65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA FITOPLÂNCTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA EM PICOS, PIAUÍ
Fabrício Custódio de Moura Gonçalves - Licenciado em Ciências Biológicas - UFPI/PICOS
Maria do Socorro Meireles de Deus - Profa. MSc./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas - UFPI/PICOS
Eliesé Idalino Rodrigues - Prof. MSc./Colaborador - Depto. de Educação Aberta e a Distância - UFPI/TERESINA
INTRODUÇÃO:
O livro didático (LD) é atualmente o recurso pedagógico mais utilizado nas escolas públicas de todo o Brasil, e sua distribuição, hoje em dia, é realizada gratuitamente por programas governamentais. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) movimenta grandes cifras na avaliação, compra e distribuição destes materiais didáticos (ROSA & MOHR, 2010). A escolha de LD de qualidade para as escolas se faz importante, a partir do momento em que o mercado editorial apresenta uma grande oferta de LD, alguns com qualidade superior a outros (NUÑEZ et al., 2003). São várias as pesquisas que demonstram preocupação sobre a qualidade dos LD, em especial a seus conteúdos. Em que se pese estudos sobre a análise de conteúdos biológicos já até aqui realizados, estudo sobre o tema fitoplâncton nos livros didáticos de Biologia (LDBio) são escassos, apesar do enorme interesse dos organismos fitoplanctônicos, não só em termos biológicos e ambientais, mas também de presença na vida dos estudantes já que são seres não visualizados no cotidiano dos mesmos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a abordagem sobre a temática fitoplâncton em Livro Didático de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da Rede Pública na cidade de Picos - PI.
MÉTODOS:
Um levantamento inicial constatou a existência de 20 escolas públicas da rede estadual na cidade de Picos. Em tais escolas, três coleções de LDBio são utilizadas pela quase totalidade dos professores nas aulas de Biologia do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Tais livros foram aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), editados recentemente e recomendados pelo PNLD para o Ensino Médio (PNLEM), para os triênios 2007/2009 e 2009/2011.
Os livros analisados foram identificados como A, B (volume único) e C. Com base em conhecimento prévio, estabeleceu-se critérios de análise. Para os livros do 2º ano os critérios foram: presença do tema, hábitat, modo de exposição da reprodução, explanação da diversidade do grupo, aspectos morfológicos, presença de textos adicionais, adequação das legendas, interatividade entre linguagem verbal e visual e compreensão da linguagem utilizada; Para os livros do 3º ano foram: abordagem ecológica, ilustrações esquemáticas, enfoque(s) relacionado(s) à conservação dos ecossistemas aquáticos e à relação do conteúdo com a vida cotidiana dos alunos. A análise foi registrada por meio de anotações em ficha-resumo contendo os itens a serem analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos livros A e B, há a inclusão do grupo fitoplanctônico, porém não em um capítulo específico, e não fica clara a origem da palavra fitoplâncton, tratando puramente como “plâncton”; o hábitat é tratado de forma generalizada. Ambos apresentam individualmente o ciclo reprodutivo de cada classe, sendo mais detalhado no livro A. A obra B omitiu as crisófitas (item diversidade). A obra A, apresenta tabelas comparativas dos aspectos morfológicos dos grupos e relaciona o texto complementar ao tema. As legendas de A, possibilitam maior compreensão, porém B possui imagens mais coloridas e nítidas. A obra A mantém mais correlação entre as linguagens verbais e visuais (interatividade), como na expressão “na tabela e página seguintes”, e apresenta indicadores numéricos. Os livros B e C fazem adequadamente a abordagem ecológica, inclusive com enfoque relacionado à conservação dos ecossistemas aquáticos. No entanto, a obra C possui esquemas ilustrativos bem mais organizados e informativos. As obras B e C se referem ao contexto brasileiro, com nenhuma atividade que enfoque a realidade local dos estudantes, o que deveria ocorrer, embora os LD sejam elaborados para atender uma clientela ampla, nacional. Por ser volume único, a obra B apresenta conteúdos mais resumidos que os das obras A e C.
CONCLUSÕES:
Os resultados das análises dos livros demonstraram que em relação ao tema fitoplâncton, contêm pequenas falhas para uma melhor compreensão do grupo, mesmo sendo em edições publicadas recentemente, aprovadas e recomendadas pelo MEC/PNLEM. Espera-se que este estudo contribua não só para o debate da melhoria destas obras pedagógicas de grande importância para uma educação de qualidade, mas, também, para desafios futuros com estudos com seres fitoplanctônicos e de outras áreas das Ciências Biológicas.
Palavras-chave: Manuais didáticos, Biologia, Fitoplâncton.