65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
O Desafio da Dialogicidade por meio da Educomunicação: um estudo sobre estratégias educacionais em um espaço virtual
Danielle Grynszpan - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Bruno Remanowski Vieira - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Daniele Teixeira de Sousa Freitas - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Rafael Benjamim Medonça - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
Toyoko Maria Nilda furuse Angelo - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
INTRODUÇÃO:
O ritmo acelerado das inovações tecnológicas, no mundo contemporâneo, exige a transformação das metodologias educacionais. A rápida assimilação, por parte dos alunos, contrasta com as dificuldades de apropriação tecnológica, facilmente perceptíveis na maioria dos professores públicos, formados em época “pré-geração digital”. Neste estudo abordamos o acompanhamento avaliativo de um espaço virtual, o site do Programa “ABC na Educação Científica - Mão na Massa”, durante um período de sua utilização por parte da comunidade de educadores públicos da Rede Municipal de Niterói. Realizamos uma análise quantitativa e qualitativa da utilização de estratégias ligadas ao aprimoramento interacional entre os atores sociais envolvidos, durante os anos de 2011 e 2012.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Acompanhar a utilização do site a fim de verificar se está promovendo uma maior interação e o estímulo ao desenvolvimento cognitivo por meio dos intercâmbios socioculturais; Observar o fluxo de interações para estudar como as estratégias inovadoras poderiam contribuir para facilitar a apropriação tecnológica entre os educadores, no sentido de propiciar mudanças nas práticas didático-pedagógicas.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento do site após seu aprimoramento, que consistiu em uma remodelagem visual aliada à inserção de estratégias de estímulo à maior utilização e intensificação da interação dialógica por meio de, respectivamente, um botão de acesso “Educação, Saúde, Ambiente” e a criação de um fórum denominado “Sala dos Professores”. Vale enfatizar que o estudo está direcionado à verificação deste espaço virtual, cujo perfil foi traçado para privilegiar a interação entre educadores no lugar de simples difusão de informações. O acompanhamento quantitativo foi realizado por meio de ferramentas específicas de monitoramento, que ofereceram um cômputo periódico mensal de visitações ao site. Os gráficos de fluxo foram interpretados a partir de sua correlação com os assuntos postados, ligados ao botão, a fim de sabermos se esta estratégia realmente propiciava o estímulo à entrada no site. Com relação à interação na “Sala dos Professores”, buscamos identificar os educadores que a frequentavam, bem como o conteúdo de suas postagens, no sentido de oferecer dados para uma análise qualitativa de um processo efetivo de Formação Continuada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise de dados possibilitou afirmar que existe um aumento gradativo mensal de visitações ao site, a partir da implantação das estratégias pensadas. Houve uma intensificação que chegou a 90% de aumento na frequência de visitações, se compararmos os anos de 2011 e 2012, com picos regulares durante cada período anual. Salientamos que, ao comparar estes dois anos subsequentes, percebemos que os compromissos ligados ao ano letivo pareceram suscitar um decréscimo de entradas em períodos de provas. O botão promoveu um maior número de entradas, especialmente após as mensagens enviadas de convite aos educadores de Niterói cadastrados. Por outro lado, também foi permitido traçar um perfil sobre graus de interesse acerca dos temas abordados, uma vez que a seleção dos conteúdos das matérias foi realizada por nossa equipe, que seguiu critérios de importância da informação e possível interesse em assuntos contextualizados, com foco regional, sempre que possível. O enfrentamento dos desafios à inclusão digital mostrou que houve uma conquista ainda parcial de autonomia dos docentes, mas há casos excepcionais, como o de uma professora que superou sua dificuldade em prol do interesse de seus alunos em intercambiar dados sobre um experimento ligado ao desenvolvimento das sementes.
CONCLUSÕES:
As mudanças introduzidas no site mostraram-se eficazes no sentido de torná-lo um espaço mais propício à educomunicação, por favorecer um maior desenvolvimento de todos os atores sociais envolvidos, a partir do aumento da frequência de interações socioculturais. A inclusão de um botão ligado à temática “Educação, Saúde e Ambiente” foi estratégica, como estímulo à entrada e chamariz à discussão e debates no espaço dialógico da “Sala dos Professores”. Acreditamos que a apropriação tecnológica, pelos docentes, esteja associada ao interesse no enfrentamento de desafios impostos pelo ritmo acelerado das inovações tecnológicas, por um lado, bem como por sua necessidade em acompanhar a utilização digital pela maioria dos educandos. Novas práticas didático-pedagógicas podem ser desenvolvidas, como nos demonstrou uma educadora de Niterói, ao superar sua limitação e criar, após sua experiência no site, um blog para intercambiar observações diárias de seus alunos com relação à germinação de sementes. A comparação dos dados, a partir dos intercâmbios entre os atores sociais, permitiu um maior desenvolvimento sociocognitivo, com maior envolvimento dos alunos por meio desta estratégia educacional ligada à metodologia investigativa do Programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa”.
Palavras-chave: Educomunicação, Espaços virtuais dialógicos, Metodologias educacionais interativas.