de quatro distando no mínimo 200m cada, durante três dias consecutivos, possibilitando estudar padrões espaciais e temporais das taxas de captura e riqueza de espécies. As aves são identificadas, marcadas com anilhas metálicas (CEMAVE) e analisadas quanto aos aspectos biológicos relevantes. É utilizada a PCA (Análise de Componentes Principais) e Agrupamento (Statistica 7.0) e estimadores de riqueza, pelos métodos de Jackknife 1 e CHAO 2, recomendados para estudo de riqueza da avifauna por meio do programa estatístico EstimateSWin 8.20. A sequência taxonômica das aves registradas para seguirá as recomendações do CBRO (2011).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente estudo foram registradas 78 espécies de aves para o Parque Nacional do Catimbau, das quais uma constitui novo registro para esta Unidade de Conservação. As espécies identificadas distribuem-se em 35 famílias, destacando-se Tyrannidae (14), Thamnophilidae (6) e Thraupidae (9). Foram registradas espécies consideradas quase ameaçadas como Picumnus fulvescens, Gyalophylax hellmayri. Foram identificadas oito espécies consideradas endêmicas da Caatinga: Aratinga cactorum, Anopetia gounellei, Picumnus fulvescens, Sakesphorus cristatus, Gyalophylax hellmayri, Sporophila albogularis e Paroaria dominicana. Existe um padrão semelhante ao encontrado neste trabalho em relação às famílias mais representativas em alguns outros estudos realizados na Caatinga, embora com pequenas diferenças. Entretanto, em todos estes estudos observou-se que a família com maior riqueza de espécies foi Tyrannidae. A riqueza de aves registradas para o Parque Nacional do Catimbau (78 spp.) é bastante representativa, juntamente com as espécies endêmicas registradas. Provavelmente as diferentes fitofisionomias amostradas no Parque Nacional do Catimbau, atreladas aos diferentes métodos utilizados nessa pesquisa e variações sazonais, propiciaram uma maior identificação da riqueza expressiva da avifauna.
CONCLUSÕES:
A heterogeneidade fitogeográfica do Parque e seu gradiente altitudinais são aspectos ecológicos que podem explicar a riqueza de espécies desta Unidade de Conservação. As diferenças espaço-temporais representam, portanto, a diretriz para investigação de ocorrência de espécies na região, contribuindo com a compreensão do ciclo sazonal das espécies de aves em regiões semiáridas e igualmente com o entendimento dos padrões de distribuição das espécies em relação ao regime de chuvas e quanto às diferentes fitofisionomias vegetais, ajudando na conservação da avifauna do semiarido nordestino.
Palavras-chave: Aves, Caatinga, Endemismo.