65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA COMPRA DOS CONSUMIDORES
Andréia Matos Brito - Depto. de Sistemas de Informação - FJN
Luan Lopes Oliveira - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
José Silva Filho - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
Hanna Carvalho Ferreira - Graduando em Sistemas de Informação – (FJN)
Pedro Silvino Pereira - Depto. de Biologia - URCA
Vinícius Matos Medeiros - Graduando em Sistemas de Informação – IFCE
INTRODUÇÃO:
A publicidade ultrapassou barreiras e quebrou paradigmas em relação ao marketing. Com a ajuda da internet, a comunicação deixou de ser estática e passou a ser mais flexível. Deve-se citar o Marketing Digital como um dos principais responsáveis por passar informações e estabelecer comunicação com clientes de diversas partes do mundo. O marketing digital possibilita a oportunidade de estreitar caminhos relacionados à compra de objetos, acesso às redes sociais, venda e troca de produtos, usabilidade, entre outras atividades vinculadas a web (LIMA, 2011).
O crescimento no uso das mídias digitais torna o marketing digital uma ferramenta de grande importância e aliada das empresas para a divulgação de seus produtos e serviços, usado também, como estratégia de captação de clientes. Para os consumidores, torna-se necessário para que possa ter acesso a diferentes tipos de informações sobre o que é divulgado.
O estudo permite a comunicação entre empresas, distribuição de informações e estreitamento entre as relações com o cliente que acessa a internet.
Desta forma, propõe-se que as pessoas tenham mais conhecimento no que diz respeito à nova tecnologia possibilitando assim uma melhor utilização tanto para profissionais de marketing, empreendedores e também para usuários dos serviços.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a influência do marketing digital nas compras de alunos de cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Juazeiro do Norte, assim como identificar os principais produtos adquiridos através da internet.
MÉTODOS:
A pesquisa tem natureza exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, tendo objetivo principal compreender o marketing digital, e sua utilização das mídias digitais como canal de comunicação e informação.
Os dados da pesquisa foram coletados na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), para o qual foi usado um questionário estruturado contendo perguntas objetivas de múltipla escolha, através das quais os alunos puderam expressar os seus conhecimentos em relação ao marketing digital. O período da coleta de dados foram os meses de outubro e novembro de 2012.
A pesquisa foi aplicada a uma amostra aleatória composta por 200 alunos da Faculdade de Juazeiro do Norte de diversos cursos e semestres.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi perguntado inicialmente aos alunos se eles sabiam o que era marketing digital, 180 alunos (90%) responderam que sabiam o que era; enquanto 20 alunos (10%) desconheciam o tema. Para Kendzerski (2009), hoje as pessoas possuem uma aprendizagem online. Se antes as relações familiares, pessoais e profissionais eram restritas, hoje não existem mais fronteiras para que as pessoas se comuniquem, o que facilita a relação entre as empresas e seus clientes.
Ao serem perguntados sobre se foram influenciados por propagandas veiculadas através da internet na realização de algum tipo de compra, 172 (86%) responderam que em algum momento foram influenciados, enquanto 28 (4%) disseram não se deixar influenciar por anúncios veiculados na mídia.
Com relação aos tipos de produtos comprados pela internet, a maioria das pessoas entrevistadas 104 (52%) compraram produtos eletrônicos, 20 (10%) compraram eletrodomésticos, 28 (14%) compraram calçados, 20 (10%) compraram calçados e/ou acessórios, 12 (6%) compraram algum tipo de confecção e 16 (8%) compraram outros tipos de produtos.
As redes sociais são uma das vias de acesso mais fácil para se ter contato com o marketing digital, pois são veiculados diferentes tipos de anúncios afim de chamar a atenção de quem se utiliza dessas redes. As informações nos anúncios são repassadas sendo uma fonte segura e rápida de se manter informado e interagir com o mundo todo através do marketing (KENDZERSKI, 2009).
CONCLUSÕES:
Uma vez que a maioria dos entrevistados mostrou ter conhecimento sobre o que é marketing digital e apenas pequena parte demonstrou não conhecer sobre o assunto abordado, pode-se concluir que esse tipo de marketing atinge realmente muitas pessoas cumprindo o seu papel que é divulgar produtos e serviços.
Com alta tecnologia pode-se notar uma grande divisão no tipo de produto comprado pelos usuários. Entre eles houve um maior consumo nos eletrônicos, e menor consumo em confecções.
Do ponto de vista dos consumidores o marketing digital agrega valor ao produto, de tal forma a gerar lucros para o administrador.
Em relação a anúncios veiculados na internet, a maioria dos entrevistados informou que realizam o acesso a partir de propagandas feitas e informadas na web. Os sites utilizam uma maneira de chamar atenção através de anúncios com sons, imagens e movimentos que causam curiosidade nos internautas que acabam comprando os produtos.
As redes sociais são de grande importância para as estratégias do marketing digital, pois o grande número de acesso possibilita às empresas venderem seus produtos através das propagandas. Com o maior número de pessoas infiltradas nelas o lucro aumenta consideravelmente para qualquer empresa.
Palavras-chave: Produto, Marketing Digital, Ferramenta de Marketing.