65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
A PERCEPÇÃO METODOLOGICA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS SOBRE CÉLULAS TRONCO NO CENTRO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO PARA CEGOS – CHARCE - PI
Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso - Depto.de Ciências Biológicas - UESPI
Stanley Sudário de Oliveira - Depto.de Ciências Biológicas - UESPI
Emanuel Jackson Fernandes dos Santos - Depto.de Ciências Biológicas - UESPI
Gizele de Andrade Luz - Depto.de Ciências Biológicas - UESPI
Eliene Silva Pinheiro - Depto.de Ciências Biológicas - UESPI
Simone Mousinho Freire - Profa. MSC./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
INTRODUÇÃO:
A educação especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, onde deverá haver uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma adaptada, numa tentativa de sanar as diferenças individuais de cada educando, através de uma adaptação do sistema educacional.
A educação dos deficientes visuais é muito prejudicada pela falta de acesso a recursos tecnológicos e culturais. É até possível colocar um deficiente visual numa sala de aulas comum de escola, no entanto os livros são todos impressos em papel nisso dificulta seu perenizado. Nessas circunstâncias cabe ao professor tentar suprir estas dificuldades que são superadas através de metodologias mais eficazes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo desenvolver metodologias e estratégias que facilitassem o ensino de biologia para deficientes visuais.
MÉTODOS:
O local de realização foi o centro de habilitação e reabilitação para cegos – CHARCE, de Teresina (PI), e o público- alvo foram oito alunos da turma de biologia do ensino médio. Após visitas para conhecimento da infraestrutura e realidade dos alunos, escolheu-se, juntamente coma professora responsável pela turma, o assunto a ser abordado: células-tronco. Posteriormente, realizou-se apresentação oral para explicar aos alunos o que são e quais as aplicações das células-tronco. Em seguida, com o auxílio de um globo ocular feito de isopor e massas de modelar foi possível explicar a capacidade de regeneração das células- tronco. Após essa discussão utilizou-se três áudios que tratavam de estudos e da utilização de células tronco no tratamento de deficientes visuais. Optou se por utilizar áudios e discussões orais com temática voltada para recuperação de deficientes visuais a fim de atrair uma maior atenção por parte dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos do centro de habilitação e reabilitação para cegos – CHARCE interagiram muito bem as palestras, tiram muitas duvidas, fizeram observações e levantaram questionamentos sobre o assunto abordado. A estratégia utilizada para explicar o mecanismo de regeneração das células tronco utilizando-se o globo ocular de isopor foi de fundamental importância para compreensão por parte dos alunos.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento da aula pratica realizada na ACEP (Associação dos cegos do Piauí) foi possível transmitir o conhecimento sobre o assunto abordado, através das metodologias adotadas que foram áudios, maquetes e aula expositiva que foram bem eficazes tendo em vista a ótima interação dos alunos onde eles perguntaram e participaram da aula assim demonstrando interesse pelo conteúdo trabalhado. Se Observou que quanto mais trabalhos manuais melhor era assimilação por parte dos alunos, que os áudios com temáticas relacionadas com sua deficiência ou com seu cotidianos são boas ferramentas que atraem sua atenção, e que se pode notar a importância em ter aulas individualizadas, pois se torna muito difícil tanto para a aprendizagem por conta do deficiente como para o professor que tem a difícil missão de administrar sua aula afim de atingir ambos os educandos.
Palavras-chave: Estudo